Curiosidades sobre o Cinema


Saudades de um cinema, né, minha filha?


Aquela sensação de entrar num mundo fechado e escuro, sem saber se lá fora é dia, se é noite ou se está rolando uma invasão alienígena, onde tudo o que importa é aquela imensa tela na sua frente que te conta uma história e, é claro, tem a pipoca que nunca fica com gosto igual em casa.


Criado por rawpixel.com: br.freepik.com


Enquanto não podemos voltar para esse lugar mágico, ficamos na segurança da sala de casa assistindo tudo o que puder via streaming. E para matar um pouquinho das saudades, trago para vocês curiosidades sobre o mundo cinema.


Curiosidades sobre o cinema



Inventor do cinema


Cena de Viagem à Lua, de George Méliès


Na verdade, esse “filho” não tem um pai só. O cinema é uma conjunção de ideias de vários inventores que culminou no que conhecemos hoje. Alguns dizem que tudo começou com Leonardo da Vinci, que no século XV inventou uma câmera escura. A partir disso foram realizados os primeiros estudos de imagens capturadas por lentes. Nos séculos seguintes a câmera fotográfica foi inventada e aperfeiçoada, até que chegou 1891, ano em que Thomas Edison criou o cinetoscópio e as primeiras projeções de imagens em movimento foram feitas. Em seguida, em 1895, os Irmãos Lumière projetaram as primeiras imagens para um público que pagou para assistir. Até que em 1913 Georges Méliès lança o primeiro filme de ficção: Viagem à Lua.



Criação de Hollywood



Thomas Edison mais uma vez pode ser citado aqui, dessa vez por ter sido o empresário que forneceu a base para a criação da indústria cinematográfica. Edison reuniu empresas que detinham patentes de todo tipo de tecnologia que envolvia a criação de filmes – fez um monopólio mesmo – e criou a MPPC: Motion Pictures Patents Company. Ele e outros empresários passaram a controlar tudo e obrigavam artistas e produtores e pagarem preços abusivos para colocar suas obras no mundo. Cansados dessa situação, muitos deles se mudaram para um estado que ficasse longe e fora dos domínios da MPPC, a Califórnia. Lá fundaram os oito estúdios considerados os mais icônicos da indústria cinematográfica até hoje: United Artists, Paramount, MGM, Warner Bros, Fox, Universal, Columbia e RKO.


Mas o mais louco é que o local escolhido por eles era uma comunidade religiosa. Quando Hollywood foi fundada em 1900 num distrito de Los Angeles por Harvey Henderson Wilcox e com pouco mais de 500 habitantes, qualquer um que contribuísse com o fortalecimento da igreja local poderia receber um pedaço de terra para construir sua vida. E foi exatamente lá que os estúdios montaram suas sedes.



O primeiro filme falado



The Jazz Singer (O Cantor de Jazz) é considerado o primeiro filme falado da história e foi lançado dia 6 de outubro de 1927. Al Jolson foi o ator principal e o primeiro ator a falar e cantar num filme, com sua voz gravada e sincronizada numa banda de áudio.



Oscar


Foto da primeira cerimônia do Oscar, em 1929


Em 2021 aconteceu a 93ª cerimônia do Oscar. Mas como a premiação começou?


Em 1927, com o crescimento do cinema nos EUA, Louis B. Mayer, um dos chefes da MGM deu a ideia de criar uma instituição para cuidar da imagem dos estúdios e para resolver problemas trabalhistas. Assim, ele e várias pessoas envolvidas no setor criaram a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (Academy of Motion Picture Arts and Sciences – Ampas, como foi chamada). Logo depois decidiram que era necessário criar um evento que premiasse as melhores produções de cinema de cada ano. 


A primeira cerimônia do Oscar aconteceu dia 16 de maio de 1929, em um hotel de Los Angeles. Contou com a presença de 270 pessoas, que pagaram U$5 para poder assistir à entrega dos prêmios. Nesse ano Asas, que conta a história de dois amigos apaixonados pela mesma mulher na I Guerra Mundial, ganhou como Melhor Filme



Sétima arte


Imagem de Free-Photos por Pixabay 


Provavelmente você já ouviu dizer que o cinema é a “sétima arte”. Mas por quê? 


Esse termo foi estabelecido pelo intelectual italiano Ricciotto Canudo no Manifesto das Sete Artes, criado em 1912, mas publicado apenas em 1923. A ideia de numerar as artes foi uma forma simples de designar as diferentes manifestações artísticas.


Quais são as outras artes: 

1ª Música (som)

2ª Artes cénicas (Teatro/Dança/Coreografia) (movimento)

3ª Pintura (cor)

4ª Escultura (volume)

5ª Arquitetura (espaço)

6ª Literatura (palavra)

7ª Cinema (Audiovisual)

8ª Fotografia

9ª História em quadrinhos

10ª Videogames

11ª Arte digital (integra artes gráficas computadorizadas 2D, 3D e programação).


***


Adorei pesquisar para fazer esse post, mas o lado ruim é que me deu mais saudades ainda de ir ao cinema!


Teca Machado


3 comentários:

  1. Que post mais informativo. Parabéns pelo trabalho de pesquisa. Também estou com saudades de ir ao cine ver um bom filme com uma boa companhia.

    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  2. Oi, Teca

    Adorei as curiosidade, e sim, deu mais saudade ainda do cinema! hahaha A última vez que eu fui ao cinema foi em março do ano passado! :(
    A curiosidade mais legal foi a sobre a criação de Hollywood.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Teca. Como vai? Muito legal as curiosidadws. Que saudade estou de ir ao cinema. Abraço!



    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.