Evidências de Uma Traição - Resenha


“Querido estranho…”


Imagine escrever uma carta para um homem que você não conhece, mas que tem algo em comum com você: está sendo traído.


Carrie é casada com Ken, com quem achava que tinha um casamento feliz e monogâmico. Mas não era bem assim. Ken a traía regularmente com Janet, esposa de David. Quando descobre o relacionamento extraconjugal, Carrie entra em contato com David, não apenas para alertá-lo do que está acontecendo, mas porque não sabe muito bem o que fazer com a informação que tem em mãos. Assim, acompanhamos a troca de cartas entre Carrie e David em Evidências de Uma Traição, de Taylor Jenkins Reid, publicado no Brasil pela Editora Paralela, selo da Companhia das Letras. Recebi um exemplar pela parceria que tive com eles em 2021.


Foto @casosacasoselivros


A novela (maior do que um conto, mas menor do que um romance) foi publicada apenas em e-book e é o tipo de história que você lê numa sentada só, tanto por ser relativamente curta quanto por ter uma história muito envolvente.


Evidências de Uma Traição


Carrie e Ken tem 10 anos de casados. Chegando aos 30, ela se sente decepcionada: largou toda sua vida – família, trabalho, amigos -  em Boston para seguir o marido até a Califórnia, do outro lado do país, e não consegue engravidar, por mais que os médicos digam que não há nada de errado com ela. Quando descobre o caso do marido, tudo desmorona ainda mais. Sem rumo, ela entra em contato com David, já que se Ken tem cartas de Janet, Janet com certeza tem carta de Ken e ela quer saber o que ele fala. Claro que sabia que sua atitude afetaria profundamente David, mas ela simplesmente não sabia mais o que fazer. David fica tão perdido quanto ela. Ele é feliz no casamento que gerou 4 filhos, ainda que com os anos as coisas tenham esfriado um pouco.


A troca de cartas entre Carrie e David é constante e é por meio delas que conhecemos profundamente os dois e os outros personagens da história. E se você acha que carta é “tão old school”, no caso é mesmo, já que a trama se passa nos anos 1970.


Taylor Jenkins Reid

Taylor Jenkins Reid


Evidências de Uma Traição é o tipo de livro que não podemos falar muito sobre a trama para não dar spoilers. É o tipo de leitura “simples”, de vida real, que poderia acontecer com todo mundo. Mas a maneira que Taylor Jenkins Reid escreve é intensa, profunda, triste e bem Taylor Jenkins Reid de ser. E apesar de ser fictício, acreditamos em todas as palavras que lemos e ela sempre cria finais não necessariamente tristes ou felizes, mas que condizem com tudo o que foi escrito antes.


Por falar nela, nos últimos anos a escritora se tornou uma das minhas preferidas. Ela me conquista a cada livro (com uns mais, com outros menos, mas sempre me conquista - Evelyn, você continua sendo a minha preferida!) e aqui não foi diferente. Ela sabe imprimir nas páginas das suas histórias muito sentimento, tudo isso sem parecer piegas. É possível sentir a tristeza, o sofrimento, a sensação de perdidos que Carrie e David expressam. Ambos têm a vida que construíram sendo destruídas e não sabem o que fazer e nem como seguir em frente: Só sabem que tem um ao outro e que esse apoio é tudo o que precisam para não desmoronar. Tudo o que eu queria era dar um abraço nos dois durante a leitura.


E algo muito legal que a autora tem costume de fazer é escrever histórias entrelaçadas de alguma maneira. Evidências de Uma Traição passa no mesmo no mesmo universo literário que Os Sete Maridos de Evelyn Hugo, Daisy Jones & The Six e Malibu Renasce e sabemos disso porque casualmente ela cita um personagem que aparece nos outros também.



Evidências de Uma Traição é mais um ótimo livro de Taylor Jenkins Reid e posso dizer que se ela deixar leio até a lista de compras dessa mulher.


Recomendo muito.


Teca Machado


3 comentários:

  1. Acho que só li um livro da autora até hoje, que foi 'Em outra vida, talvez?' (e lembro que amei a leitura). Ela tem uma escrita envolvente, mas bem vida real mesmo, até por isso me senti mais conectada. Esse 'Evidências de uma traição' eu achei interessante por ser mais curtinho, o que estou procurando mais ultimamente. Aliás, cartas é "old school", mas sabia que tenho amizades de anos por cartas, até hoje? haha
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  2. Oie Teca!

    EU tambem AMEI esse livro!
    Engraçado como através de diferentes temas a Taylor consegue nos prender do inicio ao fim, sempre supreendendo, né??

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
  3. Teca, eu não conhecia esse livro. Já estou anotando aqui para embarcar! Achei a premissa interessante e gosto quando ter carta no meio. :) E sabe, eu gosto da autora. O primeiro que li dela foi o meu preferido: "Em outra vida, talvez?". Mas o outro que eu li (Amores Verdadeiros), me decepcionou um pouco. Aí sempre fico meio assim antes de pegar alguma história dela. Mas acho que talvez esse me conquiste mais! Vamos ver. Te conto! E adorei a resenha. ♥

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.