segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Um Passado de Presente - Crítica


Adorável e para deixar o coração quente. É assim que podemos descrever Um Passado de Presente, da diretora Monika Mitchell, produção de Natal da Netflix. Sim, temos aqui mais um filme fofo, sem grande orçamento, com visual bonito, estrelado por Vanessa Hudgens e que passa nessa época do ano. É cheio de clichês, mas é uma boa diversão para quem gosta de longas do tipo.


Em Um Passado de Presente, conhecemos Brooke e Sir Cole (Hudgens e Josh Whitehouse). Ela é uma professora de Ohio que vive em 2019 e é totalmente desiludida com o amor, depois que o seu ex-namorado a traiu e trocou por outra. Cole é um cavaleiro inglês dos anos 1300, que após um encontro com uma feiticeira é enviado para a nossa época. Ele tem até a véspera de Natal para descobrir qual é a sua missão como cavalheiro, para então conseguir voltar para casa.

Claro que o filme é cheio de clichês (quem mulher moderna e desacreditada no amor não se apaixonaria por um cavaleiro medieval bonitinho cheio de boas maneiras e que sabe cozinhar?), mas é exatamente isso que ele prometa ser e nunca tentar ser algo mais. É aquele tipo de história que a gente assiste quando quer uma certeza de final feliz, de algo fofo e do que é chamado de feel good movies.



Um Passado de Presente é bem rapidinho, apenas 90 minutos, e isso faz inclusive que o enredo seja um pouco corrido. Alguns aspectos poderiam ser melhores trabalhados se houvesse mais tempo, como a questão da vida de Sir Cole na sua época, o arco de David (Jean-Michel Le Gal) e suas dificuldades como pai sozinho de 4 crianças e mesmo aprofundar um pouco mais em quem em Brooke. 

Outro problema é que entre Cole vir do passado, ser levemente atropelado por Brooke no futuro e até ele concluir sua missão, se passam sete dias, que são preenchidos com atividades cotidianas, como maratonar filmes (e aí a Netflix faz propaganda de suas outras produções de Natal), ir ao supermercado e cozinhar. Uma ou outra sequência realmente serve para o caminhar da história. Mas, mesmo assim não tira o brilho de simpatia e coração quentinho que Um Passado de Presente tem.



Vanessa Hudgens nasceu para interpretar garotas como Brooke, Stacy e Lady Margareth (as duas últimas personagens do seu filme de Natal de 2018, A Princesa e a Plebeia). Ela está extremamente confortável na pele da mocinha de comédias românticas – ainda mais as natalinas. E é super gostoso ver como ela se encaixa bem no gênero. Josh Whitehouse é um tanto caricato e um pouco forçado em alguns momentos, mas seu Sir Cole é fofo, gentil e a gente se apaixona juntamente com Brooke.

Obviamente o visual do filme é muito bonito. Se tem algo que a Netflix sabe fazer é criar um mágico clima de Natal em suas produções. A vontade que dá é a de empacotar tudo o que se tem e ir morar na cidadezinha de Brooke ainda esse ano. Tudo é lindo e arrumado, inclusive as pessoas. 


Para apreciar o filme em sua totalidade, o espectador precisa deixar algumas coisas de lado, como o fato de que apenas após ver Brooke dirigindo Cole ele sabe dirigir e apesar de não ser um ótimo motorista, chega inteiro em seu destino, a peruca horrorosa da feiticeira (Ella Kenion), ele – um desconhecido meio doido e com uma armadura – ir morar na casa dela horas após se conhecerem e outros pequenos pontos. Mas, Um Passado de Presente é adorável até mesmo nas suas imperfeições.

Pegue a pipoca, prepare o sorriso e de sinta aconchegado com essa produção tão bonitinha.

Recomendo.

Teca Machado


3 comentários:

  1. Oi, Teca como vai? Me parece um filme bom de ser assistido, ainda mais com a data natalina se aproximando. Gostei da dica e a resenha ficou maravilhosa. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. ahh realmente essa é a temporada dos cliches de Natal que a gente adora né, haha. com certeza já quero assistir esse, tbm acho que a Vanessa é perfeita pra esse tipo de papel

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante do artigo de hoje, sempre estou aqui acompanhando seu blog. Tenho aprendido muitas coisas legais aqui e te agradeço por compartilhar...

    Beijos 😘.

    Meu Blog: Meu blog de dicas online

    ResponderExcluir