segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Recordes literários


Não sei vocês, mas eu adoro saber os recordes mundiais. E quanto mais estranho, melhor!

E o Guinnes Book é um prato cheio para quem gosta. Ele tem realizações de todos os tipos, desde quem fez o tempo mais rápido em corrida 100 metros até qual o tamanho da maior bolha de sabão do mundo (7,36 metros de bolha e esse recorde é de um brasileiro!). E, é lógico, há registrado nele alguns recordes literários.

Vamos conhecer quais são?

1 - Livro inédito mais grosso do mundo


Das Buch des dickste Universums, editado pela Zeitgeist Media GMBH. Ele reúne textos e desenhos feitos por crianças num concurso realizado pelo Ministério Federal dos Transportes da Alemanha. A lombada do livro mede pouco mais de 4 metros. São 50.560 páginas e pesa 220 kg. Ficou interessado? Você pode encomendá-lo em qualquer livraria da Alemanha por “apenas” 9.999 euros.


2 - Pessoa mais velha a publicar seu primeiro livro


Bertha Wood, uma inglesa, teve seu primeiro livro publicado em seu 100 º aniversário em 20 de junho de 2005. Ele se chama A História de uma Colônia de Férias Blackpool, e são memórias, as quais começou escrever aos 90 anos.


3 - Romance mais antigo do mundo 


Callirhoe (também chamado de Chaireas e Callirhoe), de Chariton, um grego. Pelos papiros encontrados, acredita-se que seja do primeiro século depois de Cristo. A história se passa em Siracusa e narra as aventuras de uma noiva chamada Callirhoe.


4 - Autor de série de livros best-seller mais jovem do mundo


Esse é um conhecido do público infanto-juvenil: Christopher Paolini. O jovem publicou o primeiro livro da série Ciclo da Herança, cujo volume inicial é Eragon, aos 15 anos. Em seguida vendeu mais de 20 milhões de livros em todo o mundo.


5 - Livro mais caro vendido em leilão


Um raro exemplar de Birds of America foi arrematado por um comprador por 7,3 milhões de euros em 2018.  O livro do século 19 contém 1.047 ilustrações em tamanho real de 435 aves desenhadas e coloridas a mão.


6 - Autora mais traduzida em todo o mundo


Essa categoria é fácil: Agatha Christie. Conforme inventário da UNESCO de traduções de livros, a rainha do crime conta com 6.598 traduções de seus contos, romances e peças teatrais.


7 -Maior título de livro do mundo

Só o nome dele já é gigante! Haha

São 5.633 caracteres - 1.086 palavras - e foi escrito pelo Dr. Sreenathachary Vangeepuram, da Índia, em 2010. E você quer saber o título?  Nem mesmo o site do Guinnes disponibilizou-o no site e eu procurei no Google, mas não encontrei.


8 - Maior livro do mundo 


A XIII Bienal do Livro do Rio de Janeiro, em 2007, contou com um recorde. Havia uma edição de O Pequeno Príncipe que media 2,01 m de altura e 3,08 m de largura quando aberto, com 128 páginas. 


9 - Maior tempo girando um livro na ponta dos dedos

Thaneswar durante a prova

30 minutos e 1,08 segundos. Esse foi o tempo que Thaneswar Guragai, do Nepal, conseguiu ficar girando um livro com o dedo.


10 - Mais rápido maratonista fantasiado como um personagem literário


Esse recorde vai para David Ross, que terminou a maratona de Londres em 3 horas, 2 minutos e 30 segundos vestido de Dennis, o Pimentinha.

Fonte: Listas Literárias

E aí, qual foi seu recorde preferido?

Teca Machado 

5 comentários:

  1. Oi, Teca como vai? Interessantíssimo esses recordes. O que mais me chamou atenção foi o livro inédito mais grosso do mundo, a lombada do livro medir mais de 4 metros é impressionate, chega a ser algo assustador até, inclusive imagine um livro desse em sua estante. Muito embora não haja espaço para um monstro literário como esse exemplar numa estante, seria um fato marcante possuir um e tê-lo como uma relíquia literária. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Teca, adorei o post, hahah
    Gente, olha o tamanho desse primeiro livro, scrr kkk
    Publicar um livro com 100 anos, a senhora tá de parabéns!
    Como assim ngm divulgou o maior título de livro do mundo? 🤔
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. haha acho recordes uma coisa bem engraçada e curiosa, adorei ver que o maior livro foi registrado por aqui e ainda é uma bela obra como o Pequeno Principe

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Oi Teca, adorei sua postagem pois eu não conhecia absolutamente nenhum recorde e muito difícil escolher um favorito pois tratando-se de livros amo TUDO RSRSrs
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com/

    ResponderExcluir