Um lindo céu de baunilha – Vanilla Sky

Vanilla Sky, de 2001, é um filme que muita gente assistiu na época e não entendeu até hoje. Eu, naquele tempo com pouquíssimos 13 anos, entendi mais ou menos. Fiquei meio na dúvida em vários pedaços. Alguns anos depois, assisti de novo. Aí sim eu compreendi tudo (Eu acho). Esses dias vi ele no Netflix e mais uma vez percebi porque eu gosto tanto desse filme.

O que faz você feliz?

Já aviso: Vanilla Sky não é um filme que agrada a todos. Ele é meio estranho, por assim dizer. O seu roteiro foge do lugar comum e, no fundo, nada é o que parece, por isso algumas pessoas não o entendem e não gostam. Já eu acho o desfecho fantástico e penso: Quem escreveu deve ter uma mente muito louca.

Under a Vanilla Sky

Vanilla Sky é um remake do filme espanhol Abra Tus Ojos (Que é a primeira frase falada no filme). Lendo sobre a produção de Hollywood, vi uma entrevista com o Tom Cruise (Protagonista e produtor) onde ele afirmava que assim que terminou de assistir a versão original, antes dos créditos terminarem, ele estava ligando para o seu empresário dizendo que precisava comprar os direitos e refazer o filme. Obrigada por isso, Tom Cruise!

Tom Cruise e Penelope Cruz em cena

No longa do diretor Cameron Crowe, Tom Cruise é David Aames, um playboy milionário, que leva a vida da maneira mais divertida possível. Mas nem tudo são flores e ele está na cadeia. Então, conversando com o dócil Dr. McCabe (Kurt Russel), psicólogo da penitenciária, começa a contar a sua história. 

David e seu melhor amigo num momento não muito amigo

Alguns anos antes, David tinha um caso com Julie Gianni (Cameron Diaz, numa das suas fases mais bonitas), mas não era apaixonado por ela. Até que conheceu Sofia Serrano (Penelope Cruz, com o sotaque mais carregado do que nunca e roubando Tom Cruise de Nicole Kidman), uma dançarina por quem ele ficou fascinado. Julie não gostou nada disso e, num ato suicida, ciumento e assassino, jogou o seu carro de uma ponte com ela e David dentro. Ela não resistiu aos ferimentos. Ele sim, mas a um preço alto: Ficou completamente desfigurado.

A atração entre eles foi logo de cara (Tanto no filme quanto na vida real)

É normal em filmes de Hollywood o personagem viver algo assim e se tornar uma pessoa boa, que passa por cima das adversidades. Mas David não. Ele fica pior, egoísta, maluco, o que acaba afastando todos de perto dele, inclusive Sofia. Sua vida antes tão maravilhosa, vira um caos ao ponto de ele não saber distinguir realidade de alucinações e sonhos. O mote principal de Vanilla Sky é a pergunta: O que faz você feliz?

Julie Gianni

Falar mais do que isso é spoiler e perde toda a graça de Vanilla Sky, mas digo que é um filme que o espectador precisa prestar bastante atenção e pensar um pouco.

Eu não assisti o original Abra Tus Ojos, mas todas as críticas falam que Vanilla Sky é extremamente parecido, seja no roteiro, seja nas falas, seja até no posicionamento das câmeras. A diferença é o nome e as características físicas dos personagens (Menos de Sofia, que foi interpretada por Penelope Cruz nas duas vezes) e o cenário (O original é em Madrid e o remake é na minha adorada Nova York).

David enlouquecendo

Penelope Cruz é meio canastrona, nesse filme mais ainda. Mas Tom Cruise (Que está bem gatinho nesse filme), Cameron Diaz e Kurt Russel estão nos seus melhores momentos. Os três dão um show a parte, principalmente por causa da carga dramática do roteiro. 

Além do enredo “uau” e das boas atuações, a trilha sonora meio “rock and roll, baby” é muito boa, principalmente a música que leva o nome do filme: Vanilla Sky, de Paul McCartney. A junção dessas canções foi aclamada pelo público e pela crítica, tanto que concorreu ao Oscar daquele ano.

Depois do acidente

Vanilla Sky é aquele tipo de filme que você precisa assistir duas ou três vezes para realmente entender. É no melhor estilo ame ou odeie, não há meio termos. Eu amo.

Recomendo.

Teca Machado

35 comentários:

  1. Nunca assisti esse filme hahahaha Preciso vê-lo, até mesmo porque adoro o Tom Cruise (quem não, né? hahaha).

    Beijos,
    já tô seguindo aqui.

    http://www.rabiscoseresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Cara esse filme marcou a minha vida, a trilha sonora perfeita, já assisti milhares de vezes e toda vez que assisto percebo um detalhe novo, algo que não pude ver nas outras vezes. Fantástico!

    ResponderExcluir
  3. Eu amo esse filme, principalmente as frases que que eles falam no decorrer da história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "O doce só se torna verdadeiramente doce quando se prova o sabor do amargo"

      Genial!

      Excluir
    2. Onde as pequenas coisas se tornam grandes!

      Excluir
  4. Esse filme é genial. Existem muitas interpretações. Em uma entrevista, Tom Cruise disse que dois anos após o lançamento, ligava para Cameron Crowe (Diretor) e falava sobre coisas que descobriram sobre o filme.

    ResponderExcluir
  5. Esse filme é lindo!!! Forte e impactante, mas lindo.
    Eu recomendo, assisti algumas vezes e AMO.

    ResponderExcluir
  6. É um dos meus filmes favoritos. Talvez o primeiro da lista. Gosto de reflexão e filmes que te fazem pensar em diversas camadas. Achei teu blog sem querer...

    ResponderExcluir
  7. Esse filme está 100 anos a frente do seu tempo e fala de tecnologia que já está em andamento nos dias atuais. Não aconselhor esse filme a pessoais quw gostam de filmes sem conteúdo e superficiais.

    ResponderExcluir
  8. Impactante, em todos os sentidos! Um filme para fazer repensar o sentido de se estar aqui e neste nosso tempo.

    ResponderExcluir
  9. Eu já vi esse filme algumas vezes, mas sinceramente não entendi.
    Ontem ele passou de novo e não consegui assistir.mas vou assistir de novo até entender.
    Só que mesmo não entendendo, eu recomendo.é um filme pata se pensar na vida.

    ResponderExcluir
  10. Excelente filme. Trouxe para hoje, Tratando a ciência criogenia como opção na vida e suas consequências, uma escolha entre viver o belo que queremos que a vida seja ou viver o real..as duas opções tem suas dores, ai cabe a cada um saber qual suporta..interessante o portal que ele abre para fazer a transição, que é o próprio medo de altura ... se joga que o filme vale nesse 2021!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ponto alto, na minha opinião, foi o personagem optar pela realidade no último instante. E dispor-se a enfrentar todas as intempéries e traumas a fim disso. Uma luz no fim do túnel. O salto não foi um suicídio e sim um salto em direção a voda real.
      Parexe-me que após ter experimentado o amargo, ele finalmente foi motivado a descobrir o doce nas pequenas coisas.

      Excluir
  11. Penélope Cruz canastrona? Ela é a melhor parte do filme! Todo homem sonha com uma mulher como aquela. E, para um ator ou atriz fazer bem o mesmo papel duas vezes, não é para qualquer um. O personagem dela é contido e meticuloso. Ela deu alma a um papel contido. Além de sua beleza infinita.

    ResponderExcluir
  12. Esse filme não é fácil de ser entendido. É preciso ter alguma noção sobre a Cabala hebraica e alguma teoria do signo. Até que ponto você vive a sua vida e é um ser falante e até que ponto é vivido em uma vida a partir da nominalia a que foi capturado pela linguagem quando de seu nascimento. O filme merece ser visto. Um dos pontos altos de Hollywood, o que é raro de acontecer nesse nível. Tom Cruise escolhia muito bem os seus filmes. Depois, ficou um pouco preso no mainstream. Talvez, o melhor filme dele ao lado de O Último Samurai, sendo que este, porém, abusa um pouco dos surrados clichés hollywoodianos e, nesse sentu, é mais lugar-comum que Vanilla Sky.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fale mais por favor! Eu gostaria de entender sobre o que falou da Cabala e sobre os signos!

      Excluir
  13. Esse filme é lindo impactante , sinistro é louco tem um Glamour e Explendor inimaginável simplesmente o filme

    ResponderExcluir
  14. Eu não intendi,porém gostei das falas!

    ResponderExcluir
  15. Tem lado espiritual que ninguém falou ... a perfeição de tudo que ele tinha ...amor egoísta dela matéria ... a oportunidade dele viver um grande amor com Penélope ..mas preferiu entrar no carro...lá muda toda sua história de vida .
    Com o contrato com o diabo
    Controlando a vida dele até no final ...
    Faltou Deus em sua vida ....
    Mas isso longa história
    Mas filme e maravilho de ver ..

    ResponderExcluir
  16. Eu li várias críticas sobre o filme, não sei se estão corretas ou o ponto de vista que eu tenho dele está correto já que há uma tendência humana em criar conexões entre o que se vive é acredita e o que se vê no momento.
    O primeiro ponto do filme é ele levar uma vida como se fosse imortal. Ele é tudo o que muitos gostariam de ser: bonito,rico, boa praça... Não se liga a relacionamentos provavelmente porque o relacionamento com os pais sempre foi distante antes deles morrerem. Quando ficamos com alguém, mesmo com a intenção de não ser nada sério,não se pode controlar o que vai se sentir e ela se apaixonou. E entra os ses:
    Se ele não levasse uma vida sexual leviana Julie não teria se apaixonado e tentado matar os dois.
    Se ele saiu do apartamento de Cruz com a sensação de ter conhecido alguém especial com quem queria realmente se relacionar e tivesse ido trabalhar ao invés de entrar no carro para uma despedida com Diaz, não teria acontecido o acidente.
    Para mim o filme é todo voltado para escolhas, e que a única coisa que a gente pode controlar são nossas escolhas,não podemos controlar o ambiente e nem as situações, mas nossas escolhas sim. Mesmo dentro de um programa para ter a vida perfeita, ele não conseguiu controlar a pâni sistêmica ( subconsckente trazendo remorsos, culpas, arrependimentos ) que no caso se encaixa como ambiente e situação, mesmo o técnico dizer a ele que bastava ele decidi que tudo aconteceria da maneira que ele quisesse, então, mais uma vez escolhas ... E fica a se pensar: no cenário atual da vida de cada um, quem continuaria na vida real e quem escolheria a vida dos sonhos ?

    Muito profundo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Show, Luísa! Assisti ontem e ñ entendi. Vc, dos comentários que li, foi a que explicou melhor! Valeu!!

      Excluir
    2. Assisti o filme e não entendi nada, achei uma perda de tempo total. Mas seu comentário me trouxe outra perspectiva, e fez muito sentido!! Obrigada!!

      Excluir
  17. Olá, assisti esse filme hoje pela primeira vez no Netflix e como eu nunca assisti antes?, O filme é incrível cheio de detalhes que pra notar precisa assistir muitas vezes, aliás vou assistir novamente, de longe foi um dos melhores que já assisti, tenho várias teorias, mas queria me aprofundar mais nesse assunto, a trilha sonora, os movimentos das câmeras, as cores, tudo é incrível, chega a ser perfeito, enfim muito bom, vale a pena

    ResponderExcluir
  18. Filme que requer muita atenção e realmente, tem que ser assistido mais de uma vez para entender...Com esses atores espetaculares......sem comentários.....Fantásticos!!! Recomendo!!!

    ResponderExcluir
  19. Assistindo agr e pesquisando cheguei até aqui em dúvida? Será q ele morre no final cometendo suicídio, não sabe distinguir o que é real ou ilusão? Muita gente enlouquece assim através de drogas, acidente, algum trauma e tem uma frase que diz "quando vc olha muito pro abismo o abismo olha pra vc" isso achei num comentário de alguém sobre o Arnaldo brando dizendo quando Arnaldo baptista ex mutante ( banda de rock tento o suicidio e fico. Coma depois viveu mas nunca mais foi o mesmo...enfim voltando pro filme ele assina o tal contrato q era lúcifer e ele tenta viver o paraíso na mente dele sei lá tô no meio do filme ainda vou terminar de assistir antes q enlouqueça tbm kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é isso. O final é bastante claro, e ele pula de um prédio apenas de maneira figurativa. Ele tinha medo de altura, e ele mesmo escolhe aquele cenário para enfrentar seus medos, e não se esconder em um sonho perfeito. Não existe um"lucifer", LE, e o edward ventura apenas são personagens que caracterizam o tal "sonho lúcido", que nada mais é que uma vida perfeita, mas que não é real. Ele realmente acaba transformando seu sonho em pesadelo pelo acidente, e no final ele tinha opção de viver um sonho "restaurado" e perfeito, mas ele escolhe voltar a vida real. Ele inclusive fala para sophia " por mais que eu te imagine incrivel, voce sempre sera ainda melhor". E depois, ele pula, mas é apenas no sentido figurado para sair do sonho, e então ele acorda e volta a viver a vida real. E ai acaba o filme. Não existe céu e inferno no filme, a realidade que ele vivia é uma analogia que não tem a menor graça viver uma vida perfeita, e o que deixa nossa vida excitante é justamente o imprevisivel.

      Excluir
  20. Pra mim ele tem um sonho a partir do momento que desmaia bebado na porta da casa de sofia. Ali ele vive 150 anos em sonho apenas, na vida real apenas a madrugada.
    O sonho, faz com que ele repense a vida , um encontro com Deus e com o Diabo. Com a escolha de uma vida de mentira perfeita falsa e triste ou uma vida real que ele aceitasse o fel para valorizar o mel das pequenas coisas.
    O sonho muda ele, ele é acordado na manhã por Sofia, pronto pra aceitar sua nova realidade de uma forma positiva.

    ResponderExcluir
  21. Esse filme tem muitas camadas. Uma delas, tão genial quanto o resto, é a direção de arte.
    Observem quando o personagem do Tom Cruise vai ao escritório/consultório reclamar do resultado da intervenção feita em seu rosto; enquanto a câmera enquadra o rosto dele no meio, no fundo aparecem 2 quadros do pintor do séc.XV, Archimboldo, famoso por conceber retratos com uso de legumes, frutas, alimentos perecíveis...uma tremenda alegoria do desencaixe do rosto do personagem, deformado e fragmentado como as pinturas.

    ResponderExcluir
  22. eu ja vi este filme várias vezes. E durante varias vezes da para perceber que todas as falas nos fazem refletir sobre a vida. Cada detalhe é muito interessante, e mostra que cada pequena ação tem a capacidade de mudar completamente nossas vidas. Como já disse sophia no filme: A cada minuto que se passa é uma chance de se mudar tudo. E ao mesmo tempo, numa versão mais pessimista sobre isso, edward ventura, o cara da life extension diz a david; Consequências, David, são as pequenas coisas. E a câmera corta para uma memoria exata de quando ele vira para julie sorrindo e resolve entrar no carro. O que destruiu sua vida. E então ele responde: " as pequenas coisas...não tem algo maior, tem?"
    Além de fazer reflexões sobre a felicidade, amizade, e diversas outras coisas, o filme sempre mostra que, mesmo que tentemos viver em um sonho ( que acredite, é mais comum do que parece ser) sempre seremos confrontados pela realidade, e ela nunca vi nos deixar em paz enquanto não resolvermos nossas pendencias.
    Excelente filme

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.