sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Gírias literárias


Provavelmente você já ouviu expressões como cliffhanger, plotwist, ressaca literária e outras. Mas você sabe o que elas significam?

Essas são as gírias literárias que leitores usam com frequência.

Conheça aqui algumas e seus significados:


Cliffhanger: Na tradução literal para o português significa “à beira do precipício”, ou “à beira do abismo”. Esse é um recurso utilizado em ficção que mostra os personagens em uma situação limite e problemática muito difícil de ser superada. Muitos escritores terminam capítulos assim, para deixar o leitor fisgado na história, ou mesmo finalizam livros dessa maneira (claro que já com uma continuação em mente). O Rick Riordan fez isso ao final de A Marca de Atena e QUASE matou os leitores do coração.

Bookaholic: Assim como os viciados em trabalho são chamados de workaholic, os viciados em livros são os bookaholics.

Plot twist: Também chamado em português de reviravolta. É quando o escritor dá uma guinada na história e a leva por direções inimaginadas pelo leitor, como foi feito no roteiro do filme O Sexto Sentido, do diretor M. Night Shyamalan. Esse foi um plot twist de respeito! Não falo de outros porque vai que vocês não leram (ou assistiram?)


Fanfic: Esse é um grande conhecido de quem é ativo na internet e no mundo da literatura. Fanfic é a abreviação do termo em inglês fanfiction, que é uma ficção/história escrita por um fã. Acontece quando a pessoa gosta tanto do universo criado pelo autor que decide por conta própria continuá-la, inventar enredos ou mesmo mudar o final do original. E por falar nisso, há muitas fanfics famosas e que deram certo. Cinquenta Tons de Cinza, de E. L. James, por exemplo, é uma fanfic erotizada de Crepúsculo.

Ressaca literária: Qual leitor nunca passou por isso? Ela acontece quando não se consegue iniciar a leitura de um novo livro porque a história e os personagens do livro que leu anteriormente não saem de sua cabeça. Geralmente é sintoma de livros muito bons, que deixaram o leitor vidrado no enredo mesmo depois do seu fim. Os livros da Coleen Hoover me deixam sempre assim.

Quem nunca se sentiu com ressaca literária?

Spoiler: É quando alguém “estraga” a experiência de leitura (ou de séries e filmes) do outro contando partes importantes do enredo – geralmente o plot twist. Muita gente não liga de receber spoilers, mas a maioria das pessoas os temem. Eu, por exemplo odeio, apesar de que às vezes dou uns sem querer. Bom, quem nunca?

Crush literário: Quem já se apaixonou por uma pessoa irreal, que existe só nos livros, levante a mão! Crush é uma paixão intensa, então nesse caso é se apaixonar por personagens. E é possível ter crush literário por vários personagens ao mesmo tempo. O que nos leva ao próximo termo: periguete literária (eu, no caso, haha). Aquela pessoa que se apaixona por todos os personagens que conhece e quer se casar com todos.

Quote: Frases e citações do livro.

YA: Livros do gênero Young Adult, os jovens adultos. São histórias voltadas geralmente para um público entre 18 e 30 anos e focam em temas que são importantes para a faixa etária, como sexualidade, amadurecimento, drogas, liberdade e outros.


Chick-lit: É a “literatura para garotas”, uma espécie de comédia romântica. Histórias leves geralmente escritas por uma autora e tem como protagonista uma mulher e suas (des)aventuras.

Sick-Lit: Significa literatura enferma. O enredo apresenta personagens com doenças terminais, depressão ou tendência suicida. O fenômeno e a nomenclatura surgiram com A Culpa é das Estrelas, de John Green.

Distopia: O contrário de uma utopia, onde tudo é bom. As distopias acontecem em mundos literários com governos totalitários, injustos e perigosos. Um dos maiores exemplos do gênero é 1984, de George Orwell, assim como Jogos Vorazes, de Suzanne Collins.


As gírias literárias são muitas e novas surgem a cada dia. Quais você conhece?

Teca Machado

4 comentários:

  1. Oi, Teca como vai? Muito legal essas gírias literárias não é mesmo! Das que eu conheço, provavelmente você citou todas em sua matéria, se existe outras, não me recordo no momento. Adorei. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciano!
      Todo leitor que se preze conhece várias delas, né?

      Beijoooos

      Excluir
  2. Hey Teca! Como vai? Menina, essas gírias literárias são incríveis. Eu, lerda, levei bastante tempo pra me habituar a todas elas kkkk Tem uma que o povo usa muito no twitter que é o termo "bookstan" e até agora não consegui entender de onde isso saiu. Me sinto uma idosa! kkkkk

    Beijos!
    www.trespontosefim.blogspot.com
    (antigo Nerd Absoluta)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sarah!
      Bookstan eu também demorei a aprender.
      Se você se sente uma idosa, imagine eu!
      Hahahahah

      Beijoooos

      Excluir