sexta-feira, 12 de julho de 2019

Hábitos curiosos de escritores


De perto ninguém é normal.

Nem mesmo os escritores (talvez principalmente eles!).

Conheça hábitos curiosos de alguns dos escritores mais famosos da humanidade.


Escrever em pé ou deitado?

Victor Hugo, autor de, entre outras obras, Os Miseráveis, só escrevia em pé, encostado em uma mesa. Já Marcel Proust, Truman Capote e George Orwell só conseguiam escrever deitados.

Nu

Alexandre Dumas, de O Conde de Monte Cristo, tinha uma técnica para não sair de casa até terminar um livro: Ele entregava suas roupas a um criado, que só podia lhe devolver assim que concluísse sua obra. Se quisesse sair, teria que ser pelado.

Pink Floyd

Douglas Adams, autor de O Guia do Mochileiro das Galáxias gostava de escutar música enquanto trabalhava. Shine On You Crazy Diamond, do Pink Floyd, tocou sem parar enquanto escrevia seu maior sucesso. O autor, que era amigo de David Gilmour, membro da banda, batizou o último álbum de estúdio do Pink Floyd, The Division Bell.

Esperança

Pablo Neruda, poeta chileno, só escrevia com tinta verde. Se recusava usar qualquer outra, porque o verde era um símbolo de sua fé em um futuro melhor. Ele até mesmo deixava a obra inacabada se não tinha mais tinta na mesma cor.

Tudo à mão

Graciliano Ramos, de Vidas Secas, escreveu todos os seus livros à mão, hábito que gostava de ter pela manhã. 

Venenos

Antes de se tornar a Rainha do Crime, Agatha Christie trabalhou em uma farmácia preparando remédios e venenos. Muito do que aprendeu nessa época foi insumo para suas histórias de mistério. 

HQs

Quem vê as histórias de George R. R. Martin em Game of Thrones nem imagina que ele é um fã de super-herói. Sempre que a inspiração desaparece, ele vai até a sua coleção de HQs – com centenas de exemplares – para espairecer a mente.

Escrita e malhação

Dan Brown acorda às 4h e faz ginástica. Às 5h, começa a escrever, mas, de hora em hora, faz uma pausa. Só que esse descanso é recheado de flexões, abdominais e alongamentos. Segundo ele, exercícios o ajudam a manter “o sangue e as ideias em constante movimento”.

*** 

Você sabe de hábito esquisito de algum outro escritor? Conta para mim nos comentários.

Teca Machado

9 comentários:

  1. Oi, Teca! Que legal e até certo ponto estranho o hábito de alguns desses escritores famosos. Eu não sou famoso, mas escrevo minhas histórias e confesso que eu prefiro escrever meus livros a caneta. Todos os meus livros eu escrevi a caneta, contudo quando escrevo para o blog ou afins, costumo utilizar o computador se possível, ou o smartphone mesmo devido a praticidade. Mas enfim, cada indivíduo tem sua pecularidades não é mesmo? Adorei esse post. Um forte abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi teca, eu amei o post! O mais curioso pra mim é o do Dumas kkkkkk isso que é forçar a escrita kkkkkk

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. HAHAHA nossa que engraçado saber que esses autores escreviam em pé ou pelados! realmente de perto ninguem é normal

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Oi, Teca! Adorei essas curiosidades! E pensar que o George Orwell escreveu Revolução dos Bichos deitado... não sei se eu conseguiria haha
    Amei demais!

    Beijos!
    Estante Bibliográfica > segue de volta?

    ResponderExcluir
  5. Oi, Teca!
    Interessante esses hábitos...
    Acho que o meu é escrever pelo celular. Parece que fico mais inspirada hahahhaha
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. Oi Teca,
    Não sabia de nada disso e adorei as curiosidades!
    E vou te falar... Escrever 'Os Miseráveis' de pé não é para qualquer um, rs.
    E a Agatha Christie fez um workshop completo antes de escrever, rs.
    beeeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Amei saber essas curiosidades sobre os escritores. Eu sei que a Gloria Perez também escreve as novelas dela em pé, durante seis horas e sozinha, sem colaboradores.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  8. Oi Teca, tudo bem?
    Adorei as curiosidades! Alguns são bem excêntricos, né?
    Fico imaginando o quão desconfortável deve ser escrever de pé. Fico de pé uns minutinhos e já penso que queria um banquinho HAHAHA! (Sou bem idosa num corpo jovem, confesso rs).
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  9. Interessante, achei que só eu tenho hábitos estranhos ao escrever. Não sou famosa, mas gosto de inventar histórias. E não consigo escrever sem uma boa trilha sonora, se o estou escrevendo um momento romântico, tem que ter aquela playlist fofinha que te faz se apaixonar. Ação? AC/DC meu amigos... Kkkk. Me dá mais inspiração.

    ResponderExcluir