segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Os Sete Maridos de Evelyn Hugo - Resenha


Como acompanho o clube do livro da Reese Whiterspoon, sempre vejo as indicações de leituras incríveis que a atriz e produtora posta. Em março ela falou sobre Daisy Jones and The Six: Uma História de Amor e Música, de Taylor Jenkins Reid. Logo depois a editora Paralela, selo do grupo Companhia das Letras, publicou no Brasil a obra, que foi um sucesso. E agora o segundo livro da autora chega às nossas mãos: Os Sete Maridos de Evelyn Hugo, que tive o prazer – prazer mesmo! – de ler.

Fotos @casosacasoselivros

A Editora Paralela disponibilizou a prova do e-book da obra para o seu Time de Leitores ler via NetGalley. E posso dizer sem medo de errar que foi uma das melhores leituras que fiz em 2019 até o momento. Ela é uma biografia fictícia, mas tão bem escrita que durante todo o tempo esquecemos que não estamos lendo sobre uma pessoa real.

Evelyn Hugo é uma loira bombástica. Estrela de cinema das décadas de 1950 e 1960, o mundo se derreteu pelas suas curvas, pelo seu rosto perfeito, pelo seu carisma e pela sua ousadia. E, para completar, pelos seus escândalos. A musa de Hollywood teve nada menos do que sete maridos. Agora, quase aos 80 anos e reclusa dos holofotes há um tempo, Evelyn resolveu leiloar alguns dos seus vestidos mais icônicos e doar o valor arrecadado para uma instituição beneficente. A atriz decide dar entrevista apenas para uma jornalista e escolhe Monique Grant. Mas Evelyn tem planos muito maiores para Monique do que uma simples matéria: sua biografia. Então passa a contar toda a sua vida para a repórter, sem esconder segredos, alegrias e seus piores lados. E a pergunta que fica a todo instante é: quem foi, afinal, o grande amor da vida de Evelyn Hugo?

Taylor Jenkins Reid - Crédito: instagram
Se eu discorrer muito sobre o enredo, os maridos, os atos de Evelyn e seus relacionamentos, vai perder muito da graça da obra, então me contento em dizer que Taylor Jenkins Reid faz uma belíssima construção dos personagens, principalmente da protagonista.

Evelyn é marcante. Acho que essa é a melhor forma de descrever o estouro que é a loira que arrancou suspiros de todo o mundo ao longo de várias décadas. É uma personagem complexa, com tantas camadas – boas e ruins – que é até difícil descascar e descobrir quem é a mulher que vive embaixo do peso que é ser Evelyn Hugo. Ele é magnética, obstinada, egoísta, teimosa e ambiciosa, mas tudo o que faz é em benefício daqueles que ama, além de si mesma, é claro, porque o seu instinto de autopreservação é imenso. Para acrescentar, é forte, porque a vida lhe deu várias bofetadas, mas ainda assim ela seguiu em frente.

Apesar dos sete maridos, o foco é na mulher. Afinal, como ela mesma diz: “Porque eles são só maridos. A Evelyn Hugo sou eu”.

Ao final do livro o leitor fica com a dúvida de se quer abraçar, matar, admirar, estapear ou consolar Evelyn. E não só ela, mas Monique também, que apesar de não ser a protagonista, tem um papel muito importante na vida de Evelyn, mas que nem mesmo ela sabe até que a atriz revele.


Os Sete Maridos de Evelyn Hugo é um livro que te faz sentir. Taylor Jenkins Reid nos joga na cara todo tipo de emoções e em certos momentos tudo o que você deseja é apenas ficar deitado na BR se sentindo atropelado por vários sentimentos. A autora fala sobre tantos assuntos importantes que nos pegamos refletindo sobre eles. Não posso discorrer sobre isso, devido ao spoiler imenso que seria, mas afirmo com convicção que são necessários para reflexão.

Essa é uma obra estonteante sobre uma mulher fabulosa. Com certeza merece todo o burburinho que está gerando.


Recomendo muito.

Teca Machado

3 comentários:

  1. Oi, Teca como vai? Sua resenha completinha como sempre despertou minha curiosidade em ler esse livro. Já li alguns comentários super positivos à respeito desse livro. Espero o ler em breve, abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. legal conhecer esse livro, gosto de personagens que nos despertam esses sentimentos dúbios e nos faz refletir sobre esses temas importantes

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante do artigo de hoje, sempre estou aqui acompanhando seu blog. Tenho aprendido muitas coisas legais aqui e te agradeço por compartilhar...

    Beijos 😘.

    Meu Blog: Dicas da Web

    ResponderExcluir