quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Para ler mais em 2020


Ano novo, livros novos!

Janeiro é sempre uma boa época para analisarmos as nossas leituras do ano anterior e traçar o planejamento literário para os próximos meses.

E pensando nisso trouxe aqui algumas dicas de como você pode ler mais em 2020.

Foto: Pixabay

1- Menos redes sociais, mais livros!

O escritor norte-americano Charles Chu afirma que é possível ler 200 livros em um ano. Como? Empregando o tempo anual que você gastaria em redes sociais em leitura. Ele fez as contas: Em média uma pessoa lê de 200 a 400 palavras por minuto. Claro que varia, mas em geral um livro tem 50 mil palavras. Em 200 livros, portanto, há 10 milhões de palavras. Se o seu ritmo for de 400 palavras por minuto, isso significa que a leitura de 200 obras vai demorar 25 mil minutos, o mesmo que 417 horas. Parece muito? Não é. Chu pesquisou e descobriu que gastamos cerca de 608 horas por ano em redes sociais. Trocar likes por páginas vai ser muito mais produtivo, tenho certeza.

2- Crie metas de leitura (ou não)

Algumas pessoas se sentem muito bem com metas ou desafios de leituras para o ano. Isso as motiva e as faz querer ler cada vez mais para atingir o objetivo ao fim dos 365 dias. É uma corrida contra si mesmo que pode te animar muito. Mas, para outros leitores, isso pode transformar o prazer de ler uma obrigação e ao invés de incentivar, deixar a pessoa mais desanimada para ler. Então descubra em qual dessas duas modalidades você se sente melhor e se jogue na leitura.

3- Lista de livros 

Faça uma lista com as obras que você deseja ler ao longo dos meses. Coloque livros que estão na sua estante há muito tempo, histórias que você começou a leitura, mas por algum motivo parou, clássicos que nunca teve coragem de enfrentar, obras que está ansioso para ler, dicas de escritores ou clubes do livro. Claro que esse planejamento pode ser flexível, tirando e colocando livros a medida que são publicados ou descobertos por você. Essa lista pode te ajudar a ler com mais facilidade e te fazer atingir metas de leitura.

Foto: Pixabay


4- Tenha sempre um livro com você

Uma boa maneira de ler mais é estar sempre preparado. Muitas vezes durante o dia temos alguns momentos improdutivos que podem ser usados com a leitura, como por exemplo: dentro do ônibus ou metrô, na sala de espera de um consultório, esperando para falar com seu gerente do banco ou mesmo naqueles 15 minutos pós-almoço que você tem de folga até voltar para o expediente. Aproveitando esses momentos, no fim do mês você vai perceber que leu muito mais. Você pode estar literalmente com um livro na bolsa, ter um Kindle (ou e-reader) ou mesmo o app de leitura no celular. Veja o que funciona melhor para você.

5- Faça um compromisso público

No livro As Armas da Persuasão Robert Cialdini compartilha um estudo da área de psicologia que mostra que, uma vez que as pessoas tornam suas apostas públicas no jockey elas se sentem muito mais confiantes de que seus cavalos irão vencer. Cialdini utiliza o exemplo para defender que o compromisso público é uma das "seis grandes armas da persuasão". Então, afirmar para as pessoas que você vai ler mais durante o ano ou que vai ler x livros provavelmente vai te fazer ler mais, porque se tornou uma “aposta” pública. Fale sobre isso nas rodas de conversa, publiquei no Facebook, faça atualizações pelo Twitter, siga desafio de leitura Goodreads ou de outras plataformas. Deixe com que saibam que você será um leitor voraz durante o ano.

E vocês, o que estão fazendo para ler mais em 2020?

Teca Machado


4 comentários:

  1. Oi, Teca como vai? Interessante esse post. Eu já leio o suficiente, mas para os que precisam mudar de hábito, essas dicas são válidas. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciano!
      Ai, eu queria ler ainda mais, haha.
      Mas e o tempo para ler? Cadê?

      Beijooos

      Excluir
  2. oI, Teca
    Eu adorei suas dicas, principalmente porque esse ano por enquanto estou a toa procurando emprego, então tenho muito tempo livre. Eu não faço mais metas porque sempre me auto saboto, aff. Mas minha "meta" por enquanto é ler os livros que comprei no ano passado e não li por pura preguiça. Espero que dê certo!
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mika!
      Eu não coloco metas porque para mim perde a graça, sabe? Vira obrigação.
      Tomara que você consiga - ler tudo e um emprego!

      Beijooos

      Excluir