segunda-feira, 17 de junho de 2019

A Beleza Sombria dos Monstros: 10 anos de A Arte de Tim Burton - Exposição


Que o Tim Burton é doidão, todo mundo sabe. Mas estar “dentro” da mente dele é uma experiência surreal. Brasília está recebendo a exposição A Beleza Sombria dos Monstros: 10 anos de A Arte de Tim Burton e ontem eu fui conhecer a instalação. E apesar de ele não ser nem de longe meu diretor preferido, fiquei impressionada com toda sua criação.


A exposição apresenta o universo de Burton, baseado no livro A Arte de Tim Burton, obra que compila os 40 anos das suas criações. Passeamos pelos capítulos da obra e vemos como a imaginação dele é, em palavras do livro, “descontroladamente imaginativa”.

Toda mostra é típica do diretor, com sua melancolia, monstros, palhaços malignos, flerte com o pós-vida e muito jogo de sombras e luz. Encontramos o fantasioso, o grotesco, o peculiar, o inocente, a inabilidade social. E é como os seus filmes: Você pode não saber que é criação dele, mas ao assistir apenas alguns segundos tem certeza que é do Burton. Com muitos conceitos visuais de filmes de sua autoria e centenas de ilustrações do arquivo pessoal do cineasta, a visita é uma imersão nesse mundo onde apenas Burton mora (e desconfio que o Johnny Depp também).




Mais do que apenas exibir desenhos e imagens, A Beleza Sombria dos Monstros é uma experiência física, onde o visitante interage com as obras e vê seus personagens quase vivos. Tem realidade virtual, 3D, periscópios, montar seu monstro e você pode até mesmo desenhar e pendurar sua arte numa parede.

Organizada pela produtora brasileira Rua 34 Produções, com curadoria de Jenny He e colaboração da Tim Burton Productions, a exposição usa tecnologias de linguagem digital para nos inserir no universo. O projeto envolve diversos artistas brasileiros dedicados às experiências imersivas incluindo Mirella Brandi e Muep, Rodrigo Gontijo, Paulo Beto, Murilo Kammer e o estúdio Olha Lhama.



A programação inclui uma mostra com filmes dirigidos por Tim Burton que acontecerá de 4 de julho a 11 de agosto. Você vai encontrar produções como Edward Mãos de Tesoura, A Fantástica Fábrica de Chocolate, A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, A Noiva Cadáver, O Estranho Mundo de Jack e vários outros.

Infelizmente, não podemos tirar foto e nem filmar dentro de A Beleza Sombria dos Monstros: 10 anos de A Arte de Tim Burton, por isso não consigo ilustrar muito bem esse post para vocês. A única galeria que podemos fotografar é a do Halloween, em que usamos máscaras.

Claramente vocês podem ver que essa sou eu, haha

Mas preciso ressaltar um ponto negativo: Como o espaço da exposição não comporta tudo num ambiente só, ela é dividida em duas. E quando você passa para a segunda parte, há uma quebra de experiência, porque você está todo empolgado e de repente pega uma fila de mais de uma hora para entrar na metade final. Mas, relaxa, isso não abala a visita.

Mesmo sendo bem incrível e extremamente bem-feita, a exposição é gratuita. Ela vai de 28 de maio a 11 de agosto no CCBB de Brasília. Então se você estiver na cidade, vale muito a pena ir. Não consegui achar informações sobre se a mostra vai para outras cidades, mas tenho certeza que vai.

Recomendo.

Teca Machado

P.S.: O próprio Tim Burton veio ajudar na montagem da exposição, por isso esteve passeando por Brasília e foi a muitos restaurantes e parques da cidade. Muita gente encontrou com ele e ficou encantado com a simpatia do cineasta.



8 comentários:

  1. Uau, que bacana parece ser essa exposição. Já queria conhecer. Tomara que vá para outras capitais também...

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Teca
    Eu fui mas acabei chegando atrasada demais e não consegui entrar infelizmente, desanimei tanto porque não podia tirar fotos, aí fiquei com preguiça de ter que voltar lá, mas pretendo antes do fim da exposição.
    Beijo!

    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  3. OI Teca!
    Imagina eu esbarrar com o Tim Burton na rua gente! kkkk Admiro bastante o trabalho dele!
    Pena q não podia tirar muitas fotos da exposição, mas parece q foi bem legal! Tomara q chegue no CCBB RJ tbm!
    Bjs
    A Colecionadora de Histórias ❤️ Tem SORTEIO DE LIVROS rolando no blog!

    ResponderExcluir
  4. Amei esse seu texto, realmente é um dos melhores blog que estou acompanhando. Suas postagens são excelente! Parabéns!

    Já até salvei em meus blogs favoritos ❤️..

    Meu Blog: Caruaru da Sorte

    ResponderExcluir
  5. Ahh eu sou super fã do trabalho do Tim Burtom e acho que deve mesmo valer a pena conferir a exposição!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Sou um grande fan do trabalho do Tim Burtom sem dúvida deve valer muito a pena

    ResponderExcluir
  7. sou MUITO fã do Tim Burton, quando essa exposição esteve aqui em SP eu tbm fui ver e adorei

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir