sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

A Nuvem (Série Scythe – O Ceifador) - Resenha


Ano passado li vários livros excelentes (Alô, série Corte de Espinhos e Rosas, sua maravilhosa), mas um dos melhores sem dúvida foi O Ceifador, de Neal Shusterman, o início da série Scythe, publicado no Brasil pela Editora Seguinte (Companhia das Letras). Assim que foi lançado o segundo volume da saga, chamado A Nuvem, recebi da editora. E como já estava curiosa há um tempo para ler O Ceifador, que muita gente dizia ser UM HINO, me aventurei nesse universo e não me arrependi nem por um segundo. Realmente, é um hino e você pode ler a resenha aqui. Então as expectativas para A Nuvem estavam altas. E fico feliz de afirmar com todas as letras que a continuação é tão boa quanto o livro anterior – ou talvez melhor.

Foto @casosacasoselivros

Como o próprio título já diz, agora temos mais destaque para a nuvem de dados que ganhou consciência e governa o mundo, chamada de Nimbo Cúmulo. Ela faz a gestão de todo o planeta, inclusive deu imortalidade para o seu humano, mas não tem jurisdição sobre morte. O fim da vida fica a cargo da Ceifa, um grupo de pessoas honoráveis que mantém o equilíbrio da população. Mas em O Ceifador vimos como a instituição estava corrompida e agora temos uma visão ainda mais profunda da extensão desses problemas.

A Nuvem se passa um ano após o fim alucinante do primeiro livro. Citra, agora chamada de Ceifadora Anastásia, acredita que apesar de coletar pessoas, deve fazê-lo com a maior piedade e misericórdia possível. E quando entende que seu dever é influenciar jovens ceifadores a fazer o mesmo, sabe que irá ajudar a livrar a Ceifa da corrupção. Rowan, por outro lado, vive como foragido, mas interpreta um personagem, o Ceifador Lúcifer, que é uma espécie de caçador de ceifadores corrompidos pelo gosto de matar e por tudo o que a Nova Ordem prega. 

O Ceifador é ótimo, mas como o leitor está sendo inserido num novo universo, em alguns momentos a leitura perde a ação, porque precisamos entender o cenário. Mas em A Nuvem tudo já está exposto, então Neal Shusterman tem a liberdade de tocar o terror e encher o enredo de plot twists de te deixar com essa cara:



São reviravoltas, acontecimentos surpreendentes e ação, principalmente no terço final do livro. O ritmo da leitura é alucinante e tudo o que você quer é saber como tudo termina (e, olha, posso dizer que foi outro plot twist absurdo com um gancho louco para o próximo volume). São quase 500 páginas, mas nem se percebe, tão boa a leitura é.

A Nuvem é  dividida em cinco núcleos de personagens: Citra, que vive a Ceifa e todas as suas burocracias e luta para que a Nova Ordem não tenha poder; Rowan, em sua caçada pelos ceifadores corruptos, o Ceifador Faraday, que busca informações sigilosas há muito perdidas que podem resgatar a Ceifa; Greyson, um rapaz comum que foi chamado pela Nimbo Cúmulo para interferir, já que ela mesma não pode; e a própria Nimbo Cúmulo, que abre todos os capítulos com suas reflexões e nos dá informações preciosas para as próximas páginas, moldando a nossa percepção da história. Todos passam por crescimento e amadurecimento, que molda quem serão no futuro, assim como o destino da humanidade.


Num mundo aparentemente perfeito como o que vivem nesses livros, as pessoas não enxergam que a perfeição em que acreditam está se desfazendo aos poucos, levando a uma queda que terá consequências catastróficas. A Nuvem, mais do que contar uma história de ficção brilhante, inovadora e que prende a atenção, tem várias críticas e reflete muito sobre a natureza do ser humano.

Neal Shusterman definitivamente não caiu na maldição do segundo livro com A Nuvem, muito pelo contrário. Entregou uma continuação até mesmo melhor, que nos prendeu na história. Se você ainda não leu O Ceifador, corra para mergulhar nesse livro incrível e aproveite para ler A Nuvem em seguida. Enquanto isso nós ficamos aqui aguardando ansiosamente o livro 3, sobre o qual ainda não temos nenhuma informação.

Recomendo muito muito.

Teca Machado

14 comentários:

  1. Oi, Teca
    Eu passei a resenha um pouco voando porque ainda quero conferir Ceifador. A Tami e a Lu ficaram dias falando desse segundo livro e eu só imagino que deva ser sensacional!

    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Excelente Artigo !! Eu estou adorando visitar blog, sempre tem conteúdo de muita qualidade .... São muitos legais, e interessante ....

    Parabéns !!!!

    Posso compartilhar este artigo no meu Facebook ?


    Meu Blog: Lotofácil

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Ouço muita gente falar muito bem do primeiro livro, mas não sei se eu estou pronta para ler, sabe? Deve ser uma leitura excelente, mas acho que mais para frente eu dou uma chance (acho que só estou perdendo tempo). Ainda bem que a continuação foi boa, não tem coisa pior do que o segundo ser uma decepção.
    Beijos
    Our Constellations

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!
      Se você gosta de uma boa distopia, essa série é o canal.
      É incrível.

      Beijooos

      Excluir
  4. Oi Teca,
    Estou super a fim de ler essa série, só estou esperando todos os livros serem publicados para nao ficar naquela agonia, sabe?
    Fiquei super curioso para saber que plot twists são esses hahahaha
    Ainda bem que esse livro não caiu na maldição do segundo livro.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alê, quem é ansioso é melhor esperar mesmo, porque, olha, QUE FINAL!
      Esse definitivamente fugiu da maldição.
      É muito bom!

      Beijooos

      Excluir
  5. Oie Teca =)

    Foi um choque após o outro a leitura de A Nuvem. Estou me roendo de curiosidade para ver como o Neil vai finalizar essa obra maravilhosa!

    Confesso que O Ceifador ainda é o meu livro favorito da série, mas sem dúvidas essa é aquele tipo de série que vai ser uma das minha favoritas da vida.

    Beijos e uma ótima semana;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Choques e mais choques, né?
      A gente fica loucaaaaaaaaaa!
      Hahahahahahahahaha.
      O Ceifador é bom demais, eu fiquei balançada entre os dois.

      Beijooos

      Excluir
  6. muito legal conhecer essa obra dele, fiquei bem interessada com esse universo e as reviravoltas

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  7. Eu acabei de ler A Nuvem e estou de luto! Preciso do terceiro livro urgentee!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luto e mais luto!
      A gente morre, mas passa bem, hahahaha.

      Beijooos

      Excluir