sábado, 20 de dezembro de 2014

Incendeia-me – Fim incrível da trilogia Estilhaça-me


Últimos dias para participar do sorteio da trilogia Delírio, da Lauren Oliver, e do meu livro I Love New York. Corre aqui!

Descrevi Estilhaça-me, primeiro livro da trilogia homônima de Tahereh Mafi, como MINHA NOSSA! Liberta-me, a continuação, foi AI, MINHA NOSSA! E agora tendo terminado Incendeia-me, o último da série, tudo o que eu posso dizer é: AAAAAAI, MIIIIIIIINHA NOOOOOOOSSA! Pois é, bom desse tanto.


Tahereh Mafi foi incrível. Ela nos deu uma reviravolta ousada, onde o mocinho do primeiro livro, que era totalmente apaixonante, se torna um babaquinha, e o vilão, que era a pessoa mais louca da literatura, se transforma num dos melhores personagens masculinos dos últimos tempos. Desde o primeiro livro gostei do Warner, o vilão/mocinho, quando ele era apenas maluco e malvadíssimo. Ele me intrigou. A história da trilogia em si já é fantástica, mas ter o Warner fez tudo ficar melhor ainda. Warner, casa comigo e me deixa ver seu tanquinho perfeito e sua rosto sem falhas! #perigueteliterária

O próximo parágrafo pode conter spoilers dos livros anteriores, que comentei aqui e aqui.

Em Incendeia-me, nossa protagonista Juliette está brava. Muito, muito brava. O Supremo lhe deu um tiro no peito e ela foi curada graças à Warner. O Ponto Ômega, o refúgio para pessoas como ela, com poderes e rebeldes, foi bombardeado e ninguém sabe se alguém mais sobreviveu. Então Juliette resolve que é hora de colocar as mãos na massa: Ela quer matar o Supremo e acabar com o Restabelecimento. O mundo merece mais do que o governo tem dado. Com Warner ao seu lado, finalmente Juliette toma as rédeas dessa guerra e para de sentir medo de tudo, de si mesma. Agora quem tem que teme-la é o medo e não o contrário.

Eu praticamente engoli as 384 páginas de Incendeia-me. Passei o sábado inteiro lendo. Só parei para ir num casamento e ainda fiquei lá pensando “Poxa, eu podia estar lendo uma hora dessas”, haha. Terminei domingo. Eu queria muito saber o final da trilogia, mas não queria que acabasse e eu ficasse para sempre sem. Coisas de leitores!

A escrita de Tahereh Mafi, que causa estranhamento no primeiro livro com o seu riscado, vai se refinando, assim como o psicológico de Juliette, portanto a leitura fica cada vez melhor, mais envolvente, mais incrível. A autora escreve de modo lírico, mágico e cheio de ação. É um estilo só dela.

Impossível não vibrar com Incendeia-me, com Juliette, com Warner e os outros personagens. Sou Team Warner até morrer! Lindo, sexy, não tão louco, paradoxal, inteligente e completamente apaixonado. Eu quero! Juliette finalmente parou de mimimis e amadureceu, controlando todo o poder que tem em si. Go, Juliette! Kenji é o meu amorzinho. Impossível não amar e não querer ser a melhor amiga dele. É o responsável pelos alívios cômicos do livro. Adam está mais bundão do que nunca. Tchau, Adam! Não te amo mais desde Liberta-me, agora menos ainda.

Antes de Incendeia-me li os dois contos que ficam entre os livros: Fragmenta-me, com o ponto de vista do Adam, e Destrua-me, do Warner. Como estamos acostumados de ler a histórias pelos olhos de Juliette, é bom saber o que os meninos sentem. Adam se mostra um pastel e Warner o cara mais incrível do mundo.

Tahereh Mafi soube dar um final muito bom e satisfatório para a trilogia, o que muitos escritores não conseguem. Mas eu bem que queria pelo menos mais um conto...

Façam um favor a si mesmos e leiam os três livros da série. Não vão se arrepender. É de deixar o forninho cair, Giovana!

Vi várias matérias de 2013 falando que a Fox comprou os direitos da história para transformar em filme, mas não há nada recente falando sobre o assunto. Por favor, precisamos de Juliette, Warner, Kenji e Adam no cinema!

Recomendo muito demais e mais ainda.

Quer comprar a trilogia? Tem aqui na Livraria Janina.

Teca Machado

41 comentários:

  1. Oii tudo bem??? Uau, que empolgação para falar de uma série, heheheh
    Nunca li nada dela, e nem sabia direito do que se tratava. Muito bom conhecer um pouco da história através da sua resenha. Gostei :)
    Eu também geralmente gosto daqueles que são mais erradinhos e tenho pavor dos pastéis, kkk
    Beijooos
    ps: estou te seguindo
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que é muito boooooom. Amo mesmo! Hahaha.
      Pasteis não me ganham.

      Beijoooos

      Excluir
  2. muito bom quando saem os finais das trilogias que a gente fica esperando né! curti a dica ;)

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom porque acaba, mas é ruim porque acaba, hehe.

      Beijoooos

      Excluir
  3. Olá, Teca.
    Fico feliz que você tenha curtido tanto o final da trilogia. Até porque, ultimamente, algumas tem deixado de desejar nas continuações.
    Assim que der, lerei essa série.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de dezembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é.
      Muito personagem morrendo para o meu gosto. Virou moda, haha.

      Beijooos

      Excluir
  4. Oi! Ainda não li os outros livros, mas estão na minha lista. Gostei muito da resenha. Pelos seus comentários, o final foi eletrizante e muito satisfatório. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi, sim!
      Bastante.
      Eu recomendo muito essa série.

      Beijooos

      Excluir
  5. Teca! Eu concordo com tudo o que você disse, vc sabe disso pq já passamos horas fofocando no whats sobre isso. Adam babaca, Warner lindo fazendo td ficar perfeito, um final digno! Mas eu tmb queria mais um conto! E agora quero esse filme, e é bom que façam uma adaptação decente! kkkk
    Eu lembro de como vc odiou os riscados hehehe mas ainda bem que você continuou, o bom é que a escrita evolui conforme a personagem evolui, o texto amadurece junto com ela. perfeito demais ><

    bjinhus
    http://dudikobayashi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é que eu odiei os riscados, só demorei a me acostumar.
      Duuuuuuuuudi, obrigada por me mostrar essa trilogia MARAVILHOSONA!
      Amei amei amei.

      Beijooos

      Excluir
  6. Desculpa, li sua resenha bem por cima pq tenho muito medo de spoiler e sou louca para ler essa trilogia ;;

    http://gotasdecaffe.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/GotasdeCafeblog
    Curte a Fanpage do Blog? ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também faço isso quando leio a resenha de uma continuação de uma série que não li ainda, hehe.

      Beijoooos

      Excluir
  7. Li o primeiro livro e adorei muiiito! Mas dai o tempo passou e acabei não empolgando para ler o resto, porque preciso reler. rs
    Mas a trama é muito boa <3
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah, tenta continuar!
      É muito muito boa.

      Beijooos

      Excluir
  8. Oooi,

    AIMEUDEUS!!

    Eu ainda não li essa série, mas quero taaaaanto!!! Vejo otimos elogios, só não comprei porque estou sem money e tinha outras serie para terminar.
    Gostei da sua resenha, me convenceu a ler.AMEI a autora ter mantido uma qualidade na escrita e sobre os contos, já tinha lido sobre, mas não sabia que era só contos com outra visão. Bem legal.

    Espero comprar em breve!


    Beijinhos!!
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Paula!
      É beeeeeeeem legal.
      Tomara que você leia, você vai adorar.

      Beijoooos

      Excluir
  9. livros bons são esses que a gente devora e nem sente *-* se você tá lendo um livro e começa a emperrar: algo de errado tem. É melhor partir pra outro e voltar em outra época.

    Não conhecia a trilogia, nem a autora. De onde ela é? Confesso que o lenço na foto me deixou curiosa.

    Aliás... te mandei um e-mail pra gente bater um lero sobre o projeto drama queen, viu? espero que tenha chegado HAHAH

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hellzzzzzzz,
      Sei que ela mora nos EUA, mas também me pergunto de onde ela é descendente.

      Eu recebi! Só não respondi ainda. Enrolada com o fim de ano!

      Beijooooos

      Excluir
  10. Oi, Teca.

    Que empolgação com esse livro. Fico muito feliz em saber que você curtiu o final da trilogia. Eu li os três livros e te confesso que não gostei do rumo que ela deu pros personagens. Principalmente o Warner. Poxa transformar o vilão em mocinho não rola pra mim. E fazer o Adam virar um babaca também não. Não sei qual intuito dela com isso, mas eu realmente fiquei decepcionada com o rumo que ela tomou. Já até dei meus dois livros que tinha pra uma prima e nem tenho interesse em comprar o terceiro. Na época que lançou eu estava tão animada que li em inglês mesmo. Mas não gostei de nada. Ainda bem que tu curtiu.

    Paradise Books BR

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paula.
      Acho que eu gostei exatamente por isso. Ninguém esperava essa reviravolta quando leu o primeiro.
      Vai muito de pessoa para pessoa, né? Mas eu gostei para caramba. O terceiro é ótimo.

      Beijoooos

      Excluir
  11. Ai esses vilões perfeitos, matam a gente, né? hahaha ♥
    Já anotei esses três livros na minha listinha. E essas trilogias sempre apostam em contos, né? É bem legal conhecer o ponto de vista do outro personagem. Ah! E o medo sempre tem que ter medo da gente hehehehe #eikefilosofa hahaha.

    Beijocas,
    Carol
    www.pequenajornalista.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Friend, acho que dessa distopia você vai gostar.
      Nada de morte de crianças e nem de terror, hahaha.

      Beijoooos

      Excluir
  12. Tive que ler por cima, estou com os livros aqui pra ler, ai não queria atrapalhar as emoções rsrs. Mas amei seu post!

    http://newsdayoff.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fez certo. Melhor não saber o que aconteceu nos dois primeiros livros, haha.

      Beijoooos

      Excluir
  13. Oi Teca! Adoro essa empolgação de final de trilogia! Eu li só o primeiro dessa série porque foi presente e não comprei os demais, mas eu tive essa mesma impressão do vilão não tão vilão haha que bom que eu não estava errada :) agora fiquei curiosa! e quanto aos seus pensamentos no casamento, quem nunca né? Eu SEMPRE podia estar lendo haha beijos! http://www.trocandodisco.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre! Tem coisa melhor? Hahaha.
      Eu juro que achei ele super vilão no primeiro, mas ele me fascinou porque era muito louco, hahaha. Se ler a resenha do primeiro, vai ver que eu disse que adorei ele.
      Leia os outros! São super bons.

      Beijoooos

      Excluir
  14. Caramba, isso que é livro bom ein. É raro a série inteira nos encantar assim, então até fiquei na vontade de ler só de ver seus surtos haha confesso que a capa nem me instiga muita curiosidade, mas já ouvi vários comentários positivos a respeito da série, então quem sabe um dia dou uma chance :)

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem resenha nova no blog de "Escola Noturna", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super surto com essa série, hahaha.
      É MUITO boa!
      Dê uma chance, sim, é bem diferente.

      Beijooos

      Excluir
  15. Ótima resenha! Fiquei curioso para ler...

    bjs

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. O Adam é de longe o cara mais insuportável da literatura. Precisa ter uma paciência enorme com ele. -.- Também gostei de como o livro chegou ao fim e acho que a chance de se tornar um grande sucesso nos cinemas é muito grande, por isso também espero que o livro seja adaptado e o quanto antes - assim como espero que a autora lance novas obras.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo, que bom que você gostou também.
      Tenho lido uns fins de série que têm me deixado triste. Bom que esse foi muito bom!
      Realmente, Adam me irrita profundamente. Chaaaaaaaaato.
      Vamos esperar no cinema agora, então!

      Beijoooos

      Excluir
  17. Li tudo em três dias... E, meu Deus, não posso estar mais apaixonada, me sinto até triste por saber que acabou :'( kkkk (ESTOU APAIXONADA PELO WARNER)

    ResponderExcluir
  18. Desde o primeiro livro eu gostei do Warner e achei o Adam meio sem graça kkk, ainda bem que eu não estava errada. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  19. Aaaaah!!! Não consigo parar de gritar!
    Sei que comentar um ano depois do post sair é estranho, mas não posso deixar de agradecer poress noticia maravilhosa! O Warner e a Juliette ficam lindos juntos, e eu penso isso desde a primeira vez que li a descrição dele pelos olhos da Juliette!
    De cara pensei que fosse só a minha queda (que parece misvum penhasco ou um queda de um avião sem para que das) por homens com carade vilã-louco-psicopata, mas depois de ler Destrua-me, decidi que seria team Warner definitivamente, afinal a autora não nos daria um ado tão fofo dele sem um motivo!!
    Ainda estou lendo o Liberta-me, mas agradeço por confirmar que meu shipbestava certo!! S2

    ResponderExcluir
  20. Aaaaah!!! Não consigo parar de gritar!
    Sei que comentar um ano depois do post sair é estranho, mas não posso deixar de agradecer poress noticia maravilhosa! O Warner e a Juliette ficam lindos juntos, e eu penso isso desde a primeira vez que li a descrição dele pelos olhos da Juliette!
    De cara pensei que fosse só a minha queda (que parece misvum penhasco ou um queda de um avião sem para que das) por homens com carade vilã-louco-psicopata, mas depois de ler Destrua-me, decidi que seria team Warner definitivamente, afinal a autora não nos daria um ado tão fofo dele sem um motivo!!
    Ainda estou lendo o Liberta-me, mas agradeço por confirmar que meu shipbestava certo!! S2

    ResponderExcluir
  21. Quando terminei de ler fiquei sem reação, não cogitava q ia acabar em Incendeia-me, FOI O FIM DO MUNDO!! Tbm sempre achei o Warner dlç pra caralho! E sempre torçi pra J ficar com ele! Mesmo ele demostrando ser tão na mal. SuperRecomendoo!!

    ResponderExcluir
  22. Terminei agora o primeiro, apaixonada pelo Adam! E agora estou confusa e quase gostando do Warner só pelos comentários de vocês. Que medo de continuar a série e não sentir aquele friozinho na barriga com o novo casal!

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Já li simplesmente 3 vezes, por favor me diz que tem um conto depois de incendeia-me?
    Bjos

    ResponderExcluir
  25. Sabe, eu sei quando um autor é extremamente incrível quando ele faz algo quase impossível. Apenas duas escritoras fizeram isso comigo. J. k. Rowling, com Snape e Cassandra Clare, com Sebastian. Eu sei quando um autor é MUITO bom quando ele te faz amar um vilão. Desde o começo, depois de por os olhos em Warner eu o amei. O Adam poderia ser só flores, mas eu o odiava com todas as minhas forças porque ele nunca chegaria aos pés do Aaron (amo esse nome). De alguma forma eu sabia que tinha algo de errado....eu sentia como uma leitora compulsiva que a J. devia ficar com o Aaron, pois eu mesma queria amá-lo mesmo que ela não o quisesse. Me surpreendi com o início de encendeia-me da melhor forma que alguém pode se surpreender. Então eu pensei com os meus botões, enquanto sentia aquele friozinho na barriga todas as vezes que a J. ficava sozinha com Aaron: finalmente alguém me entende! A autora não matou o meu vilão como as outras fizeram. Eu a agradeço e a amo por isso pelo resto da minha vida.

    ResponderExcluir