quarta-feira, 6 de junho de 2018

Projeto um ano sem comprar livros – Mês 1


Há um mês contei aqui para vocês sobre o meu projeto de ficar um ano sem comprar livros. Resumidamente, essa história começou como uma brincadeira, com amigos dizendo que eu deveria passar um ano sem livros novos porque tinha quase 200 deles na estante. Pensei bem no assunto e acabei assumindo esse compromisso. Minha motivação principal foi que tenho livros que quero muito ler que estão há tempos na estante que não saem de lá porque novos chegam e eu passo na frente da fila. E também para me ajudar a fazer uma desintoxicação de comprar, já que eu fico até coçando de vontade quando escuto que eles estão em promoção. Acho que vai me fazer bem.


O primeiro mês acabou e eu fiquei firme e forte no meu propósito.

Maio não foi tão difícil quanto eu achava que seria esse início, que é bem marcado pela abstinência (Não rolou nenhum sintoma, ufa!). Mas confesso que só foi tranquilo porque o grupo Companhia das Letras me enviou oito livros nesse período de tempo como parceria. Então isso acalmou o comichão de comprar livros.

Não nego que em vários momentos eu fiquei bamba. Principalmente quando chegava e-mails da Amazon – quase todo dia eles me falam que tal gênero está com desconto, com super promoção -, da Saraiva, da Cultura... Fora as editoras que vivem me falando sobre seus lançamentos.

Até mesmo fui num evento literário e não comprei nenhum livro (Caramba, estou muito orgulhosa de mim mesma!). 


Passei por livrarias sem nem olhar para eles, porque se eu parasse para ver pelo menos a vitrine eu fraquejaria. Então parecia uma louca tapando os olhos e virando para o outro lado.

Chegou uma caixa de assinaturas de livro infantil nesse período, mas ela não entra no projeto porque comprei fim de março, antes de fazer o projeto e só chegou agora, então eu não trapaceei.

Todos os meses farei um post aqui para que vocês saibam se continuo seguindo meu caminho ou se fraquejei.

Um mês já foi. Só faltam 11.

Torçam por mim.

Teca Machado

6 comentários:

  1. Amiga desassina esses emails aí que ajuda! Eu fiz isso porque também não tô podendo comprar nada de livros.. haha
    Continue firme e forte!

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  2. parabens lindona pelo seu foco e determinação rs mas as vezes é importante mesmo já que acabamos comprando mais do que conseguimos ler

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Eita Teca, você é um exemplo a ser seguido. Acho que esse ano já fiz umas três compras hahahaha
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Oi Teca!! Eu não compro desde o começo do ano, mas as parceria tb me ajudam a controlar o vicio hehehhee Estou super torcendo por vc!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Menina!! Boa sorte! Eu sinceramente não sei se conseguiria. Ir em livraria e não comprar livro já é muitooo difícil, mas as vezes ate consigo rs Mas em eventos literários aí não dá, sempre saio com algum. Isso quando não vejo promoção em sites, aí faço a festa. Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oiii Teca

    Super boa sorte com os meses restantes do projeto, é dureza mesmo resistir à tantas tentações, ainda bem que teve as parcerias pra ajudar a equilibrar.... Força aí, espero que seja um sucesso seu projeto.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir