terça-feira, 13 de agosto de 2013

Um lindo céu de baunilha – Vanilla Sky

Vanilla Sky, de 2001, é um filme que muita gente assistiu na época e não entendeu até hoje. Eu, naquele tempo com pouquíssimos 13 anos, entendi mais ou menos. Fiquei meio na dúvida em vários pedaços. Alguns anos depois, assisti de novo. Aí sim eu compreendi tudo (Eu acho). Esses dias vi ele no Netflix e mais uma vez percebi porque eu gosto tanto desse filme.

O que faz você feliz?

Já aviso: Vanilla Sky não é um filme que agrada a todos. Ele é meio estranho, por assim dizer. O seu roteiro foge do lugar comum e, no fundo, nada é o que parece, por isso algumas pessoas não o entendem e não gostam. Já eu acho o desfecho fantástico e penso: Quem escreveu deve ter uma mente muito louca.

Under a Vanilla Sky

Vanilla Sky é um remake do filme espanhol Abra Tus Ojos (Que é a primeira frase falada no filme). Lendo sobre a produção de Hollywood, vi uma entrevista com o Tom Cruise (Protagonista e produtor) onde ele afirmava que assim que terminou de assistir a versão original, antes dos créditos terminarem, ele estava ligando para o seu empresário dizendo que precisava comprar os direitos e refazer o filme. Obrigada por isso, Tom Cruise!

Tom Cruise e Penelope Cruz em cena

No longa do diretor Cameron Crowe, Tom Cruise é David Aames, um playboy milionário, que leva a vida da maneira mais divertida possível. Mas nem tudo são flores e ele está na cadeia. Então, conversando com o dócil Dr. McCabe (Kurt Russel), psicólogo da penitenciária, começa a contar a sua história. 

David e seu melhor amigo num momento não muito amigo

Alguns anos antes, David tinha um caso com Julie Gianni (Cameron Diaz, numa das suas fases mais bonitas), mas não era apaixonado por ela. Até que conheceu Sofia Serrano (Penelope Cruz, com o sotaque mais carregado do que nunca e roubando Tom Cruise de Nicole Kidman), uma dançarina por quem ele ficou fascinado. Julie não gostou nada disso e, num ato suicida, ciumento e assassino, jogou o seu carro de uma ponte com ela e David dentro. Ela não resistiu aos ferimentos. Ele sim, mas a um preço alto: Ficou completamente desfigurado.

A atração entre eles foi logo de cara (Tanto no filme quanto na vida real)

É normal em filmes de Hollywood o personagem viver algo assim e se tornar uma pessoa boa, que passa por cima das adversidades. Mas David não. Ele fica pior, egoísta, maluco, o que acaba afastando todos de perto dele, inclusive Sofia. Sua vida antes tão maravilhosa, vira um caos ao ponto de ele não saber distinguir realidade de alucinações e sonhos. O mote principal de Vanilla Sky é a pergunta: O que faz você feliz?

Julie Gianni

Falar mais do que isso é spoiler e perde toda a graça de Vanilla Sky, mas digo que é um filme que o espectador precisa prestar bastante atenção e pensar um pouco.

Eu não assisti o original Abra Tus Ojos, mas todas as críticas falam que Vanilla Sky é extremamente parecido, seja no roteiro, seja nas falas, seja até no posicionamento das câmeras. A diferença é o nome e as características físicas dos personagens (Menos de Sofia, que foi interpretada por Penelope Cruz nas duas vezes) e o cenário (O original é em Madrid e o remake é na minha adorada Nova York).

David enlouquecendo

Penelope Cruz é meio canastrona, nesse filme mais ainda. Mas Tom Cruise (Que está bem gatinho nesse filme), Cameron Diaz e Kurt Russel estão nos seus melhores momentos. Os três dão um show a parte, principalmente por causa da carga dramática do roteiro. 

Além do enredo “uau” e das boas atuações, a trilha sonora meio “rock and roll, baby” é muito boa, principalmente a música que leva o nome do filme: Vanilla Sky, de Paul McCartney. A junção dessas canções foi aclamada pelo público e pela crítica, tanto que concorreu ao Oscar daquele ano.

Depois do acidente

Vanilla Sky é aquele tipo de filme que você precisa assistir duas ou três vezes para realmente entender. É no melhor estilo ame ou odeie, não há meio termos. Eu amo.

Recomendo.

Teca Machado

3 comentários:

  1. Nunca assisti esse filme hahahaha Preciso vê-lo, até mesmo porque adoro o Tom Cruise (quem não, né? hahaha).

    Beijos,
    já tô seguindo aqui.

    http://www.rabiscoseresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Cara esse filme marcou a minha vida, a trilha sonora perfeita, já assisti milhares de vezes e toda vez que assisto percebo um detalhe novo, algo que não pude ver nas outras vezes. Fantástico!

    ResponderExcluir
  3. Eu amo esse filme, principalmente as frases que que eles falam no decorrer da história.

    ResponderExcluir