segunda-feira, 8 de julho de 2019

Feiras e festas literárias ao redor do mundo


Todo leitor se sente em casa quando rodeado por livros. E se for numa feira, então, melhor ainda.

Temos no Brasil algumas feiras literárias bem conhecidas e muito grandes, como a Bienal do Livro, que acontece em várias cidades - sendo as mais famosas de São Paulo e do Rio -, a FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty) e outras. Mas o mundo inteiro apresenta festivais, que além de viverem e respirarem livros e literatura, vão abrir um novo universo de conhecimento para você.

Frankfurt Book Fair — Alemanha


A Frankfurt Book Fair, na Alemanha, é considerada a maior feira de livros do mundo, com milhares de expositores e visitantes. Cada ano ela escolhe um país para ser o tema e a literatura dele é celebrada.


London Book Fair — Inglaterra


A London Book Fair realizada anualmente, é uma das mais conhecidas do mundo. Assim como a de Frankfurt, ela é temática e seleciona um país para ser o homenageado da vez.


Correntes d’Escritas — Portugal


Esse festival literário é bastante conhecido em toda Europa, sendo um dos mais tradicionais do continente. Reúne nomes importantes da literatura portuguesa e internacional e conta com conferências, teatros, tardes de autógrafos e mais.


Semana Negra de Gijón — Espanha


Celebrado em Gijón, na Espanha, é o maior festival literário ao ar livre da Europa. Durante vários anos foi voltado exclusivamente para romances policiais, chamados “novelas negras”. Hoje também tem livros de ficção científica, de fantasia e novelas históricas.


Rota das Letras — China


A Rota das Letras — Festival Literário de Macau é o primeiro a reunir escritores portugueses e chineses. A ideia central do é promover encontros entre as diferentes culturas, apresentar livros, organizar debates e palestras e incentivar traduções.


Feria Internacional del Libro de Guadalajara — México


Ela é considerada a maior feira literária da América Latina, assim como a maior em língua espanhola do mundo. Só perde em termos de público para a Frankfurt Book Fair, na Alemanha. 


Hay Festival — País de Gales


Além da edição original em Hay-on-Wye, no País de Gales, ele é realizado em 15 outros países, como México, Espanha, Líbano e Maldivas. Além de escritores, ele reúne ambientalistas, cientistas, e até comediantes, em um evento interessante e único.


Zee — Índia


O Zee é considerado o maior festival literário gratuito do mundo. Atrai autores de toda a região sul da Ásia, e tem como cenário um enorme palácio. No festival, é possível encontrar nomes bastante conhecidos da literatura, além de escritores recém-lançados e conta com dois concursos literários.

*** 

Quem aí quer ir em todas e mais algumas? A Hay me pareceu a mais fofa!

Teca Machado

4 comentários:

  1. Essas feiras são incríveis, além de ser um momento especial, ainda existe uma troca de informações sensacional!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Oiii Teca

    A Feira de Guadalajara tem uma tremenda tradição e ja se tornou um evento mega importante em nivel mundial mesmo, adoraria poder ir, deve ser bem bacana. Assim como essa feira ao ar livre da espanha, nossa, deve ser uma delicia.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  3. nossa que bacana conhecer mais sobre essas festas literárias!! a Hay parece muito bacana, na verdade todas parecem incríveis!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir