sexta-feira, 17 de abril de 2015

Um Mais Um – Jojo Moyes em outro estilo


Quando o assunto é Jojo Moyes, podemos esperar uma história super emocionante e recheada de lágrimas. Foi assim no meu caso com Como Eu Era Antes de Você (Comentei aqui), A Garota que Você Deixou Para Trás (aqui) e dizem que A Última Carta de Amor, que eu tenho, mas ainda não li, segue esse mesmo caminho lacrimoso. Agora, com o livro mais recente da autora (Que eu ganhei de aniversário da Dudi, BEIJO, DUDI), Um Mais Um, é um estilo novo, mais leve e divertido, mas não menos cheio de emoção. Se você gosta das outras obras da escritora, mas está com um pé atrás nesse caso, por favor, não fique.


Um Mais Um não é tão trágico quanto os outros livros dela, mas confesso que uma vez rolou um chorinho fraco, não de tristeza e sim de lindeza. Jojo, como sempre, encheu meu coração com muito amor pelos seus personagens reais, cheios de defeitos, mimimis, mas que no fundo são bons e otimistas, apesar da sofrência quase sem fim. 

Um Mais Um é uma história sobre matemática. Aí você me fala “Ah, não! Teca, eu odeio matemática!”. Mas, não se preocupe, é uma matemática do bem, haha, que até nós de humanas conseguimos compreender. Mostra como a soma de algumas famílias destruídas pode formar um grupo feliz e amoroso, mesmo que diferenciado.

Ed Nichols é um gênio da computação e muito bem sucedido com sua empresa que cria softwares. Mas ele mete os pés pelas mãos quando, sem intenção, divulga informação privilegiada para uma ex-namorada de quem ele quer se livrar. Com um processo e uma investigação nas costas, sua vida tão ordenada e solitária perde o rumo.
Jojo Moyes

Jess Thomas é uma mãe solteira de 27 anos que faz das tripas coração para que o orçamento no fim do mês dê para cobrir as despesas. Ela cuida de Tanzie, filha de 10 anos que é um gêniozinho da matemática, e Nick, filho de 16 anos do ex-marido com a ex-esposa anterior a Jess, que sofre bullying constante pelo seu estilo alternativo de se vestir. Além de trabalhar como garçonete num bar e fazer bicos, Jess faz faxina em casas de alto padrão na cidade de veraneio onde mora, uma delas inclusive do insuportável e grosso Ed Nichols.

Tanzie, por ser tão inteligente, vai participar de uma olimpíada de matemática na Escócia. Ela precisa ganhar o grande prêmio para se matricular numa escola particular que irá ajudar a garota desenvolver todo seu potencial. O problema de Jess é conseguir ir até lá, já que mora na Inglaterra e está completamente sem dinheiro para a viagem. Após desastres acontecerem com o único meio de transporte que ela pode pagar, por brincadeira do destino Ed Nichols, seu patrão, será o responsável pela carona da família até o evento.

A partir daí são muitas horas com as quatro pessoas e mais um cachorro gigantesco e flatulento num carro de luxo, enjoos estomacais, comida suspeita, tensão no ar e risada numa viagem que tem tudo, mas tudo mesmo, para dar errado. Os problemas de todos ali são pesados e terríveis, mas Jojo Moyes sabe dar a leveza característica dos livros de sua autoria, com algumas tiradas inteligentes e engraçadas, além de um pouquinho de romance, é claro.

A interação e o envolvimento dos personagens crescem na medida em que o livro vai passando, e isso é bonito de se observar. O relacionamento é real, não aquele idealizado, tanto entre mãe e filhos quanto entre o casal. Todo mundo tem problema, todo mundo erra, mas, no final, o que prevalece é o caráter e o amor.

Uma história tragicômica (É incrível o poder de Jess e Ed de estragarem tudo o que tocam) que com certeza vai aquecer o seu coração e te fazer morrer de vontade de ler absolutamente tudo o que essa autora já escreveu na vida dela.

Recomendo bastante.

Compre um para você aqui na Livraria Janina.

Teca Machado

18 comentários:

  1. ah interessante qd um autor muda um pouco de estilo, confesso que com esse fiquei curiosa ;)

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Oi Teca!
    Amoooooooooo a Jojo Moyes, mas apenas pelo livro "Como Eu Era Antes de Você".
    Não gostei dos outros dois livros que li dela, mas se você gostou tanto desse novo talvez eu dê uma chance.
    Gostei bastante da premissa dele, coloquei na lista.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como Eu Era Antes de Você é, sem dúvida, o melhor dela.
      Amo de paixão.
      Mas Um Mais Um é uma gracinha.
      *.*

      Beijoooos

      Excluir
  3. Oi Teca, todos falam tão bem dos livros da autora, eu tenho um na minha estante e não vejo a hora de pegar para ler, quero conferir a escrita dela. Parabéns pela sua resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kétrin, obrigada!
      Sei que você vai gostar. Ela é ótima!
      :D

      Beijoooos

      Excluir
  4. Adoro essas histórias que parecem mais reais, com personagens que também tem características mais reais. Faz a gente acreditar que mesmo com tantas diferenças e defeitos, tudo pode dar certo no final.
    Diferente das histórias onde tudo e todos são sempre perfeitos. Coisa que a gente sabe que não é verdade... ^^
    Essa parece ser uma história bem divertida de ler. Já quero o livro! ^^
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mone, foi exatamente isso.
      Personagens reais nos fazem amar eles ainda mais.

      Beijooos

      Excluir
  5. Oi Teca,
    Apesar dos vários elogios que leio sobre a Jojo, ainda não li nada dela. Como Eu Era Antes de Você já está na minha listinha há um bom tempo e espero conseguir ler este ano. Se eu não me engano, ele vai ganhar adaptação para o cinema, certo?
    Um Mais Um me ganhou pela capa, apesar de simples ela tem uma delicadeza que me encantou. Estou usando o marcador desse livro na minha atual e leitura e, toda vez lembro o quanto quero lê-lo rs.
    Beijos!

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bárbara, leia os dois logo.
      Eles são maravilhosos e os melhores da autora.
      :D

      Beijooos

      Excluir
  6. Hey!

    Tenho um livro dessa autora aqui e estou louca pra conferir a escrita dela. Se eu gostar com certeza vou atrás desse título também!
    Mas do jeito que ela faz sucesso tenho quase certeza de que vou curtir muito sim!

    Beijo,
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raissa, Jojo é unanimidade, pelo menos com Como Eu Era Antes de Você.
      Vai amar, tenho certeza.

      Beijoooos

      Excluir
  7. Oii!!

    Nunca li nada da autora, pois sempre pensei que os livros não tinham nada de humor, apenas coisas tristes. Bom, nesse livro eu percebi pela resenha que estou enganada. Vou dar uma chance para essa história e, quem sabe, me surpreender mais uma vez.

    beijos

    http;//mundo-restrito.blogspot.com.br
    @rs_juliete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, esse é o mais diferente dela.
      Não é triste, mas é emocionante. E dá para rir de algumas coisas.
      É lindo!

      Beijooos

      Excluir
  8. Até hoje não li nenhum livro da autora, mas com certeza quero mudar isso porque sempre leio resenhas positivas de suas obras.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Teca!

    Nunca li os livros da Jojo. Acho que pelo fato de eu não gostar muito de drama. Então, apesar de achar as histórias legais, não ficava interessada a ponto de ler. Porém, esse livro chamou minha atenção pela leveza. Gostei de saber que a autora mesclou assuntos pesados e situações cômicas naturalmente e ainda conseguiu emocionar.
    Adorei a dica! Espero ler futuramente.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa, que bom que gostou.
      Ele é realmente o mais leve dos livros dela e muito doce.
      Espero que leia e goste. Sei que eu amei!

      Beijooos

      Excluir