Pixar In A Box: Curso gratuito da Pixar sobre storytelling e animação


Eu sumi, voltei e sumi no dia seguinte.


Sabem por quê?


Porque eu sou um desastre.


Na terça-feira passada eu estava correndo, tropecei e caí de cara no chão. 


Foi provavelmente o pior tombo que já tomei na vida (e olha que eu vivo caindo!). Me ralei inteira, bati o rosto no chão, estropiei minha mão esquerda – detalhe que sou canhota! – e machuquei o pulso. Passei uns dias com gesso e ainda estou imobilizada, mas bem melhor. Apesar disso, estou escrevendo esse post com apenas a mão direita, então imaginem o tempo que está levando!


Mas, enfim, hoje trago uma dica de curso gratuito muito bacana:


Pixar In a Box, da Pixar Studios.


Imagem: Khan Academy


O curso é uma visão dos bastidores da Pixar, que mostra como os artistas fazem seu trabalho e a magia de criar histórias.


É focado em escritores, roteirista, criadores de conteúdo, animadores, artistas, mas todo mundo que gosta do tema pode fazer, aprender e se maravilhar com as mentes criativas por trás dos melhores desenhos da atualidade.


O módulo de storytelling é o que estou fazendo e estou simplesmente fascinada!


Seguem as aulas:


A arte Storytelling


1. Somos todos contadores de histórias

2. Personagem

3. Estrutura da história

4. Linguagem visual

5. Gramática do cinema

6. Pitch e feedback


Os vídeos são curtos, diretos ao ponto, com depoimento de profissionais da própria Pixar e com identidade visual bem bacana. Além disso, há exercícios que ajudam a destravar a sua criatividade e a treinar o que acabou de aprender.



Há muitos outros focados em animação propriamente dita. Então o aluno pode aprender iluminação, simulação, ciência das cores, câmeras virtuais, efeitos, padrões, rigging (uma técnica de animação em 3D que adiciona movimentos ao personagem por meio da construção de uma série de “ossos”), animação, modelagem de ambiente, modelagem de personagem, criação de multidões, cenários e encenação e renderização.


Ou seja: já termina praticamente um artista da Pixar, hehe.


O único lado ruim é que o curso é em inglês. Mas se você entende pelo menos um pouco deve conseguir acompanhar, porque falam de modo muito claro e tem legendas em inglês. Mas vi que no YouTube tem muitos dos vídeos traduzidos. Não sei dizer se todos estão lá, mas vale a pena conferir se você preferir ver as aulas em português.


Para acessar o curso é só vir nesse link.


Depois me conta se gostaram das aulas.


Recomendo muito!


Teca Machado


2 comentários:

  1. OI Teca,
    Nossa, que tombo horrível você levou, se cuida menina e ainda escreveu este post! Adorei a dica, não conhecia este curso, achei interessante!

    Beijinhos
    https://tecendoaliteratura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Teca. Como você está? Menina tombo é bastante perigoso, tome cuidado para não acontecer com você novamente. Que bom que esteja bemm na medida do possível, apesar do ocorrido. Cuide-se. O curso parece interessante, não é mesmo? Abraço!


    http://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.