sexta-feira, 24 de abril de 2015

Ser Feliz é Assim – Leitura fofinha da semana


A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista (Comentei aqui), de Jennifer E. Smith, é um dos meus livros amorzinhos. Gostei tanto, mas tanto, que na época comecei a leitura de manhã e terminei à noite. Quando vi que a autora lançou uma nova obra, Ser Feliz é Assim, é óbvio que corri para ter uma para chamar de minha com a parceria da Livraria Janina. A expectativa era grande, apesar de ouvir muita gente falando mal, e posso dizer que gostei muito. Não tanto quanto do livro anterior, mas gostei.


Se você recebesse por engano um e-mail de um garoto dizendo que você precisa cuidar do porco de estimação dele, Wilbur, você responderia? O destino fez com que Graham Larkin, um astro teen de uma trilogia famosa de filmes, sem querer enviasse uma mensagem errada para Ellie O’Neill, uma garota comum que mora lá onde Judas perdeu as botas, de acordo com ela mesma. A partir daí começou uma amizade (ou seria amor?) cibernética onde eles conversam muito, várias vezes por dia, mas não têm ideia nem ao menos do nome da pessoa do outro lado do computador.

Graham e Ellie não poderiam ser mais diferentes. Ele é um ator conhecido mundialmente, mora em Los Angeles, mas vive uma vida solitária e um tanto reclusa. Ele gosta do seu trabalho, mas detesta o assédio da mídia, do fato de que agora todo mundo o trata de forma diferente só porque é famoso e espera que haja como outros artistas. Já Ellie vive numa pequena cidadezinha do Maine, longe de tudo e de todos, numa existência simples e quase chata, já que ela e a mãe fogem de um escândalo familiar que acreditam estar enterrado no passado. A única coisa que deixa os dois realmente felizes é a troca de e-mails diária contando fatos da vida que são irrelevantes para as suas identidades, mas importantes para a construção da sua personalidade.

Um dos poucos aspectos concretos da vida de Ellie que Graham sabe é onde ela mora. Quando um novo filme que está gravando tem a chance de ser filmado no Maine, justo na cidade dela, o ator faz de tudo para que seja lá. Mas e o choque de transformar um relacionamento virtual em real? Será que eles serão em carne e osso suficientemente bons um para o outro como são por e-mail? Ellie irá reagir à fama de Graham como todas as meninas adolescentes fazem?

Jennifer E. Smith
A leitura de Ser Feliz é Assim é gostosinha, leve e divertida. Jennifer E. Smith tem essa característica, mesmo quando o assunto sobre o qual escreve é mais pesado. Temos aqui dois personagens tão diferentes, com vidas, tristezas e traumas opostos, mas que merecem compaixão mesmo assim. 

Graham é um personagem bem melhor do que Ellie. Ela tem muito mimimi para o meu gosto. Achei-a bem burra, para falar a verdade. Tudo bem que ela queria proteger a si mesma e a mãe, mas se tivesse uma comunicação melhor tanto com Graham quanto com a mãe muitos problemas poderiam ter sido evitados. E mesmo o leitor tendo acesso aos pensamentos dela, nunca fica claro o que realmente sente por Graham. Já ele é bem mais obstinado e decidido, muito mais maduro que ela em relação a todos os aspectos da sua vida. Fora que sempre deixa muito claro os seus sentimentos e o seu objetivo.

O livro começa no prólogo com a primeira troca de e-mails entre eles e segue por mais alguns dias do relacionamento virtual. A partir daí muda para a narrativa em terceira pessoa que alterna capítulos entre Ellie e Graham. Os trechos sobre ele são bem mais interessantes.

Ser Feliz é Assim não tem nada de surpreendente, de reviravolta e nem de “uau, que criativa essa história”, mas é um romance gracinha, que aquece o seu coração e que te dá horas de lazer e descanso enquanto faz a leitura.

Recomendo.

Compre um para você aqui na Livraria Janina.

Teca Machado


18 comentários:

  1. A história parece bem fofinha mesmo.. deu até vontade de ler ^^
    Adorei a resenha!
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mone, é fofinha mesmo.
      Descreveu bem.
      :)

      Beijooos

      Excluir
  2. Que amorzinho, amei a sua resenha, deu vontade de ler <3 Parece ser uma leitura legal para ler em viagens ou aviões, porque a gente se distrai de uma maneira tranquila hehe


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thayse, é exatamente isso: Bom para relaxar.
      Leitura de avião e praia.

      Beijooos

      Excluir
  3. Oi!
    Acho que depois que eu acabar de ler todos os livros do Harry Potter vou sofrer uma grande ressaca literária e esse livro pode ser exatamente meu remédio! haha
    Brincadeiras à parte, amei a estória. Leria com certeza.
    Nem conhecia a escritora, mas vou ficar de olho nela!

    Beijo
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raissa, ressaca literária total que você vai ter, hahaha.
      Leia esse, vai gostar, mas acho que vai gostar ainda mais do outro da mesma autora.

      Beijooos

      Excluir
  4. Olha eu não responderia esse email não viu rsrsrs
    nossa adorei, muito interessante e diferente,
    vai entrar pra minha lista de próximas leitura

    ⋙ ♥ Blog Livros com café
    Instagram - @bloglivroscomcafe

    ResponderExcluir
  5. Ai, Teca, a Jennifer tem uma cara de ser o tipo de pessoa que eu queria ter como melhor amiga! Fora isso, não li nenhum livro dela, mas as capas são lindaaas!

    Beijão, Guta!
    www.opinada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guta, eu também queria ser amiga dela.
      Mas acho que queria ser mais ainda da Stephanie Perkins.

      Beijooos

      Excluir
  6. Queria ler, mas ainda não consegui comprar A Probabilidade Estatísca de um Amor à Primeira Vista, acredita? :(
    Parece ser um livro muito bom, estava precisando de novos titulos para minha wishlist haha. Com certeza este vai entrar!
    Beijos :)

    Blog da Anoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anoca, A Probabilidade Estatística é melhor. Leia ele primeiro, hehe.

      Beijooos

      Excluir
  7. Oi Teca, eu li A Probabilidade e me apaixonei tanto pela escrita da autora, quanto pela história em si. É a coisa mais fofa que eu já li! E estou super ansiosa para ler Ser feliz é assim, pois parece outra fofura!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiiiim, é outra fofura.
      O outro é melhor, mas é fofo!
      *.*

      Beijooos

      Excluir
  8. Que amorzinho, preciso ler com certeza. Amo histórias assim
    Beijos <3

    http://dearitgirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcela, ele é um amorzinho mesmo.
      Se gosta do gênero, vai gostar do livro.

      Beijooos

      Excluir
  9. Deu vontade de ler ele
    http://eesmaltecia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir