Dicas para ler mais em 2021

Foto @casosacasoselivros


Ano novo, novas leituras!


O comecinho de janeiro é um excelente momento para nos planejarmos em todas as áreas da vida – e com as leituras não seria diferente, não é?


Se uma das suas resoluções de ano novo foi ler mais ou se é uma vontade que sempre esteve presente, mas você nunca concretizou, essa é a hora!


Trago dicas bem práticas de como ler mais – ou mesmo começar a ler.


Dicas para ler mais em 2021


1- Sempre tenha um livro por perto




Esse é um dos meus truques preferidos. Se você está com um livro ao alcance das mãos vai ser muito mais fácil resistir a mexer a esmo no celular naqueles momentos meio “limbos”, como esperando uma consulta médica, o metrô ou o ônibus chegarem ou o jantar ficar pronto.


Como eu prefiro livro físico, não me importo de carregar peso (já perdi as contas de quantas vezes levei na bolsa um volume de Game of Thrones ou Outlander). Mas se você não quer peso, e-readers são uma excelente opção. Eu mesma tenho o Kindle e adoro. Uso para livros que não têm edição física. E se você gosta de ler pelo celular, baixe aplicativos de leitura ou de audiobooks, ideais para quem quer usar o tempo dirigindo ou correndo para “ler”. 


2- Separe seu momento de leitura




Coloque na sua rotina um tempinho reservado à leitura. Não precisa ser muito: 15 minutos, meia hora por dia. E escolha uma hora em que você sabe que fica mais tranquilo, como logo após o café da manhã, antes de dormir, depois do almoço, o que for melhor para você. 


E se gosta de metas, estipule uma: Ler x páginas ou dia ou x livros por mês. E se quiser ir além, que tal fazer uma lista com as obras que pretende ler em 2021? 


Isso ajuda a ter uma sensação de compromisso e disciplina. E quando virar hábito de verdade, vai ser melhor ainda, porque vai ser natural.


3- Leia o que te faz feliz




Quem vive um pouquinho nesse universo literário, sabe que rola umas tretas de “literatura clássica é que vale”, “literatura pop não é literatura” e outras coisas do tipo. Mas quer saber de uma coisa? Leia o que te faz feliz!


Criar hábito com algo que você não tem afinidade faz tudo ser 10 vezes mais difícil, então transforme a leitura em algo que te dá prazer. Gosta de ler literatura infanto-juvenil mesmo tendo 30 anos? Se joga! Prefere romances açucarados? Maravilha! Ama de ser surpreendido com mistérios e terror? Ótimo! Autoajuda é o que te motiva a ler? Excelente. Livros clássicos são a sua paixão? Leia muito. E assim por diante. A verdade é que ler, não importa o que, é maravilhoso.


***


Agora me contem quais são os seus truques para lerem mais. Dicas bacanas são sempre bem-vindas!


E se quiserem acrescentar meus livros na lista de leitura de vocês em 2021, I Love New York e Je T’aime, Paris, em versão física saem juntos por R$ 25 reais e com frete grátis pela Shopee ou R$ 15 avulsos. É só vir aqui na minha loja virtual. Mas se prefere e-books, ambos estão no Kindle Unlimited para ler de graça e com possibilidade de compra avulsa também aqui.


  


E aí, vamos ler muito em 2021?


Teca Machado

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.