quinta-feira, 22 de março de 2018

HBO divulga primeiras imagens de série inspirada no livro A Amiga Genial


Ainda não li, mas já ouvi falar muito de Elena Ferrante e sua quadrilogia Série Napolitana, cujo primeiro livro é A Amiga Genial. Já me indicara e estou bem curiosa. E acabei de ter uma notícia boa: Vai virar série da HBO. Inclusive, nos últimos dias o canal divulgou fotos das atrizes escolhidas e as primeiras imagens das filmagens na cidade de Caserta, na Itália.

Durante 8 meses, testes aconteceram com 9 mil crianças e 500 adultos. As estreantes Elisa Del Genio e Ludovica Nasti serão as protagonistas jovens, e Margherita Mazzucco e Gaia Girace viverão as personagens adolescentes. A produção terá 8 capítulos e será sobre o primeiro dos quatro livros, sendo dirigida pelo italiano Saverio Costanzo.

Elisa Del Genio e Ludovica Nasti - Crédito: HBO

Gaia Girace e Margherita Mazzucco - Crédito: HBO

Vem ver a sinopse:

“A Série Napolitana, formada por quatro romances, conta a história de duas amigas ao longo de suas vidas. O primeiro, 'A Amiga Genial', é narrado pela personagem Elena Greco e cobre da infância aos 16 anos. As meninas se conhecem em uma vizinhança pobre de Nápoles, na década de 1950. Elena, a menina mais inteligente da turma, tem sua vida transformada quando a família do sapateiro Cerullo chega ao bairro e Raffaella, uma criança magra, mal comportada e selvagem, se torna o centro das atenções. Essa menina, tão diferente de Elena, exerce uma atração irresistível sobre ela.

As duas se unem, competem, brigam, fazem planos. Em um bairro marcado pela violência, pelos gritos e agressões dos adultos e pelo o medo constante, as meninas sonham com um futuro melhor. Ir embora, conhecer o mundo, escrever livros. Os estudos parecem a melhor opção para que as duas não terminem como suas mães entristecidas pela pobreza, cansadas, cheias de filhos. No entanto, quando as duas terminam a quinta série, a família Greco decide apoiar os estudos de Elena, enquanto os Cerrulo não investem na educação de Raffaella.

As duas seguem caminhos diferentes. Elena se dedica à escola e Raffaella se une ao irmão Rino para convencer seu pai a modernizar sua loja. Com a chegada da adolescência, as duas começam a chamar a atenção dos rapazes da vizinhança. Outras preocupações tornam-se parte da rotina: ser reconhecida pela beleza, conseguir um namorado, manter-se virgem até encontrar um bom candidato a marido. 

Mais que um romance sobre a intensidade e complexa dinâmica da amizade feminina, Ferrante aborda as mudanças na Itália no pós-guerra e as transformações pelas quais as vidas das mulheres passaram durante a segunda metade do século XX. Sua prosa clara e fluída evoca o sentimento de descoberta que povoa a infância e cria uma tensão que captura o leitor.”


Curiosa sobre a autora, descobri que ela é um pseudônimo. Não se sabe ao certo quem é ela, ou ele, mas desconfia-se da tradutora Anita Raja, que trabalha na editora que publicou o livro inicialmente na Itália. Há quem diz que Ferrante seria Anita e seu marido Domenico Startone, que é escritor. E alguns acreditam que é um grupo de pessoas, porque os livros são grandes, cheios de informações históricas e detalhes. Bom, o mistério não foi solucionado, mas Elena Ferrante, que concede entrevistas por e-mail, disse que “Queria que os livros se impusessem sozinhos, sem a minha proteção”.

Não importa quem é ela, mas sei que desejo conhecer sua quadrilogia, principalmente antes de assistir a série. Vocês já leram? O que acharam?

Teca Machado


2 comentários:

  1. Oi Teca,
    Eu tinha muita vontade de conferir a série Napolitana, mas depois acabei lendo outro livro da autora e achei meio morno sabe?
    Os personagens são interessantes e há diversos conflitos, mas a estória não me impactou. Aí fiquei com um pé atrás para ler a quadrilogia.
    Não sabia que iria virar série pela HBO. Sou capaz de dar uma chance para série e se gostar conferir os livros.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. que legal saber que vai sair a serie! faz tempo que to curiosa em ler essa serie de livros!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogotofucolorido

    ResponderExcluir