Leitura de Verão - Resenha


Livros sobre escritores. Pode falar: eu sei que você gosta desse guilty pleasure. Eu também gosto! Já li inúmeras histórias com esse tema, sendo a mais recente Leitura de Verão, da Emily Henry, publicado por aqui pela Editora Verus. E mais uma vez amei e quis viver nesse mundo de literatura, que adoro por ser uma leitora sem limites e uma escritora apaixonada (ainda que sem tempo!).


Foto: @casosacasoselivros

Leitura de Verão é um livro que teve o hype altíssimo no último ano e se tornou o queridinho de todo mundo. E sempre dá aquele friozinho na barriga ler um livro assim. Será que as expectativas serão alcançadas? Bom, por aqui foram.


Leitura de Verão


January Andrews é uma escritora de romances e que realmente acredita no amor e nos finais felizes. Mas sua vida pessoal anda tudo, menos um “final feliz”. Ela parou de acreditar no que escreve e está com um bloqueio criativo imenso, o que é um problema, porque prometeu uma nova história para a sua editora. Então vai morar numa casa no lago porque está sem opção e na esperança de que a mente volte a trabalhar. Augustus Everett é também escritor, mas ao contrário de January não acredita no amor e muito menos nos finais felizes. Seus livros são, na verdade, muito mais sombrios e ele tem a tendência de matar seus personagens. Ele também está vivenciando dificuldades na escrita.


Por coincidência, January e Augustus são vizinhos na casa do lago. A animosidade entre eles acontece de cara, mas aos poucos se conhecem e fazem uma aposta: Ela vai escrever o próximo clássico da literatura americana, ele uma história com final feliz e quem vender primeiro o seu livro ganha. Entre pesquisas de campo de ambos os lados, os vizinhos descobrem que o gênero do outro não é tão fácil quanto parece.


Romance e realidade


Enquanto January é amor e luz do sol (ou pelo menos era antes de tudo ser estragado!), Augustus é pé no chão, taciturno e até mesmo ranzinza. O romance entre eles é clichê, obviamente, mas Emily Henry constrói tudo de forma doce e leve, mesmo com várias pitadas dramáticas, já que ambos os personagens passaram por dificuldades e enfrentaram tristeza em suas vidas.


Os protagonistas tiveram exemplos diferentes de amor e isso moldou suas personalidades. Mesmo que Augustus pareça frio e distante de início, à medida que vamos o conhecendo, juntamente com January, tudo o que queremos fazer é lhe dar um abraço e falar que vai ficar tudo bem. Aliás, tudo o que eu queria fazer era abraçar os dois e colocar num potinho para que ninguém nunca mais faça mal a eles.


Narrativa


Já tinha ouvido muito elogios à escrita de Emily Henry e estava doida para conhecer. Sua narrativa é ágil, interessante e do tipo que te pega logo de cara. Eu comecei a ler e quando percebi já tinha passado 50 páginas, sem nem perceber.


A história é contata pelo ponto de vista de January e é rica em detalhes. Sua personalidade é bem construída e nos apegamos facilmente a ela. Apesar de Augustus não narrar, é possível conhece-lo a fundo, porque aos poucos ele se abre para January – e para o mundo.


Leitura de Verão é um livro fofo, do tipo que quando você terminar de ler quer abraçar o livro. É muito bom e foi uma das melhores leituras do meu ano!


 

Recomendo bastante.


Teca Machado

Um comentário:

  1. Oi, Teca. Tudo bem? Estou louco para ler este livro. Parece ser muito bom, ne? Espero gostar dele. Que bom que gostou. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.