Corte de Chamas Prateadas - Resenha


Uma força da natureza.


Eu sempre disse isso sobre a personagem Nestha, desde o primeiro livro da série Corte de Espinhos e Rosas, da Sarah J. Maas, publicada no Brasil pela Galera Record. E não falava isso em tom de elogio, não, afinal, a natureza, como bem sabemos, pode ser devastadora e sem piedade. Assim como Nestha sempre foi.


Apesar de ser uma personagem importante, nunca teve realmente destaque nos três primeiros livros da saga, assim como na novela que se seguiu. Mas eu sempre tive a sensação de que ela tinha o que mostrar, que todo aquele exterior odioso, aquele coração peludo, aquela fúria mal contida – que foi ficando cada vez pior e chegou no ápice depois que se tornou feérica contra sua vontade – tinha um motivo e que ela acabaria nos contando.


Bom, esse momento finalmente chegou com Corte de Chamas Prateadas, quarto livro da série que é uma das minhas preferidas (sendo que o livro 2 é um dos meus favoritos da vida).


Foto @casosacasoselivros


Corte de Chamas Prateadas


Com o fim da guerra contra Hybern, Nestha ainda não se recuperou de tudo o que aconteceu. Pelo contrário: o poço é fundo e ela se jogou nele quase com alegria. Ela só quer se anestesiar de todo pensamento e de todo poder adormecido do Caldeirão dentro dela e faz isso com muita bebida e sexo sem compromisso. Cansada de ver a irmã assim, Feyre e Rhys obrigam-na ficar na Casa do Vento, treinar todos os dias com Cassian e trabalhar na biblioteca. Mas enquanto a personagem está nessa jornada pessoal, as rainhas humanas estão se movimentando e uma nova guerra pode estourar a qualquer momento, uma que pretende juntar os Objetos Nefastos, itens de grande poder e magia que podem balançar o mundo.


Todos sabemos que com o encerramento da primeira parte da série o arco de Feyre e Rhys chegou ao fim (saudades desses lindos como protagonistas) e agora temos Nestha, irmã mais velha de Feyre, como foco, assim como Cassian, o general da Corte Noturna e um dos “irmãos” de Rhys.


Além do romance e de toda parte política que comumente envolve os livros da Maas, Corte de Chamas Prateadas é sobre redenção, sobre aprender a se aceitar e a aceitar outras pessoas. Na primeira parte da saga acompanhamos Feyre nessa jornada e agora Nestha, de maneira mais intensa, já que a personagem é furiosa e tem muitíssimas questões não resolvidas para trabalhar.


Sarah J. Maas

Nestha e Cassian


Foi fácil nos apaixonar por Cassian desde o momento em que ele apareceu pela primeira vez em Corte de Névoa e Fúria (assim como me apaixonei por Rhys assim que surgiu em Corte de Espinhos e Rosas, mesmo sendo o vilão na época). E aqui mais ainda depois de conhecer mais a fundo nosso ilyriano gatão. Mas Nestha já é outra história. Outra muito diferente. A personagem sempre fez questão de ser, na melhor das descrições, odiosa, então é claro que muita gente torceria o nariz para o fato de termos um livro dela.


Maas trabalhou muito bem a parte psicológica da personagem: sua depressão (apesar de não usar essa palavra é o que Nestha vive), sua vivência do luto, sua vontade de se anestesiar do mundo e se afastar dos que a querem bem por achar que não merece. E além do que acontecia em tempo real e seus pensamentos, o leitor ainda teve acesso a algumas memórias que ajudaram nessa construção de caráter. É como disseram em algum lugar do Twitter, algo mais ou menos assim: “é possível compreender a Nestha, mas eu não gostaria de conviver com ela”.


Sim, as cenas hot que tanto falaram são mesmo fogo no parquinho. Feyre e Rhys já se pegavam forte, mas Nestha e Cassian são outro nível. Mas o bom é que Maas não deixa que isso se torne o foco do livro. Ele não é um livro erótico, é só uma fantasia com cenas +18.


Sarah J. Maas


Algo que precisamos elogiar na autora é que ela realmente deu um arco de redenção para Nestha, a melhorou, mas ainda assim não mudou sua essência ou personalidade. Continua não sendo a pessoa mais agradável do mundo, mas começou a querer ser uma pessoa melhor. E está tudo certo, o caminho é esse mesmo. E amei que não forçou uma amizade entre as irmãs Archeron. Não, elas nunca vão ser melhores amigas. Podem se amar e se respeitar, conviver, mas cada uma ter seu caminho, como ficou muito claro nesse volume. Feyre tem seu círculo íntimo, Nestha ganhou novas amigas (Emerie e Gwyn, maravilhosas personagens, diga-se de passagem) e Elain ainda está em construção. Aguardo cenas dos próximos capítulo para que ela se torne mais interessante.


Senti muita falta da presença mais constante de Feyre e Rhys, assim como de Mor, que fez uma pontinha. Az e Amren apareceram um pouco mais, mas ainda assim pouco para mim. Com os capítulos extras vimos o que podemos esperar principalmente de Az. Ô, Sarah, cadê a felicidade para o nosso encantador de sombras preferido?


Livros da série Corte de Espinhos e Rosas


Enfim, apesar de muitas pessoas criticarem, gostei demais de Corte de Chamas Prateadas. A história fechou em si, mas já com abertura para os próximos livros. E é sempre uma sensação agridoce terminar os livros do universo da Corte, porque você fica feliz de acabar mais uma leitura incrível, mas triste de sair desse mundo e desses personagens que estão tão entranhados na gente. Sempre que finalizo os livros da autora passo uns dias de ressaca literária.


Recomendo muito.


Teca Machado


8 comentários:

  1. Oi, Teca. Como vai? Acho essa capa muito bonita. O livro parece ser bom, não é mesmo? Particularmente gosto da escrita da Maas. Que bom que gostou. Abraço!



    http://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas as capas dela são lindas assim.
      E eu amooooooooo os livros dela!

      Beijooos

      Excluir
  2. Teca, sempre quando vejo essa série lembro de você! :) Eu ainda não li nenhum livro, mas acho que pela resenha, já rolou uma mini raiva da Nestha hahaha. Porém, que bom que ela tá tentando mudar. Gosto quando os personagens tem essa evolução e os autores mostram o outro lado, digamos assim. E nossa, tem muita gente na vida real, que funciona assim para mim: compreendo, mas não gostaria de conviver hahaha. =D Enfim, ótima resenha!

    Beijos, Carol
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Carol! Leia, é sensacional!
      Mini raiva nada, É MUIA MESMO. Ela é insuportável.
      Mas é uma personagem interessante.

      Beijooos

      Excluir
  3. Nunca li nada dessa autora, mas já ouvi falar dessa coleção de livros.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts novos! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emerson, os livros dela são ótimos para quem gosta de fantasia.
      Recomendo.

      Beijooos

      Excluir
  4. Ooi
    Já até já tive vontade de ler o primeiro livro, mas só de pensar na quantidade de títulos me da preguiça hahaha
    Admiro que conseguiu chegar até o final.

    ----
    Silviane Casemiro
    Blog | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil!
      São só 4 nessa série. É de boa. A outra série dela tem mil livros, haha.

      Beijooos

      Excluir

Tecnologia do Blogger.