Durante a Tormenta - Crítica


Em algum momento da pandemia e do hiato do blog, no mesmo final de semana assisti a Dark, Outlander e Durante a Tormenta: três produções sobre viagem no tempo. Fiquei pensando: Será esse um recado do universo para me dizer que isso realmente existe?

Bom, brincadeiras à parte, de Dark e Outlander todo mundo está cansado de saber. Dark foi hype total nos últimos meses (e com razão! Que série incrível e com final amarradinho!), Outlander está por aí faz tempo (e vocês sabem que eu morro de paixão), então hoje vim falar sobre Durante a Tormenta, esse filme que é uma daquelas pérolas meio escondidas na Netflix e que merecem mais atenção.

filme Durante a Tormenta

Sinopse


Um buraco de minhoca criado por uma tempestade no mesmo horário e no mesmo dia com 25 anos de diferença cria uma ligação entre o passado e o futuro. 

Vera (Adriana Ugarte) acabou de se mudar para uma nova casa e descobre que o garotinho que morava lá morreu atropelado 25 anos antes. Durante essa conexão entre as duas épocas, a mulher salva a vida do menino, mas esse ato muda toda a linha temporal, fazendo com que a vida que a mulher viveu seja apagada – inclusive sua filha. 

imagem de Durante a Tormenta

Adriana Ugarte cena de Durante a Tormenta

Durante a Tormenta


Nos últimos anos tenho me interessado mais por filmes e séries espanholas, que é o caso de Durante a Tormenta. O país tem muitas produções de alto nível, com roteiros brilhantes, qualidade de Hollywood e ótimas atuações. E o filme de hoje se encaixa perfeitamente nesse conceito.

O longa é do diretor e roteirista Oriol Paulo, que também é responsável pelo excelente Um Contratempo (você pode ver a crítica aqui) e O Corpo, que não assisti, mas dizem ser ótimo também. Suas produções podem ser descritas como thrillers, suspenses e com reviravoltas ótimas.

E Durante a Tormenta tem a marca registrada do diretor. Mistério na medida certa, plot twist genial, um elenco afiado, edição muito bem feita e pontas bem amarradas. É um roteiro muito inteligente e que prende o espectador desde o início.

Os personagens, principalmente Vera, são muito bem desenvolvidos. A câmera acompanha a protagonista em quase todo o tempo, o que ajuda a mergulharmos no drama de acordar numa vida que não reconhece como sua e onde sua família, antes tão bem estruturada, sumiu.

O elenco tem a ótima Adriana Ugarte, Chino Darín, Álvaro Morte (que ficou famoso por ser o Professor, de La Casa de Papel), Javier Gutiérrez e outros atores.

cena de Durante a Tormenta

cena do filme Durante a Tormenta

Viagem no tempo


Apesar de ser a temática do filme, a viagem no tempo não é aqui uma personagem. Ela tem sua importância, claro, afinal é o que leva todo o enredo a acontecer, mas o diretor não explora os pormenores do processo. Não foca em explicar por que ela acontece, não tenta elucidar o buraco de minhoca e nem apresenta fatos científicos. Acontece e pronto. E esse é um ponto positivo de Durante a Tormenta, porque não enche o espectador de informações que ele provavelmente nem vai entender.

Além disso, é fácil um filme sobre o tema se perder em suas complexidades. É só pensar: Quantos filmes de viagem no tempo cheio de furos de roteiro você já viu? Porque, convenhamos, é um assunto bem complexo e que dá confusão na cabeça. Mas Oriol Paulo soube conduzir muito bem a trama e nenhum nó ficou sem amarração.

Conclusão


Durante a Tormenta é um ótimo filme, com enredo inteligente e ótimas atuações. Com pouco mais de 2h de duração, está na Netflix e pode ser uma boa pedida para o seu final de semana que está chegando.

Recomendo muito.

Teca Machado

2 comentários:

  1. Oi, Teca! Em geral filmes da Espanha são maravilhosos de serem vistos. Me parece um filme excelente. Ótima dica. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante do artigo, muito bom mesmo! Estou amando ler seus artigos e compartilhar com os amigos!


    Meu Blog: Goiás da Sorte de Hoje

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.