Faça Acontecer, de Sheryl Sandberg - Resenha


“Um mundo de fato igualitário seria aquele em que as mulheres comandassem metade dos países e das empresas e os homens dirigissem metade dos lares.”


Essa é uma das impactantes constatações que Sheryl Sandberg faz em seu livro Faça Acontecer: Mulheres, Trabalho e Vontade de Liderar, publicado no Brasil pela Companhia das Letras.


Foto @casosacasoselivros


Talvez assim pelo nome você não saiba quem é a Sheryl, mas com certeza usa ou já usou a empresa para a qual ela trabalha: O Facebook. Ela é a chefe de operações do Facebook e membro do conselho administrativo da empresa. Além disso, já foi vice-presidente de vendas globais e operações online do Google e chefe de pessoal no Departamento do Tesouro norte-americano. Em 2012 foi eleita uma das cem pessoas mais influentes do mundo pela revista Time e a 10ª mulher mais poderosa do mundo pela Forbes. Ou seja: Ela é incrível e podemos perceber isso pelas página do seu livro.


Faça Acontecer


“As mulheres compõem hoje grande parte da força de trabalho no mundo. Mas ainda são os homens que dominam os cargos de liderança. Dos 195 países independentes no mundo, apenas dezessete são governados por mulheres. A porcentagem feminina em papéis de liderança é ainda menor no mundo empresarial. Isso significa que, quando se trata de tomar as decisões mais importantes para todos, a voz das mulheres não tem o mesmo peso. Em Faça Acontecer Sheryl Sandberg investiga as razões de o crescimento das mulheres na carreira estar há tantos anos estagnado, identificando a raiz do problema e oferecendo soluções práticas e sensatas para que elas atinjam todo o seu potencial”.


Sheryl Sandberg

E a executiva faz isso mostrando inúmeros dados, pesquisas, estatísticas, exemplos pessoais e de outras mulheres que conhece e muito mais. É difícil que o público feminino não se identifique. Esteja a frente de uma grande empresa, seja funcionária de uma instituição pequena ou deixou a carreira em aberto para poder cuidar dos filhos, é um livro que fala com você, já que quem é mulher já passou pelas situações narradas ou conhece alguém que viveu tudo aquilo.


Inspiração


Esse é um livro inspirador, de uma mulher inspiradora. Sheryl encoraja as mulheres a sonharem alto, assumirem riscos e se lançarem em busca de seus objetivos sem medo, seja eles quais forem. A executiva fala sobre inúmeros assuntos pertinentes, como o medo de ter ambição, a conciliação entre carreira e maternidade, a própria mulher se rebaixar e ter medo de buscar o que é seu e muito mais. E um dos pontos mais bacanas é que além de mostrar dados científicos e estatísticas, ela fala muito da sua experiência. Ao ver uma executiva do alto escalão tão bem-sucedida pensamos que ela só acertou na vida. Errado. Ela errou bastante, aprendeu com os percalços e conselhos e conta para o leitor tudo o que passou.


“A ambição profissional é algo esperado para os homens, mas opcional – ou, pior, às vezes até algo negativo – para as mulheres. ‘Ela é muito ambiciosa’ não é um elogio em nossa cultura.”


Para Sheyl um maior número de mulheres na liderança levará a um tratamento mais justo de todas as mulheres. E grande parte da “culpa” de termos poucas representantes femininas em altos cargos é das próprias mulheres e de toda crença limitante que nos foi imposta desde muito jovens. A certa altura ela afirma: “Continua a me espantar não só como nós mulheres não nos pomos em evidência, mas também como não percebemos e não corrigimos essa diferença”. Ela também diz que “uma das razões pelas quais as mulheres evitam tarefas além de suas atribuições e novos desafios é que elas se preocupam demais se, naquele momento, dispõem ou não das qualificações necessárias para uma nova função. [...] Um relatório da Hewlett-Packard revelou que as mulheres só se candidatam a novas funções se acharem que atendem integralmente a todos os critérios arrolados. Já os homens se candidatam se acharem que atendem a 60% dos requisitos”.


Feminista


A edição brasileira conta com um prefácio muito bacana de Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza, que em algumas páginas conta sua história, percalços e realizações e assim inspira outras mulheres, como faz Sheryl.


Faça Acontecer é um manifesto feminino para homens e mulheres, que fala sobre as dificuldades de ser mulher no mercado de trabalho, as aponta caminhos e soluções para uma “revolução” feminista.


Quando você compra um livro ou produto na Amazon por link disponibilizado aqui no blog nos ajuda a continuar o trabalho. Que tal fazer sua compra por aqui?


Recomendo muito.


Teca Machado


3 comentários:

  1. Olá,
    Hum, agora façam um filme pra ela também!!
    Eu até curto esse estilo, sempre é inspirador encontrar relatos de sucesso de mulheres.
    A gente sabe que o mercado de trabalho nunca é fácil, as rasteiras em cada canto.
    Então, futuramente quero dar uma chance sim.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  2. Olá....
    Acho que não tinha lido nenhuma resenha desse livro até então, porém, você me deixou muito animada pra ler! Esse livro parece ser uma fonte de inspiração e esse já foi para os desejados .
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Sheryl é fora da curva demais! Exemplo.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.