Mulheres extraordinárias da História


Você conhece o livro Histórias de Ninar Para Garotas Rebeldes? De Elena Favilli e Francesca Cavallo, publicado no Brasil pela V&E Editoras, na obra conhecemos a vida de 100 mulheres incríveis do passado e do presente, ilustradas por 60 artistas mulheres do mundo inteiro. Já são dois volumes, cada um com uma centena de homenageadas. Além de ser extremamente interessante, informativo e necessário, o livro é lindíssimo visualmente.


Foto @casosacasoselivros



Em celebração ao Dia Internacional da Mulher trouxe uma lista com 10 mulheres fabulosas e suas grandes conquistas que foram citadas no livro.


Mulheres extraordinárias


1- Ada Lovelace (1815 a 1852)



Foi uma matemática e escritora inglesa que viveu de 1815 a 1852. É considerada a primeira programadora de toda a história, numa época muito anterior ao computador. Amiga do matemático Charles Babbage, ela desenvolveu os algoritmos que permitiriam à máquina de Babbage computar os valores de funções matemáticas.


Frase: “Meu cérebro é mais do que meramente mortal e o tempo mostrará isso”


2- Amelia Earhart (1897 a 1937)



Foi pioneira na aviação dos Estados Unidos, autora e defensora dos direitos das mulheres. Amelia se tornou a primeira mulher a sobrevoar sozinha o Oceano Atlântico, ato pelo qual ganhou a condecoração "The Distinguished Flying Cross". Além desse, ela estabeleceu muitos outros recordes, escreveu livros e lutou pelos direitos da mulher no começo do século XX.


Frase: “A aventura por si só já vale a pena.”


3- Catarina, a Grande (1762 a 1796)



Catarina II, conhecida como Catarina, a Grande, foi Imperatriz da Rússia. Nascida como princesa, casou-se com o grão-duque Pedro Feodorovich, que em seguida ascendeu ao trono russo. Ele era cruel e arrogante e Catarina sabia que seria melhor governante que ele. Então, organizou um golpe de estado e se tornou a imperatriz. Durante seu reinado, o Império Russo melhorou a sua administração, modernizou-se, cresceu com ainda mais força e tornou conhecida como uma das maiores potências europeias.


Frase: “Sou daquelas pessoas que amam o porquê das coisas”. 


4- Cleópatra (69 a.C. a 30 a.C.)



Última governante do império egípcio dos faraós. Quando se pai faleceu, deixou o governo para ela e seu irmão mais novo, mas desentendimentos entre eles os levaram a uma guerra civil. Pediu ajuda a Júlio César, que estabeleceu o trono como sendo dela. Logo após a morte dele, ela se envolveu com o novo líder de Roma, Marco Antonio, relacionamento que se tornou histórico. Seu legado sobrevive até hoje e é tema de numerosas obras de arte, incluindo esculturas, pinturas, poesia, dramas teatrais e óperas.


Frase: “Eu não serei derrotada.”


5- Coco Chanel (1883 a 1971)



Gabrielle Chanel nasceu numa pequena cidade no interior da França. Viveu num orfanato, cercada apenas das cores preto e branco nas roupas. Aos 18 anos foi para Paris, onde se aperfeiçoou na arte da costura. Com a ajuda de um amigo da alta classe social, Gabrielle, agora apelidada de Coco devido às músicas que cantava, passou a costurar para as mulheres ricas da França, abriu sua Maison e se tornou uma das maiores do mundo até hoje. É a única estilista presente na lista das cem pessoas mais importantes da história do século XX da revista Time.


Frase: “O mais corajoso dos atos ainda é pensar com a própria cabeça.”



6- Elizabeth I (1758 a 1603)




Apesar de ter sido concebida num casamento legalizado entre o rei Henrique VIII e a rainha Ana Bolena, Elizabeth foi considerada filha ilegítima, sem direito ao trono da Inglaterra. Mas reviravoltas políticas e da vida a levaram ao poder. A corte de Elizabeth era a casa de músicos, poetas, pintores e escritores de peças teatrais, sendo ali a ascensão de William Shakespeare, um dos dramaturgos preferidos da rainha. Ela nunca se casou: valorizava sua independência tanto quanto a do seu país.


Frase: “Uma consciência limpa e inocente não teme nada.”


7- Frida Khalo (1907 a 1954)



Pintora mexicana que usava seu país como inspiração das obras. Seu reconhecimento é póstumo, ganhando notoriedade nos anos 1990, quando se tornou conhecida no meio artístico, mas também considerada um ícone para o movimento feminista e o movimento LGBTQ+. Seu trabalho é emblemático, trazendo tradições nacionais e indígenas mexicanas, além de explorar o feminino.


Frase: “Pés, para que preciso de vocês se tenho asas para voar?”


8- Malala Yousafzai (1997 aos dias atuais)



A ativista paquistanesa foi a vencedora mais jovem do Prêmio Nobel da Paz, que recebeu em 2004. É conhecida principalmente pela defesa dos direitos humanos das mulheres e do acesso à educação na sua região natal, onde os talibãs locais impedem as jovens de frequentar a escola. Desde então, o ativismo de Malala tornou-se um movimento internacional.


Frase: “Quando o mundo está em silêncio, uma única voz se torna poderosa.”


9- Marie Curie (1867 a 1834)



A cientista e física polonesa conduziu pesquisas pioneiras em todo o mundo no ramo da radioatividade. Foi a primeira mulher a receber um Prêmio Nobel e a primeira pessoa e única mulher a ganhar a condecoração duas vezes. Além disso, Marie Curie foi a primeira mulher a ser admitida como professora na Universidade de Paris. Suas descobertas incluem a teoria da radioatividade, técnicas para isolar isótopos radioativos e a descoberta de dois elementos, o polônio e o rádio. Em 1995, a cientista se tornou a primeira mulher a ser enterrada por méritos próprios no Panteão de Paris.


Frase: “Não se deve temer nada na vida. Apenas entender.”


10- Rosa Parks (1913 a 2005)



A ativista negra norte-americana é considerada o símbolo do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. Ficou famosa em 1º de dezembro de 1955 por ter-se recusado a ceder o seu lugar no ônibus a um branco, tornando-se o estopim do movimento que posteriormente viria a marcar o início da luta antissegregacionista no país. Essa revolta durou mais de uma década e só acabou quando a Suprema Corte dos Estados Unidos considerou a segregação constitucional.


Frase: “Gostaria de ser lembrada como uma pessoa que desejava sem livre... Para que outras pessoas pudessem ser livres também.”


*** 


Feliz Dia das Mulheres para essas garotas incríveis mundo afora!


Teca Machado

4 comentários:

  1. Oi!
    Li esse livro há uns anos e adorei a experiência, ele é muito inspirador e as ilustrações são lindas! Pretendo ler o segundo livro ainda esse ano!

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Suas postagens são ótimas, estou seguindo seu blog e curtindo bastante!! Parabéns!

    Meu Blog: Loteria Mega-Sena

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.