segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Wifi Ralph - Crítica


Alguns filmes da Disney ganham menos fama do que outros, mas deveriam ser assistidos por todo mundo. É o caso de Detona Ralph, de 6 anos atrás, e agora de Wifi Ralph, a continuação. Assisti no cinema no dia que estreou, porque estava de férias e minhas sobrinhas são apaixonadas pela história (e eu também, não nego).


Recheado de referências do mundo virtual e com o qual interagimos todos os dias, agora Ralph, o nosso adorado vilão do jogo de fliperama que na verdade é super bonzinho, e a malandrinha Vanellope, saem do analógico e vão para a internet.

Ralph e Vanellope vivem dentro de jogos de fliperamas, junto com outros personagens que conhecemos bem, como o Sonic, o Pacman e a galera do Street Fighter. Com a intenção de consertar o jogo de Vanellope comprando uma peça no E-Bay, a dupla descobre o mundo da conectividade, algo que nunca imaginaram. E, é claro, quase destroem toda rede mundial de computadores. 



Wifi Ralph é aquele filme inteligente e muito criativo que te faz pensar que a cabeça dos roteiristas é um lugar muito doido. A internet é mostrada como uma cidade grande, corrida, maluca e cheia de cores, onde quanto maior a companhia, maior o prédio que a representa. O Google, por exemplo, tem um edifício muito gigante, assim como a Amazon, o E-Bay e outros. O Twitter foi um dos meus preferidos, sendo uma árvore cheia de passarinhos azuis.

Wifi Ralph é divertido e conta com crossover de inúmeros personagens Disney (princesas, Star Wars, Groot e outros) e empresas do mundo real, que têm bastante destaque e se você prestar atenção vai reconhecer muitas. Até mesmo a deep web, vírus, algoritmos (a incrível Yess, que dita tendências) e spam (o ótimo sr. Spamley) aparecem. 



As cenas com as princesas Disney são maravilhosas e já estavam sendo anunciadas na época dos trailers. Encontramos todas elas, desde as primeiras, como Branca de Neve e Aurora, até as mais novas como Elsa e Anna e Moana. E houve o cuidado de pegarem as mesmas dubladoras originais (claro, que não foi possível no caso das princesas que foram feitas muitas décadas atrás). O engraçado é que há várias críticas ao próprio modus operante do estúdio. “Todos acham que tudo se resolveu para você depois que apareceu um homem fortão?”, dizem em certo momento. E no fim das contas ajudam os protagonistas numa sequência ótima em que unem forças. Ou seja: se tornam mulheres que não são indefesas e nem precisam ser salvas.


A animação nos faz pensar sobre a velocidade em que tudo acontece na internet, assim como no universo digital. Encontramos num espaço já obscuro da rede aplicativos e plataformas que fizeram sucesso há alguns anos e foram esquecidos. E há ainda algumas lições sobre o mundo de bits, como nunca ler comentários, já que a rede pode trazer o pior das pessoas. 

Imaginativo e interessante, o roteiro é frenético. E, é claro, temos uma lição linda sobre amizade e sobre respeitar as escolhas e os sonhos do seu melhor amigo, mesmo que não te envolvam. 



Wifi Ralph vai divertir adultos e encantar crianças com uma história muito bacana e um visual fantástico. E fique de olho: Tem uma cena pós-créditos que me fez rir bastante, apesar de bobinha e que não acrescenta nada para a história.

Recomendo.

Teca Machado

10 comentários:

  1. Oi, Teca!!
    Eu vi o filme e também adorei todas as referências, as críticas em relação aos roteiros das princesas, porque convenhamos, todo o roteiro ali tem falhas e ninguém quer casar com um cara que mal conhece né? Só o que me irritou mesmo foi o Ralph com sua insegurança e dependência da Vanellope. Isso me tirou do sério haha
    Beijo!
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi
    que bom que gostou de assistir o filme, quero muito assistir e não ligo gosto muito de Detona Ralph e já assisti várias vezes e esse também parece ser ótimo.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oiii Teca

    Eu assisti o primeiro filme com meus filhos e agora minha filhinha ta louca pra assistir esse porque viu as princesas todas no trailer....aiii que tudo saber que vale a pena, que é intligente e divertido, ai sim. Vou levar os pequenos pra assistir com certeza.

    Beijos

    Alice

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Oi teca, tudo bem? Eu adorei Wifi Ralph, gostei até mais que o primeiro e a abordagem sobre a amizade foi mega interessante!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Meu Deus, Detona Ralph já faz 6 anos? Para mim ainda é tao recente! Hahaha chocada. Fiquei animada para ver esse filme exatamente pelo crossover com as princesas, mas lendo a resenha fiquei ainda mais animada. Não sabia sobre as grandes empresas, spam, deep weeb e tudo mais. Interessante demais! Com certeza irei ver esse filme em breve. Adorei a crítica! ♥
    Beijoos
    http://our-constellations.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Estou lendo só comentários positivos deste filme, tenho que ver, acho que vou amar!
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Teca!
    Ainda não assisti o filme por receio de estragarem, confesso.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. Parece bem bacana esse filme.
    Estou com uma Pesquisa de Público no blog e convido você para participar.
    big beijos,
    Lulu
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  9. Eu amei de mais assistir esse filme. Tanta coisa bacana que apareceu no filme, tantas lembranças, e as princesas lindas.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu quero ver esse filme!! Hhaha Segunda fui ao cinema e acabou que quem tava comigo não queria ver desenho e acabamos vendo Minha vida em Marte (também ótimo). Tô doida pra ver essa cena das princesas.

    Iasmin Guimarães | E agora?

    ResponderExcluir