sexta-feira, 15 de junho de 2018

Reações Químicas - Resenha


Você gostava de química na época de escola?

Eu até gostava, mas nunca fui nenhum gênio no assunto. Mas isso não significa que não possa me identificar com uma personagem que seja.

Uma das minhas últimas leituras foi Reações Químicas, da escritora parceira Clara Savelli. O livro, publicado no Sweek (e que você pode conferir aqui), foi uma leitura divertida, bem rápida e cheia de reviravoltas.


Na história, Juliana estuda no EA, um internato no interior do Rio do Janeiro que é conhecido pelos métodos alternativos de ensino e laboratórios fantásticos. A garota de 17 anos é apaixonada por química e estuda muito, já que é a única bolsista da escola e precisa sempre manter suas notas altas. Até o momento, na reta final para o Enem, ela conseguiu seu objetivo e passou quase despercebida pelos colegas que tanto detesta. Mas a chegada de Vicente sacode seu mundinho tão organizado. Ele é um bad boy com passado conturbado, alvo de todas as fofocas do colégio e que por algum motivo está sempre no pé de Juliana. A nerd pouco quer com ele, mas o que pode fazer se o seu corpo insiste em ter reações químicas um tanto explosivas quando perto do rapaz?

Clara Savelli me conquistou logo nas primeiras páginas. Juliana é muito “gostável”, uma personagem carismática, ainda que reclamona e cabeça dura. Mas ela é inteligente, com um senso de humor único e muito leal a sua única amiga na escola, Karen, que também é um amorzinho. O mais interessante é que Juliana é humilde, mas não tem vergonha nenhuma do seu background. Pelo contrário, sente um orgulho enorme dos pais que fazem um esforço absurdo para que ela estude.

Clara Savelli
Vicente é um personagem dúbio. Não é aquele cara todo amorzinho pelo qual você cai de amores logo de cara. Ele transpira problemas e de início é arrogante e bem chato, para falar a verdade. Mas ele é alguém que passa por enormes transformações ao longo das páginas, evolui muito com o passar da história e passamos a entender o motivo de ele ser assim. E até mesmo caímos de amores, olha só!

O enredo é interessante e muito fluído. É aquele tipo de livro para ler bem rápido e ficar com um sorrisinho bobo no rosto ao final. Clara soube levar tudo num ritmo muito bom e em hora nenhuma fiquei cansada de Reações Químicas. Tem romance na medida certa, drama, amizade e até um pouquinho de tensão. Juliana e sua história me fizeram rir, suspirar e mesmo me emocionar.

Sabe aquele autor por quem você torce um monte? É o meu caso com a Clara Savelli. Não a conheço ao vivo, só pelas redes sociais e e-mails trocados, mas gosto da sua escrita, do que posta principalmente no Twitter e me identifico muito com ela, por isso fico aqui comemorando a cada vitória que alcança. Fiquei muito feliz quando no começo do ano ela me escolheu como uma das blogueiras parceiras para receber seus livros.

Reações Químicas vale muito a pena e está lá para todo mundo que quiser ler. É só acessar aqui no Sweek e se jogar nessa história fofa. E a Clara está escrevendo um spin-off dessa história, chamada de Síndrome de Salvador, que já começou a ser postado. E aproveite para participar o grupo de Leitores da Clara Savelli no Facebook e seguir o seu instagram.

Recomendo muito.

Teca Machado


6 comentários:

  1. Oi Teca!! Eu gostava às vezes e às vezes odiava kkkkk dependia do semestre, mas nunca fui gênio tb! Nunca li nada autora, mas eu adorei o enredo e principalmente do termo gostável hehehehe

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. que foto fofa da autora, legal conhecer esse livro que parece ter uma historia tao fofa quanto ela

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Oi, Teca
    Eu só li um conto da autora mas gostei da forma que ela escreve sobre os adolescentes, me identifico bastante sabe? Com toda certeza vou tentar ler esse livro, fui totalmente cativada pelos personagens.
    Beijos
    www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
  4. Eu amo livros que me causam essa sensação, parece ser uma história bem leve. Fiquei bem animada para conhecer!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Eu amo livros que me causam essa sensação, parece ser uma história bem leve. Fiquei bem animada para conhecer!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Teca,

    Não conhecia o livro e nem a autora, mas parece ser uma história ótima.
    Acho que vou colocar na lista de leitura futura.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir