Arlindo, de Ilustralu - Resenha


Alerta fofura!


Você já conhece o Arlindo?


Foto @casosacasoselivros

Se não deveria!


Arlindo, de Luiza de Souza, mais conhecida como Ilustralu, publicado pela Editora Seguinte, selo da Companhia das Letras, é uma história em quadrinhos para aquecer o seu coração.


E, além disso, tem uma história bacana por trás da publicação. A autora começou a compartilhar em seu Twitter (@ilustralu) essa webcomic e o sucesso foi tão grande que juntou muitos fãs e chamou a atenção da Editora Seguinte. Então Ilustralu e editora lançaram uma campanha de financiamento coletivo para publicar a HQ. Bateu a meta e ainda por cima extrapolou os valores e foi sucesso de vendas.


Arlindo


Arlindo é um garoto cheio de sonhos, vontade de encontrar um lugar no mundo e de ser uma boa pessoa. Ele mora numa pequena cidade no interior do Rio Grande do Norte, aluga filmes para assistir com suas duas melhores amigas, canta muito Sandy & Junior e sempre que pode ajuda a mãe cuidando da irmãzinha e nas encomendas que ela precisa entregar para clientes.


Ele é um menino doce, que não faz mal a ninguém, mas muita gente não o aceita por ser quem é – e gostar de quem gosta. Mas, mesmo com tanto preconceito e caras viradas para ele, Arlindo percebe que pode contar com muitas pessoas que o amam.



Trama


Além de uma história fofa e com mensagem bacana, um dos pontos que mais gostei de Arlindo foi a ambientação. Verdadeiramente brasileiro, Arlindo é cheinho de referências aos anos 2000. Tem aluguel de fita em locadora, lan house, um app de mensagens no computador que parece o MSN, SMS e não poder mandar por faltar crédito no celular, além de muito Sandy & Junior. Me senti adolescente de novo, porque foi mais ou menos nessa época que passei meus anos de ensino médio.


Arlindo é muito bem construído e a gente ama de cara esse rapaz amoroso e do bem. Por várias vezes me peguei querendo dar um abraço nele e dizendo “vai ficar tudo bem”. Sorte que outros personagens fizeram isso por mim.


E por falar nisso, apesar do foco ser no Arlindo, outros personagens também ganham destaque na sua história, principalmente suas duas melhores amigas que ganham arco dramático próprio.



HQ


Com traços simples, as cores são vibrantes. Ilustralu optou por colorir sua história apenas com tons de cinza, amarelo e rosa, o que deu um charme a mais. E algo super bacana é que o balão de fala de cada personagem é de uma dessas cores.


Arlindo é uma HQ linda, tanto em relação a trama quanto visualmente, com enredo fluido e que vai te fazer dar vários sorrisos. E apesar de grandinha, é super rápida de ler. Quando você piscar, já acabou, o que é uma pena, porque eu com certeza leria muito mais do Arlindo.


Comprando pelo link aqui do blog você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter a página no ar. :)


Recomendo.


Teca Machado


3 comentários:

  1. Que gracinha o Arlindo, gente. Já me identifiquei por cantar muito Sandy e Júnior, hehe.
    Eu não conhecia a HQ, mas já me apaixonei, viu? S2
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  2. Oi Teca,
    Eu ainda não li o Arlindo!!! Vi que estava no NetGalley, mas acabei marcando bobeira e deixei passar... Não tenho tanto o costume de HQ's mas essa é só elogios!
    beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. adoro a ilustração do boneco que máximo
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.