Amor e Gelato - Resenha


É livro fofinho que vocês querem? Então vem cá!


Amor e Gelato, de Jenna Evans Welch, publicado por aqui pela Editora Intrínseca, é uma coisinha fofa que deixou meu coração quentinho e me fez querer passar o verão - ou mesmo a vida - em Florença. Nem me importaria de morar num cemitério (Piada interna para quem já leu).


Esse é o primeiro volume da série Amor e Livros, que conta também com Amor e Sorte e Amor e Azeitonas. Eles são do mesmo universo, mas não continuações diretas, já que as histórias fecham em si mesmas.


Foto @casosacasoselivros


Amor e Gelato


Lina acabou de perder a mãe. E precisa realizar um último pedido dela: Ir para a Itália para conhecer o pai. Um pai de quem ela nunca nem ouviu falar. Sempre foram apenas as duas contra o mundo, então por que de repente a mãe quer que ela more durante o verão com esse desconhecido? Assim Lina se encontra nas idílicas paisagens da Toscana. Tudo bem que é morando num memorial aos soldados americanos mortos na Itália na Segunda Guerra, mas ainda assim é lindíssimo. Mesmo começando a fazer amigos, o que ela mais quer é ir embora correndo dali, de volta para a sua vida. Mas quando recebe o diário da sua mãe, que ela escreveu quando morou ali, junto com Ren, seu vizinho, Lina começa a conhecer a Florença na qual a mãe se apaixonou e começa a entender melhor a sua história e o seu passado. 


Amor e Gelato é uma história sobre autoconhecimento, sobre abrir o seu coração para o desconhecido, sobre amadurecer, sobre conhecer o amor e a lidar com a perda. É uma trama relativamente simples, mas que nos envolve a cada página e que nos transporta para uma das cidades mais lindas e cheias de História do mundo.


Narrativa


Um dos pontos mais legais é que assim como Lina o leitor é deixado no escuro sobre a história da sua mãe. Vamos descobrindo junto com a garota ao ler o seu diário. A trama de Lina é toda no presente, enquanto o diário é no passado e a narrativa vai se intercalando. E o leitor vai passeando por Florença junto com as personagens e entendem as emoções de cada uma sobre os locais que visitam.


É uma delícia ler o diário da mãe da Lina. Apesar de ser uma personagem que morre no comecinho do livro, a conhecemos a fundo e a amamos, então ficamos com o coração apertado de saber que ela já se foi. E Lina é uma ótima protagonista. Apesar de adolescente e ter passado por uma perda muito profunda e abrupta, ela tenta seguir em frente – apesar de fazer uns dramas. Mas quem não faria, não é verdade?


Personagens


Ren é uma gracinha. O vizinho de Lina que mora numa casa em formato de doce (Sim! Eu gostaria de morar lá!) é amigo, sabe escutar, é fofo, faz de tudo para arrancar um sorriso dela e a apoia mesmo nas situações mais loucas. E por falar em fofos, temos Howard. O pai de Lina, apesar de meio novo nesse negócio de ser pai, tenta construir uma relação com a garota e dá o melhor de si para que ela se sinta confortável e feliz. E ainda há Addie, melhor amiga de Lina, divertidíssima, e que é a protagonista do próximo volume, que se passa na Irlanda.


Mesmo vivenciando situações difíceis, Lina encontrou pessoas incríveis pelo caminho e isso aquece o coração. E ela ainda se apaixona no verão italiano! Tem coisa melhor? Acho que não! O romance é doce – como um gelato de stracciatella - , meigo e bem construído.


Amor e Gelato é bem amarradinho, divertido e me deixou com um sorrisinho bobo na cara.



O filme inspirado no livro estreou essa semana na Netflix, mas acho que não vou assistir. Só de ver o trailer deu para entender que mudaram absolutamente tudo do enredo – até a cidade eles trocaram! Pelos comentários todo mundo, principalmente quem leu, está passando raiva e como eu amei de paixão essa fofura que é o livro acho que vou deixar o filme passar em branco.


Recomendo muito Amor e Gelato e não vejo a hora de ler os próximos!


Teca Machado


Um comentário:

  1. Oi, Teca. Tudo bem? Menina estou doido para ler este livro. Parece ser bem gostosinho de se ler, não é mesmo? Fiquei ainda mais curioso com a trama. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.