Machos Alfa – Netflix - Crítica


Você se considera machista (mesmo sendo mulher)? A resposta é provavelmente não. Mas com certeza tem algumas atitudes que possam sem considerada dessa maneira, mesmo sem perceber. E o tema sempre aparece em séries, livros e filmes e a mais nova dessa leva é Machos Alfa, produção espanhola da Netflix e que entrou no catálogo em dezembro sem muito alarme.




O grande trunfo de Machos Alfa é que ela ri na cara do machismo. E ri com gosto! E a gente ri junto. Não tinha ouvido falar nada da série, mas apareceu como recomendada para mim, vi o trailer, gostei e comecei despretensiosamente. Me diverti horrores e agora estou doida para a segunda temporada, que já foi confirmada.


Machos Alfa


Quatro amigos próximos dos 40 anos estão passando por situações complicadas em seus relacionamentos e acabam indo parar num curso de desconstrução de masculinidade tóxica. Pedro (Fernando Gil) era um alto executivo que foi mandando embora e substituído por uma mulher, Raúl (Raúl Tejón) trai a namorada, mas quando ela pede para abrir o relacionamento ele surta. Santi (Gorka Otxoa) é obrigado pela filha a ter encontros pelo Tinder para esquecer a ex-mulher e Luis (Fele Martinez) não faz sexo com a esposa há 5 meses e o casamento está abalado. Eles se sentem um pouco perdidos num mundo em que as mulheres começaram a ter posições de poder e são empoderadas, por isso fazem esse curso.



Machos Alfa, além de fazer rir com situações inesperadas e quase absurdas (como esbarrar com seus pais numa casa de swing!), fazer piada com o machismo que está mais do que enraizado na sociedade e mostrar como a masculinidade é frágil, ela faz refletir e explora como é difícil se descontruir. Além disso, exemplifica como funciona a cabeça masculina machista, mas não passa pano, pelo contrário, mostra como é insano – e mesmo imbecil - pensarem assim.


Machos Alfa é uma crítica à sociedade. E não pense que só dos homens ela faz pouco caso, das mulheres também. Todo mundo tem seus defeitos e pensamentos engessados. A série é quase politicamente incorreta, mas no melhor sentido.





Sobre homens, mas feita também por mulheres


A direção é de Laura Caballero, que também é criadora e roteirista da série. O roteiro foi criado a cinco mãos, sendo 3 delas femininas, e isso é possível notar. E por falar no roteiro, ele é muito bem amarrado e com ótimas tiradas. É comédia e por vezes pastelão, mas foge do lugar comum e nos traz umas situações completamente inesperadas, do tipo que fazem gargalhar.


E o elenco é ótimo, com excelente timing e muita química. É possível acreditar que os quatro protagonistas são amigos e se divertem muito juntos – além de brigar.




Machos Alfa conta com 10 episódios de meia hora cada e é uma delícia de assistir, daquele tipo bom de maratonar e que vai te desestressar, ao mesmo tempo que traz uma reflexão bacana sobre machismo. Essa foi mais uma prova de que adoro produções espanholas!


Recomendo muito.


Teca Machado


Um comentário:

  1. Adorei a temática. Agora resta saber se reforça estereótipos ou os desconstrói...

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.