Malibu Renasce, de Taylor Jenkins Reid - Resenha


E ela conseguiu mais uma vez!


Estou falando da Taylor Jenkins Reid, autora de Daisy Jones and the Six (resenha aqui), Os Sete Maridos de Evelyn Hugo (resenha aqui) e, mais recentemente, Malibu Renasce, todos publicados pela Editora Paralela, selo da Companhia das Letras.


Já era apaixonada pelas duas outras obras dela e agora acrescentei mais uma para a coleção.


Foto @casosacasoselivros


Malibu Renasce


Fim de agosto de 1983. É o dia da festa anual de fim de verão dos irmãos Riva, filhos do famoso cantor Mick Riva. Nina, Jay, Hud e Kit todos os anos fazem esse evento, que começou por acaso algum tempo antes e ganhou proporções épicas, tanto que ninguém mais nem sabe se o que acontece lá é verdade ou lenda. Mas dessa vez nenhum deles está realmente empolgado. Nina, uma surfista e modelo famosa e a anfitriã, acabou de se separar do marido, um tenista famoso que a trocou por uma colega de profissão. Jay, surfista premiado, espera ansiosamente que a primeira garota que ele realmente gostou na vida apareça para aliviar o peso da descoberta que fez. Hud, fotógrafo, precisa revelar um segredo que pode destruir a união com o irmão. E Kit, a caçula, quer beijar um cara, qualquer um, só para fazer isso pela primeira vez logo e descobrir qual o seu lugar no mundo.


Até a meia-noite o álcool estará fora do controle, assim como o consumo de drogas e as pessoas. Mas em poucas horas algo mais vai perder o controle: o fogo que tradicionalmente consome a costa da Califórnia.


Ficção?

Taylor Jenkins Reid


Uma das coisas que mais gosto nos livros da Taylor é que ela escreve de uma maneira que a gente esquece que é ficção. Nos três livros várias e várias vezes eu me peguei destravando o celular para procurar no Google fotos e imagens das protagonistas (uma era cantora, a outra atriz e a terceira modelo e surfista), e só então lembrava que “não era real”. Tem coisa melhor do que um livro que faz isso com você?


A história é construída de uma maneira que te faz mergulhar nela, faz querer abraçar (ou matar!) os personagens e várias vezes você até esquece que é “só um livro”. Não é qualquer escritor que tem esse talento, e Taylor Jenkins Reid com certeza tem.


Além disso, ela está construindo o “Taylorverse”, já que os livros são interligados, o que achei genial. Não lembrava, mas descobri que Mick Riva é o marido número 3 de Evelyn Hugo e aparece num evento em que Daisy Jones está. E durante a festa de Nina o nome de alguns atores e cantores citados nos outros livros aparecem.


Rivas


Ao ler a sinopse e saber que são filhos de um cantor famoso e Nina ser modelo, pensamos em como a família é rica e não passou por necessidade. Mas não é bem assim. Os irmãos Rivas passaram por situações dramáticas, por tragédias e, unidos, seguiram em frente, sempre tendo em Nina um apoio e uma rocha que os ajudou a sobreviver.


Os personagens são muitíssimo bem construídos, com cada um dos irmãos tendo seu espaço para brilhar e crescer, mesmo que Nina seja mais protagonista do que os irmãos. Até mesmo Mick Riva, uma figura que sempre paira à sombra e apesar de não ser presente teve grande peso em transformar os filhos em quem são. Cada um dos Rivas é complexo e, de algum modo, quebrado, com uma bagagem pesada a carregar. Um trunfo de Taylor Jenkins Reid é criar personagens reais, com defeitos mil, várias falhas, doces, bons e fazer com que o leitor se identifique. 


Algo muito bacana é que esse é um livro em que os personagens não estão focados em amor romântico. Tudo bem que os personagens falam sobre isso, buscam inclusive relacionamentos, mas é principalmente sobre família, sobre irmandade, sobre lealdade com aqueles que compartilham o mesmo sangue e os mesmos perrengues. E a autora faz isso de maneira doce e sensível. 


Em alguns momentos o coração da gente fica apertado e a garganta com um nozinho, mas a mensagem, numa metáfora muito bem construída ao redor do fogo e das chamas é esperançosa: que é possível renascer mesmo depois de queimar.


Recebido na parceria <3

Malibu Renasce é excelente, como tudo de Taylor Jenkins Reid. Recebi um exemplar com brindes da Editora Paralela, parceira do blog por meio do Time de Leitores da Companhia das Letras.


Recomendo muito.


Teca Machado

 

Ao comprar pelo link disponibilizado no blog você não gasta mais por isso, mas ajuda a página a se manter no ar. <3

3 comentários:

  1. Oie
    Ainda não li nada da autora, mas já estou engatilhada para comprar Os sete maridos de Hevelyn Hugo. Seus comentários me deixaram curiosa para conhecer a escrita da autora e seus livros. Já quero todos. Ótima resenha!!

    Beijinhos
    https://tecendoaliteratura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Teca.
    Eu só li o da Evelyn Hugo e amei. E ficava toda hora querendo saber mais sobre ela e lembrava que ela não existia de verdade hehe. Esse eu quero muito ler, porque os outros dela que lançaram recentes puxam mais para o drama e estou fugindo de livros assim no momento hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia a autora e seus livros, confesso que não sou muito de ler, não tenho costume.
    Mas achei bem interessante hehe :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.