quarta-feira, 8 de abril de 2015

Cidade do Panamá além da conexão - Por Lala Rebelo


Oi gente! Aqui é a Lala Rebelo, do blog de viagens www.lalarebelo.com. Para quem não sabe, eu moro no Panamá, e hoje decidi escrever sobre "minha" querida nova cidade.

Nesta semana, acontecerá aqui a "Cúpula das Américas", um encontro de governantes de todos os países da América (incluindo Dilma, Obama, Raul Castro, entre outros), portanto acho que é uma ótima hora para saber mais sobre este país!


Muita gente não sabe o que encontrar por aqui. Algumas pessoas imaginam praias bonitas, outros imaginam o Canal do Panamá (claro!), o chapéu... Alguns chamam esta cidade de "mini Miami", outros de "Dubai das Américas" (por causa dos arranha-céus e dos ótimos preços para fazer compras), e tem gente que também acha que aqui não tem NADA! rsrs. Um suuuuper engano. E vou te mostrar como aqui tem sim MUITA coisa! :)

Como o Panamá anda super em foco ultimamente e acaba sendo passagem de muita gente que vai do Brasil ao Caribe ou aos Estados Unidos, decidi caprichar ainda mais no post. Por que não ir além da conexão e conhecer melhor um país cheio de atrações incríveis?!

O Panamá é um pequeno país na América Central. Aliás, todos os países da América Central são pequenininhos. Fica entre o Oceano Pacífico e Oceano Atlântico, e faz fronteira terrestre com a Costa Rica e com a Colômbia. A capital, Cidade do Panamá, está nas margens do Pacífico (mas é muuuito fácil "cruzar" o país - cerca de 1 ou 2 horas de viagem - e chegar ao lado do Atlântico/Caribe).

mapa panama dicas de viagem blog lalarebelo

Tanto tem se falado no Panamá e motivo é o que não falta: é hoje uma das economias mais estáveis da América e seu PIB se duplicou de 2003 a 2009. A economia do país se baseia em serviços financeiros, turismo e, claro, logística (viva o Canal do Panamá!).

Muita gente nem imagina que Panama City é moderna, cheia de prédios altíssimos (muitos têm mais de 60 andares!!), avenidas largas, shoppings... Curioso é o contraste disso tudo com a parte mais antiga, bagunçada, caótica e mais pobre. Algo comum em grandes cidades, principalmente na América Latina.

QUANDO IR?
O clima é tropical, as temperaturas são altas e não variam muito (média anual de 30ºC), porém CHOVE MUITO. Por isso recomendo que a sua visita seja feita na época mais seca, que vai de dezembro a abril (isso não significa que não vai chover nunca... Mas sim que as chances são beeeeem menores.).

Sol vs. Chuva na Cinta Costera, Cidade do Panamá
Sol vs. Chuva na Cinta Costera

COMO CHEGAR
É o jeito mais fácil de chegar na Cidade do Panamá (PTY) pois existem vôos diretos saindo de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre e Manaus. A viagem dura de 6 a 7 horas (saindo de Manaus são apenas 4h) e não é necessário visto para entrar no país, apenas passaporte válido.

Muita gente pega estes vôos da Copa para ir a vários destinos no Caribe ou USA, mas acaba não saindo do aeroporto na conexão. Minha dica é que você estique seu tempo no Panamá (você não pagará extras por isso, apenas novas taxas de embarque) para conhecer a capital. E se tiver mais tempo disponível, aqui há tantas praias lindas pra você visitar, que o Panamá será pra você muito mais do que uma escala nas suas férias, e sim o destino final! ;)

O QUE FAZER / TURISMO

2 dias na Cidade do Panamá + praias

[Dia 1] Canal, Causeway & Casco Viejo

Comece o dia pelo ponto turístico do país mais famoso mundo afora. O Canal, inaugurado em 1914 (recentemente foi comemorado seu centenário), com aproximadamente 70km de extensão, existe para ligar o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico. Antes dele existir, os navios que precisavam transitar entre os dois oceanos precisavam contornar a América do Sul (quase 15 mil km!).

A construção do Canal foi iniciada pela França em 1881, porém a obra foi abandonada por problemas de engenharia e alta taxa de mortalidade dos trabalhadores. Os Estados Unidos assumiu o posto em 1904 e demorou uma década para concluir. Foi criada uma "Zona do Canal", que pertencia aos Estados Unidos (LITERALMENTE! Como se fosse um país dentro de outro país, e os panamenhos não podiam transitar livremente nesta zona). Em 1977, após a assinatura de um acordo (e após muitas brigas também!), os EUA passaram o controle da passagem ao Panamá. Após um período de administração conjunta, o canal foi finalmente assumido pelo governo panamenho em 1999. Super recente! Hoje boa parte do PIB do país vem dos ganhos com as passagens de navios no Canal. 

Assistir àqueles navios gigantescos atravessando de um lado ao outro, passando pelas esclusas (a que você pode ir visitar no lado do Pacífico é chamada de Miraflores), é simplesmente FANTÁSTICO. Não dá nem pra acreditar que toda essa inteligência em engenharia foi construída há mais de 100 anos! 

Na visita ao Canal, além de assistir ao vivo a passagem dos navios, assista também ao filme 3D e vá ao Museu. Ambos são muito bem feitos e super informativos. 

Para entender melhor o funcionamento do Canal do Panamá, assista a este vídeo: 


Miraflores Locks | foto: visitcanaldepanama.com
É um caminho que leva a 3 pequenas ilhas, bem próximas à cidade. Este caminho foi construído com as rochas que foram escavadas na construção do Canal do Panamá. Nestas ilhas, você pode passear de bicicleta, carrinho de golf e comer muito bem (tem ótimos restaurantes com vista para o mar, para a cidade e para a marina - para frutos do mar, recomendo o Bucaneros // se gostar de comida árabe, experimente ir ao Beirut), e tem também um DUTY FREE SHOP lá na pontinha. Não esqueça de levar seu passaporte para poder entrar e comprar. 

Causeway de Amador - Puente de Las Américas ao fundo

Também no Causeway, acabou de ser inaugurado o Biomuseo, um museu que conta como o surgimento do Panamá impactou a biodiversidade do planeta, além de outras galerias temporárias. A visita (ou ao menos o "passar em frente") vale mesmo é pelo edifício do museu. É o único na América Latina projetado pelo famoso arquiteto Frank Gehry. Eu achei muito bonito, todo colorido!

Edifício do Biomuseo | foto: nytimes.com

Depois de ter falado sobre tantos restaurantes, bares e hotéis neste lugar, chegou a hora de explicá-lo melhor! É a minha zona preferida na Cidade do Panamá. Tantas ruelas, casinhas lindas e coloridas, imóveis charmosos... Apenas caminhe sem direção. Pare para um café em um restaurantinho pitoresco com mesinhas na rua/calçada/praça, ou tome um vinho ou drink em um bar com vista para a cidade moderna. Aprecie as cores dos imóveis históricos, igrejas e prédios do governo desta zona que é considerada Patrimônio Histórico pela UNESCO. Aqui é o lugar para você comprar seu chapéu Panamá, heim!? :)  Eu AMO o Casco! É um verdadeiro contraste: super restaurantes, hotéis modernos em prédios super antigos... E muitas famílias ainda vivendo em cortiços. Demais.
casco viejo antiguo panama dicas o que fazer
Vista do Casco Viejo
DCIM100GOPROG0080804.
Iglesia de Santo Domingo e Arco Chato
Catedral Metropolitana
casco viejo antiguo panama 03

DCIM100GOPROG0020748.

casco viejo antiguo panama 07

casco viejo antiguo panama 05
Iglesia de San Francisco
>> Minha dica para este dia é: ir para o Canal do Panamá de manhã bem cedo, almoçar no Causeway de Amador e passear no free shop (e no Biomuseu, se quiser) e, no fim de tarde, passear no Casco Viejo e jantar/tomar uma cerveja por lá!

Se você gosta desse tipo de turismo e se facilitar, aqui no Panamá você também vai encontrar daqueles ônibus de turismo vermelhinhos, que você pode sair e voltar quando quer: City Sightseeing Hop On Hop Off. 

[Dia 2] Cinta Costera & Shopping 

  • Cinta Costera
A ideia para este dia é acordar mais cedo e fazer uma caminhada pela cinta costera, que é um estreito parque que fica às margens do mar, bordeando a Avenida Balboa. Parte deste parque (Cinta Costera III - viaduto para carros com pista exclusiva para pedestres e bicicletas) fica sobre o mar, contornando o Casco Viejo. De lá você terá vistas belíssimas! Se preferir, faça o passeio de bicicleta (aos domingos de manhã há diversas empresas de aluguel com tendas montadas na Balboa). Melhor que seja cedo porque no Panamá faz um calorão! Caminhando na Cinta sentido Casco Viejo você passará pelo Mercado de Mariscos.

Cinta Costera, sentido Punta Paitilla | foto: Leo Leiner



  • Comprinhas no shopping
Panamá tem precinho quaaaase de Estados Unidos (geralmente, 10% mais caro). Mesmo com o dólar nas alturas, tem coisa que ainda vale a pena comprar aqui, como alguns eletrônicos, cosméticos e roupas de marcas estrangeiras. De todos os shoppings da cidade, recomendo dois:

- Multiplaza Pacific: o melhor e o mais luxuoso. Mas apesar da pompa, tem lojas de todos os tipos (caras e baratas) e os preços não são mais altos do que os dos shoppings mais populares, o ambiente é bem mais agradável, e ainda tem bons restaurantes de rede como P.F. Chang'sBenihana, entre outros. Por isso, quando o turista tem tempo de ir a apenas um shopping, eu sempre recomendo o Multiplaza.

- Albrook Mall: o maior do Panamá (realmente é gigantesco!! Quando preciso ir lá, olho antes onde fica a loja para ser certeira e já estacionar no local mais próximo). E eles tem tanto orgulho de serem "os maiores" que até fizeram esta lista aqui de curiosidades (uma delas: "se você passar 10 minutos em cada loja do Albrook, levará 56 horas para percorrer todo o shopping"). É mais popular, com lojas para todos os bolsos, divididos por "zonas" que estão nomeadas com nomes de animais (pasillo del elefante, pasillo del delfín...). Recomendo ir na parte da manhã, pois costuma encher muito. Nos fins de semana fica impossível! Tem até um hotel lá dentro pra facilitar pra quem vem ao Panamá com foco em compras: Tryp Hotel.

Um assunto que sempre vem à tona quando se fala em Panamá:

- Zona Libre de Colón: como diz o nome, fica na cidade de Colón, na outra ponta do Canal do Panamá, às margens do Atlântico/Caribe, a 70km da capital. A viagem de carro dura cerca de 50 minutos, pois a estrada é ótima. É a maior zona franca da América e a 2ª maior do mundo. A cidade não é nada bonita e não há nada de atrativo por lá além das compras (e dos cruzeiros com rotas pelo Caribe que saem do porto de Colón). Eu, sinceramente, acho que nem as compras valem tanto a pena, pois não é suuuuuuper mais barato do que na Cidade do Panamá, o lugar não é lindo, e você tem que tirar praticamente um dia inteiro só pra isso. Se você planeja comprar MUITA COISA (as lojas até entregam no seu país e a maioria vende só por atacado), aí sim vale a visita. O correto é não poder sair de lá com o que você comprou, e se sair, pagar todo o imposto. As lojas é que têm que te entregar no seu endereço ou lá fora... Maaaaas dá pra dar um jeitinho. Ou seja, a zona é mesmo uma zona. A Zona Libre é uma área fechada, que só estrangeiros entram (não esqueça do passaporte, heim?!). Veja aqui a lista de marcas que estão lá dentro.

foto: travelreportmx.com


[Praias]
Chegamos a uma das melhores partes! Não vale vir ao Panamá, na "boca" do Caribe, e não curtir pelo menos um diazinho na praia, né?! Na capital mesmo, apesar de ser toda bordeada pelo Oceano Pacífico, não tem praia. O jeito mesmo é pegar um carro e ir conhecer!
Um dos meus lugares preferidos no mundo. Imagine ter uma ilha para quase cada dia do ano (são 360!! E pertencem aos índios Kuna), com areia branquinha, coqueiros e rodeadas de água azul turquesa do Mar do Caribe. Já escrevi sobre San Blás aqui no blog Casos Acasos e Livros (clique aqui para ler o post) e pra mim não existe a possibilidade de alguém vir ao Panamá e não conhecer um pouquinho desse paraíso! Seja para passar apenas o dia, caso não tenha muito tempo, ou para dormir 1 noite em uma cabaninha em uma ilha deserta. Esqueça luxo, restaurantes, estrutura... San Blás é pé na areia e natureza pura!

panama san blas praias o que fazer como chegar dicas

  • Praias do Pacífico 
Se não quiser enfrentar a estrada para chegar a San Blás nem a rusticidade do lugar, vá a alguma praia do Oceano Pacífico. A estrada é excelente e os hotéis são enormes (baita estrutura). Algumas praias são bonitas, mas geralmente a água não é clarinha e a areia é mais marrom. Recomendo 2 hotéis:

- Intercontinental Playa Bonita
A praia é OK (não é tããão boniiita como diz seu nome), mas o atrativo desse lugar é sua proximidade com a capital (apenas 15 minutinhos de carro - comodidade total!) e a estrutura do hotel. A piscina com borda infinita é linda. Também é possível pagar para passar apenas o dia lá.

intercontinental playa bonita panama o que fazer dicas praias 01
 - Sheraton Bijao
Um pouquinho mais longe do que o Intercontinental (113km), mas aqui já vale mesmo é pela beleza da praia (Santa Clara Beach). Apesar de ser Pacífico, a areia é branquinha. Adorei! :)

sheraton bijao panama o que fazer dicas praias santa clara 02
E ainda tem: Isla Contadora (leia post aqui), Bocas del Toro, Playa Venao, Portobelo... São dois oceanos bordeando um país com 75.500 km2. Ou seja, é praia pra todos os gostos!!

Espero que tenha gostado da "minha" nova cidade. Viu só como vale a pena sair do aeroporto e conhecer o super país que é o Panamá?! Comece logo a planejar sua vinda! ;)

Beijos, Lala Rebelo
www.lalarebelo.com
>> Siga também minhas viagens pelo Instagram: @lalarebelo_travelblog <<

[Se quiser dicas de hotéis, bares e restaurantes na Cidade do Panamá, escreva nos comentários abaixo e eu terei o maior prazer em te ajudar! :)]





Lala Rebelo é publicitária, cuiabana, brasileira, vive hoje no Panamá (quando não está viajando) e já esteve em 50 países. Seu objetivo é te contagiar com essa loucura chamada VIAGEM e te inspirar a pegar um avião ou a estrada para qualquer lugar. 

24 comentários:

  1. Parece um lugar incrível!
    Tirando o tempo quente, acho que adoraria morar em um lugar assim! ^^
    Vai pra minha listinha de lugares que quero conhecer!
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é incrível morar aqui, pertinho de tantas praias lindas :) beijos!!

      LALA REBELO
      www.lalarebelo.com | blog de viagens

      Instagram: @lalarebelo_travelblog

      Excluir
  2. nossa, adorei o post e as fotos, deve ser msm um lugar maravilhoso!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada, livia :)
      beijos,

      LALA REBELO
      www.lalarebelo.com | blog de viagens

      Instagram: @lalarebelo_travelblog

      Excluir
  3. Oi Lala, tudo bom?
    Olha, quando você começou a falar do Panamá, eu realmente imaginei o chapéu de mesmo nome, rs!!!
    Adoro viajar e adoraria conhecer vááários países. Esse parece incrível... Recentemente minha irmã passou por aí, mas como era só conexão, nem deu tempo de sair do aeroporto :S
    Espero algum dia ter a chance de conhecer essa lindeza de lugar pessoalmente *-*
    Beijão ♥

    Thati Machado;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thati, é o que acontece com mta gente, já que a empresa aérea do Panamá, copa airlines, é uma das poucas que voam pro caribe todoo... aí a maioria acaba só no aeroporto. mas o país é lindo e tem mta coisa legal pra fazer!!!

      Beijos,
      LALA REBELO
      www.lalarebelo.com | blog de viagens

      Instagram: @lalarebelo_travelblog

      Excluir
  4. Oii!
    Nossa, é um lugar muito bonito mesmo!
    Pelas fotos dá pra ver que tem lugares lindos pra visitar lá. Fora que é sempre legal conhecer outras culturas e países, né?
    Beijo

    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raissa, é lindo mesmo :) eu adooooro!!

      Beijos,

      LALA REBELO
      www.lalarebelo.com | blog de viagens

      Instagram: @lalarebelo_travelblog

      Excluir
  5. QUE LUGAR MARAVILHOSO, como faz para se teletransportar para lá? amei!

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rebecaaaaaaa tem promoçao da Copa Airlines pra irrrr... não é teletransporteeee mas chega em 6h nesse lugar liiindo!!! :)

      BEIJOS,

      LALA REBELO
      www.lalarebelo.com | blog de viagens

      Instagram: @lalarebelo_travelblog

      Excluir
  6. Muito bom! Adoro essas postagens onde a Lala fala sobre as viagens. Eu não fazia ideia de quanta coisa boa tinha no Panamá...que lindo! Essa Casco Viejo me deixou encantada. Ah...eu amo cores. kkkkkkkk E aquelas casinhas me lembraram Paraty, só que mais chic, digamos assim.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paloma, que bom que vc gosta dos meus posts aqui :) o Casco viejo é um dos meus lugares preferidooooos no Panamá! Um charme que só!!!
      Lembra mesmo Paraty!!

      Obrigada.

      Beijos,
      LALA REBELO
      www.lalarebelo.com | blog de viagens

      Instagram: @lalarebelo_travelblog

      Excluir
  7. Oi! Adorei as fotos, é um lugar muito bonito mesmo! :3
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, muito obrigada :)
      beijos,

      LALA REBELO
      www.lalarebelo.com | blog de viagens

      Instagram: @lalarebelo_travelblog

      Excluir
  8. Ai que lugar maravilhoso, eu adoro seus posts, adoro conhecer esses lugares lindos e vou ja tudo anotando as dicas que você sempre dá, adoro demais!

    http://thayanepontes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thayane, que bom que vc gosta dos posts!! Continue acompanhando :) Muito obrigada!!

      beijos,
      LALA REBELO
      www.lalarebelo.com | blog de viagens

      Instagram: @lalarebelo_travelblog

      Excluir
  9. Uau, que lindo o lugar =D
    Eu adoraria conhecer :3
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gih, é lindo mesmo!! eu amooo!!

      beijos,
      LALA REBELO
      www.lalarebelo.com | blog de viagens

      Instagram: @lalarebelo_travelblog

      Excluir
  10. Que lugar lindo, morro de vontade de conhecer
    adorei o post

    Beijos fica com Deus !

    http://eesmaltecia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, vem conhecer o Panamá! que bom que gostou do post!! obrigada :)
      fica com Deus vc tbm.

      Beijos,
      LALA REBELO
      www.lalarebelo.com | blog de viagens

      Instagram: @lalarebelo_travelblog

      Excluir
  11. Esse post está lindo, Teca!!
    Super completo! E nossa... eu não imaginava que o Panamá era tão lindo! Para ser sincera, nem tinha curiosidade, mas agora...
    Essas casinhas e a catedral lembram muito o nordeste brasileiro, né?
    Estou apaixonada...
    Lala, parabéns pelo post...ficou demais!

    Bjinhos
    JuJu
    As Besteiras Que Me Contam


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana, que bom que gostou do post (e do Panamá!!). Obrigada :)
      o Panamá é mesmo mto legal... mais gente precisa conhecer!! nao é tão divulgado no brasil. E sim, o casco antiguo parece um pouco de "pelourinho", de paraty... amooo!!

      Beijos e obrigada!

      LALA REBELO
      www.lalarebelo.com | blog de viagens

      Instagram: @lalarebelo_travelblog

      Excluir
  12. Oi, Lala! Oi, Teca!

    Eu amo viajar, mas confesso que nunca pensei em conhecer o Panamá, agora vejo que foi um pensamento muito equivocado. Que lugar lindo! Gostei bastante do post, foi bem informativo e nos deixa com uma vontade enorme de ir correndo visitar cada um dos lugares mencionados por você.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa, dá muita vontade, né?
      Tenho planos de em 2016, sem falta, conhecer o Panamá e visitar minha amiga.
      *.*

      Beijooos

      Excluir