segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Wifi Ralph - Crítica


Alguns filmes da Disney ganham menos fama do que outros, mas deveriam ser assistidos por todo mundo. É o caso de Detona Ralph, de 6 anos atrás, e agora de Wifi Ralph, a continuação. Assisti no cinema no dia que estreou, porque estava de férias e minhas sobrinhas são apaixonadas pela história (e eu também, não nego).


Recheado de referências do mundo virtual e com o qual interagimos todos os dias, agora Ralph, o nosso adorado vilão do jogo de fliperama que na verdade é super bonzinho, e a malandrinha Vanellope, saem do analógico e vão para a internet.

Ralph e Vanellope vivem dentro de jogos de fliperamas, junto com outros personagens que conhecemos bem, como o Sonic, o Pacman e a galera do Street Fighter. Com a intenção de consertar o jogo de Vanellope comprando uma peça no E-Bay, a dupla descobre o mundo da conectividade, algo que nunca imaginaram. E, é claro, quase destroem toda rede mundial de computadores. 



Wifi Ralph é aquele filme inteligente e muito criativo que te faz pensar que a cabeça dos roteiristas é um lugar muito doido. A internet é mostrada como uma cidade grande, corrida, maluca e cheia de cores, onde quanto maior a companhia, maior o prédio que a representa. O Google, por exemplo, tem um edifício muito gigante, assim como a Amazon, o E-Bay e outros. O Twitter foi um dos meus preferidos, sendo uma árvore cheia de passarinhos azuis.

Wifi Ralph é divertido e conta com crossover de inúmeros personagens Disney (princesas, Star Wars, Groot e outros) e empresas do mundo real, que têm bastante destaque e se você prestar atenção vai reconhecer muitas. Até mesmo a deep web, vírus, algoritmos (a incrível Yess, que dita tendências) e spam (o ótimo sr. Spamley) aparecem. 



As cenas com as princesas Disney são maravilhosas e já estavam sendo anunciadas na época dos trailers. Encontramos todas elas, desde as primeiras, como Branca de Neve e Aurora, até as mais novas como Elsa e Anna e Moana. E houve o cuidado de pegarem as mesmas dubladoras originais (claro, que não foi possível no caso das princesas que foram feitas muitas décadas atrás). O engraçado é que há várias críticas ao próprio modus operante do estúdio. “Todos acham que tudo se resolveu para você depois que apareceu um homem fortão?”, dizem em certo momento. E no fim das contas ajudam os protagonistas numa sequência ótima em que unem forças. Ou seja: se tornam mulheres que não são indefesas e nem precisam ser salvas.


A animação nos faz pensar sobre a velocidade em que tudo acontece na internet, assim como no universo digital. Encontramos num espaço já obscuro da rede aplicativos e plataformas que fizeram sucesso há alguns anos e foram esquecidos. E há ainda algumas lições sobre o mundo de bits, como nunca ler comentários, já que a rede pode trazer o pior das pessoas. 

Imaginativo e interessante, o roteiro é frenético. E, é claro, temos uma lição linda sobre amizade e sobre respeitar as escolhas e os sonhos do seu melhor amigo, mesmo que não te envolvam. 



Wifi Ralph vai divertir adultos e encantar crianças com uma história muito bacana e um visual fantástico. E fique de olho: Tem uma cena pós-créditos que me fez rir bastante, apesar de bobinha e que não acrescenta nada para a história.

Recomendo.

Teca Machado

20 comentários:

  1. Oi, Teca!!
    Eu vi o filme e também adorei todas as referências, as críticas em relação aos roteiros das princesas, porque convenhamos, todo o roteiro ali tem falhas e ninguém quer casar com um cara que mal conhece né? Só o que me irritou mesmo foi o Ralph com sua insegurança e dependência da Vanellope. Isso me tirou do sério haha
    Beijo!
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim!
      E o legal é que a própria Disney já ri de si mesma quando o assunto são princesas.

      Beijooos

      Excluir
  2. Oi
    que bom que gostou de assistir o filme, quero muito assistir e não ligo gosto muito de Detona Ralph e já assisti várias vezes e esse também parece ser ótimo.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo desenhos e vou ao cinema assistir todos.
      Não estou nem aí, haha.

      Beijooos

      Excluir
  3. Oiii Teca

    Eu assisti o primeiro filme com meus filhos e agora minha filhinha ta louca pra assistir esse porque viu as princesas todas no trailer....aiii que tudo saber que vale a pena, que é intligente e divertido, ai sim. Vou levar os pequenos pra assistir com certeza.

    Beijos

    Alice

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a gente que é adulto adorou, imagina as crianças!
      Hahahaha

      Beijooos

      Excluir
  4. Oi teca, tudo bem? Eu adorei Wifi Ralph, gostei até mais que o primeiro e a abordagem sobre a amizade foi mega interessante!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi!
      Fofo demais, né?
      Nem sei de qual dos dois gostei mais.

      Beijooos

      Excluir
  5. Oie!
    Meu Deus, Detona Ralph já faz 6 anos? Para mim ainda é tao recente! Hahaha chocada. Fiquei animada para ver esse filme exatamente pelo crossover com as princesas, mas lendo a resenha fiquei ainda mais animada. Não sabia sobre as grandes empresas, spam, deep weeb e tudo mais. Interessante demais! Com certeza irei ver esse filme em breve. Adorei a crítica! ♥
    Beijoos
    http://our-constellations.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é.
      6 anos. Estamos ficando velhas, a verdade é essa.
      Hahahahaha.
      Você vai adorar.
      É uma gracinhaaaaa!

      Beijooos

      Excluir
  6. Estou lendo só comentários positivos deste filme, tenho que ver, acho que vou amar!
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Teca!
    Ainda não assisti o filme por receio de estragarem, confesso.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. Parece bem bacana esse filme.
    Estou com uma Pesquisa de Público no blog e convido você para participar.
    big beijos,
    Lulu
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  9. Eu amei de mais assistir esse filme. Tanta coisa bacana que apareceu no filme, tantas lembranças, e as princesas lindas.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu quero ver esse filme!! Hhaha Segunda fui ao cinema e acabou que quem tava comigo não queria ver desenho e acabamos vendo Minha vida em Marte (também ótimo). Tô doida pra ver essa cena das princesas.

    Iasmin Guimarães | E agora?

    ResponderExcluir