quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

De volta para o passado: Havana, Cuba - Por Lala Rebelo


Boooom dia! :) Aqui é a Lala Rebelo, do blog de viagens www.lalarebelo.com, e hoje o destino que escolhi para escrever no blog Casos Acasos e Livros é HAVANA, CUBA, capital desse país caribenho alegre, curioso e que está se abrindo para o mundo :)


Já pensou em ir pra lá?



Cuba é o destino ideal para quem gosta de fazer uma viagem mais cultural, em um lugar cheio de histórias incríveis, e ao mesmo tempo curte um tempo de relax total, com praia, sombra, água fresca (e azul turquesa) e muita, muita preguiça. 


Salón de Los Espejos no Museo de La Revolución - Havana, Cuba
Se você imagina que Cuba é uma ilhotinha pequena, saiba que é maior do que muito país europeu e tem uma população de mais de 11 milhões de habitantes!! É a maior ilha do Caribe e está a apenas 145km dos Estados Unidos (esse é um dos motivos de taaantos cubanos morarem em Miami!). 

Cuba e países vizinhos (Havana em destaque) | Google Maps


A primeira coisa que você pensa quando chega em Cuba é "VOLTEI NO TEMPO". E conhecer Havana é OBRIGATÓRIO para entender de fato o que tem "por trás disso tudo". Uma dica que dou é: se você quer conhecer Cuba justamente para viver esta "experiência nostálgica", VÁ LOGO! ;)



Fomos no Carnaval de 2013 e voltamos um ano depois. Muita coisa já está mudada! O país, governado desde 2008 pelo irmão de Fidel, Raúl Castro, está cada vez mais aberto, apesar de ainda sentir a força do bloqueio econômico americano.  Mas Habana Vieja continua lá, um verdadeiro museu a céu aberto!


Cinema Payret (de 1897 e ainda em funcionamento) em Habana Vieja, Paseo del Prado
Grande Teatro de Havana com o capitólio ao fundo - Paseo del Prado
Viajar para Havana te faz pensar o tempo todo... Você passa metade do seu dia curtindo o socialismo e a outra metade do dia, o capitalismo (pelo menos, comigo foi assim). Uma viagem de reflexão. Então, o legal de viajar pra Cuba é isso: se abrir para aprender coisas novas, ouvir, debater... Sem preconceitos. 


Conversar com cubanos é um programa bem legal. Principalmente com os mais velhos, que vivenciaram a Revolução. Geralmente estes são defensores do socialismo. Pergunte sobre o sistema, a moeda local, tudo o que puder! Conversamos também com jovens (motoristas de "taxis-triciclos") e estes não gostavam nada do socialismo e do fato de não serem livres para viajar e se mudar para onde bem entenderem.




UM POUCO DE HISTÓRIA RÁPIDA PARA CONTEXTUALIZAR



Em 1952, o sargento Fulgencio Batista deu um golpe de estado e, com o apoio dos Estados Unidos, seu governo se tornou uma ditadura violenta, que não se importava com as necessidades do povo. Cuba estava se tornando uma "ilha do prazer" norte-americana, famosa por suas músicas, prostitutas, charutos, bebidas e jogo. Para combater a ditadura, surgiu um movimento revolucionário liderado por Fidel Castro, Ernesto "Che" Guevara e Camilo Cienfuegos e, em 1959 (depois de muitos combates e muitas tentativas, claro), o ditador Batista foi deposto. Este movimento também resultou na implantação do socialismo e, alguns anos depois, no rompimento de relações com os Estados Unidos


Álbum de figurinhas da Revolução sendo vendido na Plaza de Armas, Havana


COMO CHEGAR & VISTO DE ENTRADA



Para chegar em Havana mais facilmente, você pode voar por duas cias aéreas:
Copa Airlines - com conexão na Cidade do Panamá 
Avianca - com conexão em Bogotá, Colombia

Brasileiros PRECISAM DE VISTO para entrar em Cuba. Mas tirar o visto de turismo cubano é super fácil (ainda bem!). Nós tiramos no próprio aeroporto, na hora de fazer o check-in com a Copa Airlines em São Paulo. Para o visto ser concedido, você tem que ter passaporte válido, passagem aérea de ida e volta e reserva de hotel. 


MOEDAS CUBANAS - Uma para turistas e outra para locais


A moeda oficial de Cuba é o Peso Cubano (CUP). O CUP é usado pelos cidadãos e vale muito muito pouco (cerca de 25x menos que o Dólar Americano). Mas existe também o CUC (que é o Peso Convertible), que é a moeda para os turistas, que equivale mais ou menos a 1 Dólar Americano. 

Uma dica importante: se você for levar dinheiro para trocar lá (que foi o que fiz) leve EUROS e não DÓLARES. Pois no câmbio de dólar é aplicado um imposto de 10%, o que não acontece no câmbio de Euro. Ou seja, levando Euros seu dinheiro valerá mais CUCs. Troque nas casas de câmbio que se chamam CADECA (estão por todos os lados, inclusive no aeroporto), pois são as casas oficiais do governo. 

Alguns lugares já aceitam cartões de crédito, mas achei muito muito restrito. Por isso, é melhor garantir dinheiro em CASH o suficiente para toda a sua estadia no país. 


ONDE FICAR


Indico muito se hospedar em Habana Vieja. É onde tudo acontece! Ficar hospedado lá é vivenciar de fato uma história do passado. É se sentir em um filme de época. E também fica pertinho da maioria dos pontos turísticos e de ótimos restaurantes :)



Fiquei hospedada neste hotel e recomendo MUITO. Está no Paseo del Prado, a principal avenida de Habana Vieja, vizinho de "parede" do Gran Teatro de Habana e do Capitólio. O hotel é muito antigo (1875), porém muito conservado. Tem aquele tipo de decoração que o faz parecer um hotel de luxo que ficou parado no tempo. Eu, particularmente, gosto de viajar e vivenciar coisas bem "características" de cada lugar. E este hotel é exatamente a imagem que tinha de uma Havana do passado. Sem falar que o preço também era ótimo. Reservamos pelo próprio site do hotel. 


Meu quarto no Hotel Inglaterra
Terraço do Hotel Inglaterra - vista linda da cidade! No fundo da foto: Gran Teatro de Habana & Capitólio
Fachada do Hotel Inglaterra
Café da manhã servido no pátio do hotel - lindo, lindo!

Outras ótimas opções: Hotel Telégrafo (vizinho do Inglaterra), Hotel Mercure Sevilla, Hotel Parque Central Iberostar e Hotel Santa Isabel.

COMES & BEBES


Havana me surpreendeu bastante com sua culinária. Comemos muito bem na cidade! E claro, bebemos muito bem também! :D 

Dois dos pratos típicos: moros y cristianos (arroz com feijão misturado) & ropa vieja (carne desfiada cozida). Comer as duas coisas juntas é delicioso! Também se come muito frango e mariscos. Drinks típicos todo mundo já sabe: mojitos e daiquiris. Hummmmm...




Eu ADOREI este lugar! É onde Ernest Hemingway costumava tomar seus mojitos. Também, não é pra menos: La Bodeguita del Medio tem o melhor MOJITO de Cuba :) A área do bar é BEM cheia e apertadinha. Não deixe de ir comer no restaurante também (e não ficar apenas na área do bar). O prato de moros y cristianos con ropa vieja de lá é uma delícia! E o lugar tem TODAS as paredes rabiscadas por turistas. Encontre um espacinho e deixe sua marca por lá! Será que você consegue encontrar a minha???

Calle Empedrado, 207 - entrada da Bodeguita del Medio
O famoso Mojito cubano da Bodeguita!
"Meu Mojito em La Bodeguita e meu Daiquiri em El Floridita" - Ernest Hemingway 
Restaurante da La Bodeguita del Medio, ATRÁS do restaurante - repare nos rabiscos/assinaturas na parede!
Nesse lugarzinho eu escrevi CUIABÁ - MT :)
O Floridita, apelidado de La Cuna del Daiquiri, é outro clááássico da capital cubana. Conhecido por ter o melhor DAIQUIRI do país (bebida feita com rum, suco de limão e açúcar), também era um dos bares queridinhos do escritor Ernest Hemingway. O lugar tem aquele estilão cubano e um ambiente bem agradável. Além de bar, é também restaurante. Parada obrigatória na sua visita a Havana. 

Provando o famoso daiquiri do El Floridita
Olha só quem encontramos por lá: José de Abreu!!! O eterno NILO! Hehehe!
José de Abreu e a estátua de Ernest Hemingway



Pra mim, o jantar no La Guarida foi um dos pontos mais altos de toda a viagem. Que lugar FANTÁSTICO! Ao chegar no endereço do restaurante, uma rua vazia e abandonada, você pensa que está no lugar errado. A entrada é por uma porta imensa e não existe "nada" do lado de dentro (uma mansão antiga e, aparentemente, abandonada). Ao chegar no terceiro andar, a confirmação de que você não errou de porta. Adorei o ambiente (cenário do filme Fresa y Chocolate) e principalmente AMEI a comida. Peça uma mesinha no pequeno terraço pra ter uma experiência ainda mais incrível

Entrada do Restaurante La Guarida - estranho, não?!
Subindo as escadas pra chegar no La Guarida
Ainda não chegamos... Mais escadas!!!

Edifício do Restaurante (3º andar) | foto: site do restaurante


COMO SE LOCOMOVER EM HAVANA



O mais gostoso de Havana é andar a pé! Se enfiar pelas ruas... Ir descobrindo lugares... Mas se você quiser ir para lugares um pouco mais afastados ou se estiver com preguiça, opção é o que não falta! O transporte é muito barato, mas NEGOCIE antes!



- Taxis normais - o mais raro!



- Tuc tuc - um must em Havana! hehehehe




- Taxis-triciclos


- Taxis de época - fala se não é muuuito legal andar por aí à la Penélope Charmosa?! :)

Ricardo posando de motorista da Penélope! hahaha (mas na verdade, é o taxista quem dirige)

O QUE FAZER EM HAVANA ALÉM DE COMER, BEBER, COMER, BEBER...

- Plaza de La Catedral & Catedral de San Cristóbal
Essa praça é linda tanto de dia como de noite e tem alguns restaurantes deliciosos com mesinhas ao ar livre! A Catedral começou a ser construída em 1748 pelos jesuítas e foi concluída pelos franciscanos em 1777. Tem esse nome porque, de acordo com crenças populares, até 1898 estavam guardados nela os restos mortais de Cristóvão Colombo.

Plaza de La Catedral de dia... Restaurantes com mesas na praça. Delícia!
A noite também é linda :)
La Catedral de San Cristóbal
- Plaza de Armas
Praça linda e espaçosa, cheia de construções interessantes (inclusive o Palácio de Los Capitanes Generales - visitas permitidas!!). Há também uma feira diária de livros, jornais e revistas antigas muuuito legal!! Não deixe de "fuxicar" rs! Nesta praça também está um hotel muito bonito que fica em um casarão antigo chamado Hotel Santa Izabel. Você pode entrar e tomar um drink no terraço! ;)

Dançando salsa feito doida na Plaza de Armas 
- Gran Teatro de La Habana
Edifício maravilhoso, inaugurado em 1838. É a "casa" do Ballet Nacional de Cuba. Não conheci o interior (mas é permitido!). Por fora é bem lindo. 

Prédio UAU do Gran Teatro de Habana - olha o Hotel Inglaterra (branco) ali no cantinho direito!!
- Capitólio
Foi inaugurado em 1929 e é uma imitação assumida do Capitólio de Washington DC, só que mais alto. Foi sede do governo até 1959 e hoje é o Ministério da Ciência. Quando fomos, estava em reforma e não podíamos entrar :(



Capitólio visto de longe - muito imponente!
- Real Fábrica de Tabacos Partagás
A maior fábrica de charutos cubana, fundada em 1845. Você pode conhecer todo o processo de fabricação de um charuto. Achei incrível! E tããão trabalhoso. Uma verdadeira arte. Separe um bom tempo para ver todas as etapas com calma e perguntar tudo o que quiser para a guia da Partagás!! Infelizmente, não podia tirar foto e nem filmar a visita. 


- Paseo del Prado (ou Paseo de Martí)
Essa larga avenida (onde está a maioria dos hotéis, o Capitólio, o Gran Teatro etc.) é linda! O Paseo foi construído em 1772 e era onde a aristocracia passeava de charrete. Repare nos leões de bronze, nos bancos de mármore e também nas janelas das casas e nas ruas perpendiculares. Quanto contraste!



Reparando nas janelas do Paseo del Prado. Muito contraste!

Capitólio no fundo
- Museo de La Revolución 
Este museu foi um dos passeios mais interessantes de toda a viagem. O Museu da Revolução está instalado justamente onde era o palácio do ditador Fulgencio Batista. Provocação?! O edifício, inaugurado em 1920, é um luxo que só! Acredita que ele foi decorado pela Tiffany de Nova York?? Separe um bom tempo para conhecê-lo. Você sai de lá sabendo muito mais sobre as lutas pela independência, as guerrilhas e sobre a revolução. Repare nas marcas de balas na escadaria principal. Foram disparadas por estudantes revolucionários em 1957, mas Batista fugiu para o andar de cima e se salvou. Vaso ruim não quebra!!! Hehehe!

Em frente ao edifício do Museu (antigo Palácio do Ditador Batista)
Marcas de balas na escadaria principal disparadas em 1957 por estudantes
Cantinho dos "cretinos" - Olha o Bush aí com o livro ao contrário!!!
Salón de los Espejos - antigo hall de recepção do palácio presidencial
- Malecón
É um calçadão de 7km a beira-mar que passa por vários bairros de Havana (da parte antiga até a parte mais moderna). Passeie um pouco por lá... Achei uma caminhada bem agradável :) Os cubanos costumam se concentrar por lá para ver o por do sol. 



- Plaza Vieja
De velha essa praça não tem nada! Que lugar mais fofo. É a praça que mais gostamos em Havana, a mais linda! Na verdade, ela já se chamou Plaza Nueva (foi construída em 1559), mas depois que surgiram outras áreas urbanas no século 19, a praça perdeu seu status de lugar importante e teve seu nome alterado para Plaza Vieja. Tinha virado até estacionamento! Mas foi restaurada e hoje voltou a ser uma jóia colorida em Habana Vieja. Todos os edifícios que rodeiam a praça são L-I-N-D-O-S. Tem construções de 4 séculos diferentes.


Vista da Plaza Vieja a partir do prédio da Cámara Oscura
Esse lugar foi um achado! No último andar de um prédio que fica na esquina da Plaza Vieja (Edifício Gómez Vila) está a Cámara Oscura. Existe desde 2001 e funciona por meio de duas lentes e um espelho em um periscópio. A imagem é projetada (ao vivo / em tempo real) em uma plataforma côncava com quase 2m, em uma sala escura. Um guia vai girando o equipamento e explicando a cidade em 360 graus. Você vai ver cenas de todo tipo: pessoas caminhando, cubanos estendo roupa no varal, crianças brincando, telhados, monumentos, praças... Adorei a experiência! A apresentação dura uns 15 minutos e custa apenas 2 CUCs. Além da cámara oscura, a vista do prédio é bem legal.

foto: tripadvisor.com
Conheça o edifício art déco inaugurado em 1930 do Hotel que já hospedou muita gente famosa, como Winston Churchill e Walt Disney. Pelo jardim do hotel você tem uma linda vista de Havana e da orla. O bar é aberto ao público. Não indico se hospedar lá porque fica bem afastado do centro histórico, mas a visita vale a pena, pois o local é famosíssimo :)

Edifício do Hotel Nacional de Cuba
- Plaza de La Revolución
Mais uma praça!!! kkk! É o que não falta em Havana!!! Essa praça não tem charme algum, mas a visita é válida devido à sua importância histórica. Foi construída na época de Batista (1952), como a Plaza Cívica. Em 1959, com a vitória de Fidel Castro, a praça foi renomeada e passou a se chamar Plaza de La Revolución. Este é o local onde a massa se reunia para assistir aos discursos de Fidel Castro, que se sentava próximo ao obelisco, ao lado da estátua de José Martí (criador do Partido Revolucionário Cubano). A praça é famosa também pelas imagens de Che Guevara e de Camilo Cienfuegos que estão nos prédios em volta. Fica afastada do centro.

Monumento a Che Guevara a esquerda e a Camilo Cienfuegos a direita - Plaza de La Revolución
Memorial Martí: torre de 109m de altura e estátua de José Martí de 18m de altura feita em mármore branco
- San Carlos de La Cabaña & Cañonazo
Afastados do centro de Havana estão o Castillo del Morro e a Fortaleza de La Cabaña. Quando Cuba foi conquistada pelos britânicos e os espanhóis a recuperaram 11 meses depois, sentiram a necessidade de protegê-la ainda mais. Foi uma obra gigantesca, que usou mais de 4.000 trabalhadores e custou 14 milhões de pesos. Toda as noites pontualmente às 21h acontece a cerimônia do Cañonazo, que é o disparo de tiros de canhões por soldados das Forças Armadas Revolucionárias, com uniformes de época. No período colonial esses tiros eram disparados para avisar aos cidadãos de que os portões da cidade estavam fechados. Vale a pena ir ver de perto a cerimônia! :)

Cerimônia do Cañonazo na Fortaleza de La Cabaña

Ufa! Quanta coisa oferece Havana, não? Que cidade! Se agora você quer conhecer Cuba, espero que este post tenha te deixado com vontade de já marcar as próximas férias para lá!!! Ou quem sabe o próximo Carnaval? Eu fui no Carnaval de 2013, quando ainda morava no Brasil e o tempo deu super certo!


Indico ficar pelo menos 3 dias inteiros em Havana para conhecer bem a cidade e sua história. 




PRAIAS



E ainda tem as PRAIAS de Cuba! Uau, imagina que super viagem pode ser essa, heim?!

Como disse no início desse post, mais legal ainda é poder unir cultura e história com lindas praias. Depois de conhecer Havana, indico dois tipos bem diferentes de praias paradisíacas em Cuba, que você pode escolher qual prefere: 

- Varadero
Alugue um carro em Havana e vá dirigindo para Varadero, pois está a apenas 144km de distância da capital e a estrada é boa. Só que Varadero não é uma "experiência cubana". É paraíso para estrangeiros (ouvi falar que os cubanos que não trabalham nos hotéis, nem entrar em Varadero podem). A cor da água é de um azul que faz os olhos arderem, mas a experiência é praticamente a mesma de viajar para qualquer outro lugar do Caribe
Sugestões de resorts: Meliá Varadero e Barceló Solymar Arenas Blancas


Varadero | foto: site do hotel Barceló Solymar Arenas Blancas

- Cayo Largo
Muito mais rústico do que Varadero. A ilhota faz parte da província da Isla de la Juventud. Além das praias de areia branca e águas turquesas, para quem curte mergulhar, Cayo Largo é o paraíso. Como fica mais longe, em uma ilha, pra chegar você tem que pegar avião. Voe de Aerogaviota ou Cubana de Aviación
Sugestões de hotéis: Sol Pelícano, Sol Cayo Largo e Villa Lindamar 

Cayo Largo | foto: aircanada.com

E aí, vamos pra Cuba? :)


Obrigada por me acompanhar nesta viagem!

Um beijo,
Lala Rebelo 
(acesse também meu site de viagens: www.lalarebelo.com)




Lala Rebelo é publicitária, cuiabana, brasileira e vive hoje no Panamá (quando não está viajando). Tem 26 anos e mais carimbos no passaporte do que anos de idade :) Viajar faz bem ao coração. Seu objetivo é te contagiar com essa loucura chamada VIAGEM e te inspirar para pegar um avião ou a estrada para qualquer lugar. 


36 comentários:

  1. Pocha que legal, adoroo poste assim me inspira mais para viajaaarr...
    Bjoos
    http://meninadivadamodaoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viajar é a melhor coisa do mundo mesmo!!!!! Que bom que gostou do post!
      Beijos,
      LALA REBELO
      www.lalarebelo.com | blog de viagens

      Excluir
  2. adorei o post de viagem SUPER completo! gosto mt de viajar e conhecer novos lugares!

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Lívia!! Havana é demais!!
      Beijos,
      LALA REBELO
      www.lalarebelo.com | blog de viagens

      Excluir
  3. NOSSA QUE SHOW! Casal lindo em um lugar mais lindo ainda. Pelas fotos dá para se notar que tudo é bem retrô mesmo. Ainda quero ir lá...nossa tem tanto lugar que quero ir...aja dinheiro. kkkk
    Beijos!
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paloma,
      muito obrigada, viu? :) Viajar faz bem demais!!!
      Havana parece até um museu!! hehehe
      Beijos,
      LALA REBELO
      www.lalarebelo.com | blog de viagens

      Excluir
  4. Amei a viagem, adoro post assim!! bjos http://igmakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabrilla!! Que bom que vc gostou!! Viajar é a melhor forma de "investir" dinheiro! hehehe
      Beijos,

      LALA REBELO

      www.lalarebelo.com | blog de viagens

      Excluir
  5. Viajar é uma das maravilhas do mundo, gente. A coisa triste é não ter dinheiro pra conhecer todos os destinos que a gente deseja :( bom, no meu caso pelo menos HAHAH

    posso dizer que Havana só me lembra o Dirty dancing 2? *-* adoro aquele filme

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tinha pensado nisso. Mas lembra mesmo!! É que foi filmado em Porto Rico, do laaaado!!!
      Nem toda viagem precisa ser caaara pra ser inesquecível. Se quiser, posso te ajudar a elaborar um roteiro ;)

      Obrigada!

      Beijos,

      LALA REBELO
      www.lalarebelo.com | blog de viagens

      Excluir
  6. Oi, Lala! Amei esse post! Super completinho! Fiquei com vontade de conhecer Havana depois que assisti Dirty Dancing 2 - Noites de Havana! É incrível! :) Gostei muito das fotos! Seu trabalho ficou excelente! :) Beijos <3 http://gostosdeadolescentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabela, que bom que gostou! Muito obrigada!!
      Fico feliz :)

      Um beijo,

      LALA REBELO
      www.lalarebelo.com | blog de viagens

      Excluir
  7. Lindo o lugar, as fotos são incríveis. Ouvir falar de Cuba me lembra mesmo Dirty Dancing, que eu amoo. As músicas e as danças são demais.

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliete,
      que bom que gostou de havana e das fotos!!!!
      Sim, Dirty Dancing dois é "havana" só que filmado em porto rico rsrs.
      Pelo menos é o que achei na internet!!
      Um beijo,

      LALA REBELO
      www.lalarebelo.com | blog de viagens

      Excluir
  8. Tequinha, mais uma vez, muito obrigada. Sempre uma honra poder escrever no seu blog :) Beijos!

    LALA REBELO
    www.lalarebelo.com | blog de viagens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina, Lah!
      Eu que agradeço.
      Você só acrescenta aqui no blog.
      Todo mundo gosta dos seus posts. Viu que o de Dubrovnik é o 3º mais acessado do blog?
      Beijoooooos

      Excluir
  9. Caramba, que incrível! A Lala arrasou, eu amei ver todos os detalhes e essas fotos maravilhosas, fiquei aqui sonhando acordada em sair viajando pelo mundo.


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thayse, que bom que gostou do post!!!!
      Fico feliz por ter feito vc ficar inspirada a viajar! :)
      Beijos,

      LALA REBELO
      www.lalarebelo.com | blog de viagens

      Excluir
  10. Que legal!
    Adorei o post com as dicas e informações.
    Nunca tinha parado pra pensar, mas esse é uma ótima opção de destino para viagem.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana, que bom que gostou. Muita gente não considera Cuba como destino, mas é tão fácil de chegar saindo do Brasil e um SUPER destino!!
      Beijos,

      LALA REBELO
      www.lalarebelo.com | blog de viagens

      Excluir
  11. Gente, Lala é destruídora mesmo. Queria ter metade do dinheiro dela pra viajar assim. Viajar é uma terapia <3 Arrazou, adorei as fotos. Se eu pudesse, já tinha ido faz tempo pra Cuba, conhecer a história do socialismo na sua melhor vertente.

    Tô seguindo teu blog, flor. Te espero no meu.
    Sobrelentes.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marília,
      que bom que você gostou do post!!!
      HAHAHA viajar pode ser mais barato do que você imagina!!!! :)
      Cuba é mesmo demais!!
      Obrigada!

      Beijos,
      LALA REBELO
      www.lalarebelo.com | blog de viagem

      Excluir
  12. Nossa Lala, eu NUNCA tive vontade de ir para Cuba, mas isso acabou agora. Que que são esses carros antigos maravilhosos? E essas construções? E essas praias? Fiquei com muuuita vontade de conhecer!

    Beijo,
    http://www.pitadadecultura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, muita gente diz a mesma coisa sobre esse destino!!! Muita gente não imagina como é tão lindo!!!! Mas tem que ir LOGOOO! Pq o país está cada vez mais aberto, e essa cara de "foto antiga" logo logo vai acabar!!!
      Um beijo,
      LALA REBELO
      www.lalarebelo.com | blog de viagem

      Excluir
  13. Caramba, quanta coisa para fazer lá! Nem imaginava hahaha!
    Post supercompleto, adorei. Adorei as fotos, informações, as vistas e os táxis. Deve ser o máximo andar neles hahahaha! ;-) Bem legal a sua viagem. ♥

    Beijocas,
    Carol
    www.pequenajornalista.com.br


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, muuuuita coisa mesmo!!! Havana é demais, um verdadeiro museu a céu aberto! Os motoristas dos tuc tucs (tbm chamados de coco taxis) são meio aloprados hahahaha mas a gente sobrevive \o/
      Beijos,

      LALA REBELO
      www.lalarebelo.com | blog de viagem

      Excluir
  14. Ooooi,

    Eu nunca pensei em ir pra lá. Não imaginava que era tão bonito.
    AMEI todas as fotos, o lugar é lindo demais! Tudo muito bem explicadinho, parabéns!!!
    Adorei a foto com o Nilo HAHAHAHA Muito legal!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHA Eterno Nilo!!! Reparou no charutão na mão dele???
      Muito lindo mesmo :)

      Obrigada, Ana Paula!
      Beijos,

      LALA REBELO
      www.lalarebelo.com | blogdeviagens
      insta: @lalarebelo_travelblog

      Excluir
  15. Nossa, quanta coisa! hahaha Adorei o post, muito longo, mas adorei.
    As imagens então... ótimas, parabéns!
    Antes de sair do Brasil tenho que conhecer lugares por aqui mesmo... mas morri de inveja (branca) da sua viagem!

    Beijos!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabrielly, que bom que gostou!!!
      Sim, os posts de viagem acabam ficando longos porque é mta coisa pra contar!!! hahaha empolgação total!! E é verdade, o brasil tem muita coisa linda pra ver mesmo :)

      uUm beijo,
      LALA REBELO
      www.lalarebelo.com

      Excluir
  16. Oie Lala
    amei o post. Cuba é um país cheio de encantos. Sou louca para conhecer!!
    Preciso sair do Braséu, gente rs
    Vou arquivar tudinho aqui, pra quando eu criar coragem e me aventurar a andar de avião para outro país
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jacqueline, Cuba é demais!!!!
      O Brasil tem muita coisa linda tbm, mas é verdade que o mundo inteiro tem lugares maravilhosos!!! Dá vontade de tirar férias 6 meses 2x por ano! hahahaha
      Um beijo,

      LALA REBELO

      www.lalarebelo.com

      Excluir
  17. Oi, Lala!
    Cara, amei a postagem! Amei, amei! E essas fotos com resolução top de linha? Sinto cheiro de câmera profissional - ou apenas melhor do que a do meu celular, tipo umas mil vezes. Haha!
    Estou apaixonada. Sou daquele tipo de gente que morre de medo de avião e mal passeou pelo próprio estado direito. Então pelo menos por enquanto, não me imagino em Havana, no Cuba, curtindo todas essas maravilhas que você mostrou! Invejinha branca, viu? rs

    Um beijo!
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo a sua visita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jeni, que bom que vc amou o post! Fico muito muito feliz e mais animada pra continuar escrevendo \o/
      As fotos não são de celular, mas tbm não são de câmera profissional não!!! semi... É uma SLR da nikon, das mais simples, não troca de lente nem nada!!!

      Gostei do seu blog :) já estou seguindo por lá!

      Beijos,
      LALA REBELO
      www.lalarebelo.com | blog de viagens

      Excluir
  18. Oiii Larissa!! Tudo bem?!

    Muito bom teu post!! Estou viajando pra lá na semana que vem, e já tô amando antes mesmo de ir!! Hahahaha

    Queria saber se por acaso tu fez seguro viagem, e se solicitaram isso quando tu chegou em Cuba!! Tô achando umas informações bem "desencontradas", e fiquei em dúvida se é necessário mesmo!

    Obrigada! Beijos

    ResponderExcluir
  19. Cuba é tão miserável que os próprios miseráveis haitianos preferem viajar mais de 3000 mil quilómetros pra chegar no Capitalismo Selvagem no Brasil, em vez de irem pra Cuba que fica só a 350 quilómetros de Haiti! Além disso, apropria irmã de Castro, Juanita Castro e a filha de Castro, Alina, fugiram de Cuba! Só Coxinhas Burgueses do Brasil cheios de DÓLARES adoram a merda socialista cubana!

    ResponderExcluir