terça-feira, 20 de agosto de 2013

Morbidamente engraçadinho – Dumb Ways to Die

Acidentes em plataformas de trens e de metrôs são mais comuns do que a gente imagina. Por mais que tenham avisos escritos e falados, as pessoas não prestam muita atenção e tragédias podem acabar acontecendo. Pensando nisso, a Metro Trains, de Melbourne, na Austrália, quis lançar uma campanha de segurança diferente, que realmente grudasse na mente das pessoas e fosse divertida. Surgiu assim, em novembro de 2012, o fenômeno viral de humor negro Dumb Ways to Die (Maneira Estúpidas de Morrer):


Apesar do foco ser a segurança com trens e metrôs, os outros tipos de morte (Tirando as mais absurdas) também são um aviso de que é possível morrer de maneiras muito idiotas se você não prestar atenção no que está fazendo.

Segundo a Metro Trains, depois que o vídeo foi lançado, a redução de quase-acidentes nas plataformas foi de 30%, pois as pessoas realmente viram como era perigoso e idiota atravessar os trilhos, por exemplo.

Quando Dumb Ways To Die foi lançado foi visto 4,7 milhões de vezes em apenas 72 horas. Em julho de 2013 contabilizava 52 milhões de visualizações (Isso apenas no vídeo original, fora nas repostagens feitas por outras pessoas e as mais de 85 paródias).


O conteúdo é de humor negro, mas é sério e engraçadinho, o que fez as pessoas adorarem. A crítica ao redor do mundo foi a mais positiva possível. Jornais disseram que era “morbidamente adorável”, “o refrão gruda mais do que Gangnam Style, de Psy”, “sombriamente bonitinho” e muito mais. 

O sucesso estrondoso foi tanto que esse ano o comercial ganhou vários prêmios, sendo o maior deles o Grande Troféu de 2013 do Festival Internacional de Comerciais Animados de Nova York.

Ontem descobri por acaso que tem jogo para iPhone e iPad do Dumb Ways to Die (E é de graça, uhuuuul!). Você tem que impedir que os bonequinhos morram de maneiras estúpidas. É bem engraçadinho. Passei horas jogando (E matei vários deles. Ops... Hahaha).

E agora eu tenho certeza que você vai passar uns três dias cantarolando “Dumb ways to die...”.

Teca Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário