5 sagas literárias pouco conhecidas


Harry Potter, Jogos Vorazes, O Senhor dos Aneis, As Crônicas de Gelo e Fogo, Percy Jackson, As Crônicas de Nárnia, Duna, Corte de Espinhos e Rosas. Todos esses são nomes muito conhecidos no mundo da literatura de fantasia (e do cinema/TV, já que todos ganharam ou vão ganhar adaptações). Mas existem muitas outras sagas literárias, bem menos conhecidas, mas que merecem a sua atenção. E o melhor: Já estão concluídas, então você não precisa esperar os livros lançarem.





1- Trilogia Mundo de Tinta, de Cornelia Funke (Editora Seguinte)




Imagina ter um dom raro em que quando você lê um livro em voz alta os personagens pulam para fora das páginas? Mo tem a “língua encantada” e ao ler para a filha um livro chamado Coração de Tinta, mocinhos e vilões vêm para o mundo real, enquanto sua esposa vai parar dentro da obra. Ele então conta com a ajuda do autor da história para combater o vilão e mandá-lo de volta para o seu lugar.


Em 2008 o primeiro livro, Coração de Tinta, ganhou uma adaptação para o cinema, com Brendan Fraser no papel principal. 


Para quem ama livros, é um prato cheio! Resenha aqui.


  


2- Trilogia Silo, de Hugh Howey (Editora Intrínseca)




Num futuro pós-apocalíptico, o mundo está tóxico. O que sobraram da humanidade vivem num silo subterrâneo de 150 andares com regras muito rígidas de convivência e organização e onde ninguém pode desejar sair, em hipótese alguma. E quem desobedece a lei é enviado para fazer a limpeza no devastado mundo exterior. Quando Juliette, uma mecânica que vive nas profundezas do silo, é convocada para assumir o cargo do xerife, que foi enviado ao exílio, ela descobre mentiras e verdades, que são até mesmo mais fatais do que tudo o que ela um dia soube. 


Em maio estreia na Apple TV+ uma série baseada nos livros.


Essa é uma leitura eletrizante. Resenha aqui.


  


3- Série Os Legados de Lorien, de Pittacus Lore (Editora Intrínseca)



Quando Lorien, um mundo do bem e muito parecido com a Terra é destruído pelos terríveis Modagorianos, nove crianças e seus guardiões são enviados para o nosso planeta para que possam treinar seus poderes, crescer e um dia reconstruir seu mundo. John Smith é uma delas. Mas os mogadorianos estão atrás dele e dos seus companheiros, que decidem que finalmente chegou a hora de lutar e se vingar.


São 7 livros da série principal e mais 15 e-books curtinhos que são complementos da saga. Em 2011 o primeiro livro, Eu Sou O Número Quatro, ganhou uma adaptação para o cinema. Ela é bem mais ou menos, mas os livros são ótimos.


Ótima leitura para quem gosta de fantasia. Resenha aqui.



4- Trilogia Schythe (Ceifador), de Neal Shusterman (Editora Seguinte)




No futuro em que todos os problemas do planeta, inclusive a morte, foram resolvidos, a Nimbo-Cúmulo, uma evolução da Nuvem de dados que temos hoje, tomou consciência e faz a gestão do planeta. Mas algo que ela não conseguiu solucionar foi a superpopulação. Então foi criada a Ceifa, um órgão autônomo no qual os membros, chamados ceifadores, têm permissão e ordem para coletar – uma palavra mais bonita para matar – e manter o número de pessoas no mundo estável. Apesar de ser uma profissão nobre, ninguém quer ser ceifador. E Citra e Rowan, dois adolescentes, são escolhidos pelo Ceifador Faraday para serem seus aprendizes, mesmo contra sua vontade. O treinamento é rigoroso, cruel e mexe com a sanidade deles, mas apenas um será escolhido no final para o cargo e o outro, a sua primeira vítima.


Distopia com um toque de ficção científica e muitas reviravoltas e caos. Resenha aqui.


  


5- Série Feios, de Scott Westerfeld (Editora Galera Record)



Séculos depois do colapso da atual era da civilização como conhecemos, a sociedade vive em cidades-bolhas autossuficientes. Para acabar com guerras, desentendimentos, preconceitos e brigas, o governo dá um presente às pessoas quando elas fazem 16 anos: uma operação plástica para que se tornem perfeitas fisicamente falando. Tally Youngblood está se aproximando do seu aniversário de 16 anos e não vê a hora da sua operação chegar. Shay não quer ser perfeita: Deseja fugir e viver na Fumaça, uma comunidade alternativa fora-da-lei na natureza que abriga quem não quer passar pela. Quando Shay foge para lá, Tally é obrigada pelos Especiais, FBI da cidade, a procurar a amiga e a mostrar a localização da pequena sociedade.


São quatro livro e mais um de contos. A saga vai virar série da Netflix, com a Joey King.


É uma distopia diferente, com um tema profundo. Resenha aqui.


  


***


Conhecia alguma dessas? Eu ainda tinha várias outras para citar, como Estilhaça-me, Academia de Vampiros, Delírio e muito mais.


Tem alguma outra série menos conhecia do grande público para indicar?


Teca Machado


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.