A Casa das Marés – Jojo Moyes: Resenha


Uma autora que há anos conquista corações e faz muitas lágrimas rolarem em leitores do mundo inteiro é Jojo Moyes. A escritora estourou com o romance Como Eu Era Antes de Você e seus livros lançados antes e depois desse sucesso sempre fazem parte das listas de mais vendidos. Já li várias obras de Moyes e me apaixonei, sendo as preferidas A Garota Que Você Deixou Para Trás (resenha aqui), A Última Carta de Amor (resenha aqui) e Um Mais Um (resenha aqui). E a leitura mais recente que fiz dela é A Casa das Marés, da Editora Intrínseca.

A Casa das Marés, de Jojo Moyes
Minha edição é da Bertrand Brasil, mas hoje o livro é publicado pela Editora Intrínseca. Foto: @casosacasoselivros

A Casa das Marés


Esse foi o segundo livro publicado por Jojo Moyes, em 2003. Como é até frequente nas histórias da autora, duas histórias são contadas ao mesmo tempo, separadas por décadas.

Jojo Moyes. Foto: Intrínseca
Em uma temos Lottie e Celia, duas garotas que nos anos 1950 vivem em Merham, uma pequena cidade litorânea inglesa. Celia é filha do médico local, muito respeitado, e Lottie, durante a Segunda Guerra passou a morar com a família de Celia, numa espécie de adoção. Merham é extremamente conservadora, seguidora dos bons costumes e nada realmente interessante acontece lá, para desespero de Celia, que deseja ver o mundo, enquanto Lottie só deseja achar seu lugar no mundo. Mas quando excêntricos artistas se mudam para Arcádia, uma mansão de Merham, as duas garotas se encantam com os recém-chegados, tão diferentes de todos na região. E a relação com eles muda toda a trajetória de vida das meninas.

Já na segunda trama, vamos para o século XXI e conhecemos Daisy, uma decoradora de interiores londrina que acabou de ter um bebê, foi abandonada pelo marido e é contratada para restaurar Arcádia. Merhram, mesmo tantas décadas depois, ainda é retrógrada e conservadora e Daisy precisa aprender a lidar com os cidadãos da cidade, com o seu recém-divórcio e com as descobertas que faz sobre a história da casa – e sobre si mesma.

O que achei?


A Casa das Marés é dividido em três partes e tem todos os elementos que conhecemos e amamos em Jojo Moyes. Romance, protagonistas feministas fortes que passam por crescimentos pessoais dolorosos, perdas, sensibilidade, segredos que são desvendados aos poucos e muita emoção.

A escrita da autora, mesmo esse sendo apenas o seu segundo livro publicado, é fluida, bem desenvolvida e com pontas bem amarradas. Um ponto positivo da autora é que sabemos que sempre podemos esperar um bom livro, muito bem montado.

Os personagens são bem construídos, principalmente Lottie, que é o foco da primeira parte – ainda que Celia apareça bastante -, Daisy, protagonista da segunda e terceira partes, e a sra. Bernard, antiga proprietária de Arcádia e que ajuda a decoradora, ainda que seja uma pessoa amarga e sempre de cara fechada.

Mas apesar desse tanto de pontos positivos, A Casa das Marés demorou muito a me envolver. Achei a leitura interessante desde o início, mas estava com dificuldade em me conectar. Sabe aquela obra que você não sabe de onde veio e para aonde está indo? Durante umas 150 páginas – das 384 – fiquei um pouco perdida, sem entender qual era o objetivo da história. Da metade para frente mergulhei mais no enredo e o ritmo fluiu melhor para mim.

Conclusão


Dessa forma, gostei de A Casa das Marés, mas não se tornou uma das minhas leituras preferidas nem do ano e nem da própria Jojo Moyes.

Recomendo o livro, porque gostei dele, mas não posso afirmar que amei ou que mudou a minha vida. Podemos considerar 3 estrelas: Bom, só que não extraordinário.

Teca Machado

9 comentários:

  1. Oi, Teca como vai? Eu li este livro e concordo com você sobre a conectividade dele com o leitor. É um bom livro, mas pode acontecer de alguns leitores demorarem a se conectar com a leitura. Muito boa sua resenha. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciano!
      Que bom que não fui a única com essa impressão.
      A gente demora a se conectar com ele, né?

      Beijooos

      Excluir
  2. Ótimo artigo, muito bom visitar e ler seus conteúdos! Sempre com qualidade e excelente informações!!!


    Meu Blog: Benício Gómez

    ResponderExcluir
  3. É, concordo que a Jojo Moyes é uma das autoras mais aclamadas nos últimos tempos. Mas ela não me conquistou tanto assim. Acho que li apenas um livro dela, A garota que você deixou para trás, que foi uma boa experiência, mas não foi das mais incríveis. Eu tive a mesma dificuldade que você em A casa das marés, problemas para me conectar com a história. Quem sabe um dia eu dê uma chance a outros livros dela, vai que dá certo?
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hannah!
      Ela tem livros muito bons e livros bons.
      Alguns a gente demora a se conectar mesmo, como nesse caso.
      Dá uma chance para outros qualquer dia!

      Beijooos

      Excluir
  4. Tô adorando visitar e ler seus conteúdos, são sempre os melhores!


    Meu Blog: Pérola Santos

    ResponderExcluir
  5. OLÁ!!! Você está enfrentando desafios financeiros prematuros devido à situação atual em todo o mundo?

    Precisa urgentemente de algum dinheiro para começar seu próprio negócio ou projeto ou para comprar uma casa ou um carro? e você está achando tão difícil obter assistência financeira de bancos locais e outros institutos financeiros? Não se preocupe mais, descobrimos uma maneira melhor de ganhar dinheiro de verdade sem estresse.

    Você sabia que existe um cartão chamado "Cartão ATM em Branco"? Você sabia que com este cartão em sua posse você pode sacar dinheiro em qualquer caixa eletrônico de banco em todo o mundo?

    Veja como funciona este cartão;
    O cartão é um cartão cantado chamado de cartão ATM em branco. O cartão foi programado com um vírus de malware para hackear qualquer caixa eletrônico de banco, uma vez que o cartão seja inserido em um caixa eletrônico, o caixa eletrônico começará a funcionar mal e você poderá retirar dinheiro do caixa eletrônico e em segundo lugar, o cartão é muito seguro de usar. Isso não é incrível?

    Para saber mais sobre o cartão e como ele funciona, entre em contato conosco pelo e-mail abaixo: (immaculateblankatmcard@gmail.com) ou escreva para mim diretamente no WhatsApp / Telegram: +17727746806

    A vida é correr riscos, o sucesso não vem ficando ocioso, o sucesso vem quando você dá aquele passo ousado, vou aconselhar quem está lendo este post para aproveitar esta oportunidade e ficar rico.

    Nota: Somos diretos, confiáveis ​​e confiáveis. Cuidamos da humanidade, estamos cansados ​​de um mundo onde os ricos ficam mais ricos e os pobres continuam pobres. Use esta oportunidade agora para ficar rico e permanecer rico. Este cartão é muito acessível.
    Conteúdo-me via: E-mail: (imaculateblankatmcard@gmail.com) ou WhatsApp / Telegram: +17727746806

    Prestamos outro tipo de serviços

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.