segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Comentários do Oscar 2020


Como todas as vezes nos últimos anos, na noite passada, durante a transmissão do Oscar, fiz comentários no meu Facebook e trouxe para vocês.

Apesar de não ter conseguido trazer a crítica de todos os concorrentes a Melhor Filme, assisti a todos e vi a cerimônia todinha.

Vamos lá?

Oscar 2020

1- Janelle Monáe fez o número de abertura, com participação de Billy Porter. Foi divertido, colorido e englobou um pouco de cada um dos concorrentes a Melhor Filme. Ótimo começo!
2- Um ponto legal é que ela falou da força das mulheres, e ainda mais ela própria: mulher, negra e queer.

Janelle Monáe e Billy Porter

3- Apesar de mais uma vez a noite não ter anfitrião, Steve Martin e Chris Rock fizeram o discurso de abertura. Tiveram umas piadas boas e falaram mais uma vez sobre o “Oscar so white”, quase sem concorrentes negros e asiáticos – a não ser Parasita – nas categorias principais.
4- Primeiro Oscar da noite: Brad Pitt, como Melhor Ator Coadjuvante, por Era Uma Vez... Em Hollywood.
5- Amo Brad Pitt e acho ótimo ator, mas entre a galera que estava concorrendo com ele (Tom Hanks, Al Pacino, Anthony Hopkins...), não era o melhor. Desculpa, Brad.
6- Zero surpresa que Toy Story 4 ganhou por Melhor Animação.
7- Melhor Curta de Animação quem ganhou foi Hair Love, uma das coisas MAIS LINDAS e delicadas que vi. Você pode assistir essa coisa fofíssima aqui.

Cena de Hair Love, que ganhou como Melhor Curta de Animação

8- Claro que Josh Gad ia zoar o John Travolta por ter falado o nome da Idina Menzel errado e ele certo.
9- E por falar nela, apresentou Into The Unknow com nove “Elsas” de várias partes do mundo. Muito legal! Só uma pena que não tinha representantes nem da América do Sul, nem da África.
10- Keanu Reeves tem a mesma cara há uns 20 anos. Como consegue? E é tão simpático e fofo. E ainda levou a mãe como acompanhante na premiação. Não é à toa que a internet é doida por ele.
11- Parasita ganhou por Melhor Roteiro Original! Gostei! Feliz que entre candidatos norte-americanos ele levou.
12- Eu amei Jojo Rabbit e fiquei feliz que levou de Melhor Roteiro Adaptado.
13- Shia LaBeouf apresentando um prêmio? Estou admirada, até onde eu saiba ele é persona non-grata em Hollywood.
14- O ator Zack Gottstagen entrou para a história. Foi o primeiro apresentador com Síndrome de Down a entregar um prêmio. Estava ao lado de LaBeouf, com quem contracenou no filme The Peanut Butter Falcon. Mas estão criticando que LaBeouf não teve paciência no palco com Zack.

Shia LaBeouf e Zack Gottstagen

15- Oscar da Design de Produção foi para Era Uma Vez... Em Hollywood, que está realmente muito bonito.
16- Adoráveis Mulheres levou o Oscar de Melhor Figurino. Zero surpresa. As roupas são lindas!
17- A abertura para falar sobre Melhor Documentário foi bem interessante e bonita.
18- É, não foi a vez do Brasil de novo. Democracia Em Vertigem não ganhou. Mas parece que esse American Factory, que levou o prêmio, é muito bom.
19- Quero assistir Learning To Skateboard In a Warzone (If You Are a Girl), que ganhou de Melhor Documentário Curta-Metragem. Esse título é maravilhoso e o discurso da diretora também!
20- Laura Dern ganhou como Melhor Atriz Coadjuvante. Não assisti aos filmes de todas as outras concorrentes, mas ela realmente arrasou em História de Um Casamento.
21- Como uma fã fervorosa de trilhas sonoras, amei o clipe sobre músicas de filmes. Só não entendi porquê levaram o Eminem para se apresentar. Beleza ele ganhou Oscar com essa canção, mas qual o motivo de ele estar lá esse ano? Aparentemente até a galera da plateia não entendeu nada – e nem a internet.

Eminem cantou Lose Yourself

E Martin Scorsese aproveitou para tirar um cochilinho.

22- Acabei de descobrir que em 2003, quando o Eminem ganhou o Oscar por Lose Yourself, ele não foi. Não se apresentou e nem recebeu em mãos o prêmio. Esse ano ele finalmente foi.
23- Salma Hayek já foi indicada, mas nunca ganhou o prêmio. Ao apresentar uma categoria ao lado de Oscar Isaac pegou o braço dele e disse: “Eu posso agora oficialmente dizer que eu segurei um Oscar nesse palco". Ao que ele respondeu “Agora o Oscar não está tão branco”.

Salma e Oscar

24- Ford Vs. Ferrari ganhou por Melhor Edição de Som. Vocês assistiram? O filme é muito bom!
25- 1917 ganhou seu primeiro Oscar: Melhor Mixagem de Som.
26- Não sei vocês, mas eu odeio com força o Will Ferrell. Quem o chamou para apresentar um prêmio?
27- Melhor Fotografia também não foi surpresa: 1917. O filme ganhou nessa categoria em várias premiações.
28- Ford Vs. Ferrari ganhou mais uma categoria técnica: Melhor Edição.
29- Em dezembro o Museu do Cinema abre em Los Angeles. Será que eu vou querer ir? Será?
30- Chyntia Erivo, concorrendo como Melhor Atriz e Melhor Canção Original, fez uma apresentação muito bonita de Stand Up, do filme Harriet.
31- Amei Rebel Wilson e o James Corden vestidos de Cats zoando o filme e falando que sabem a importância dos efeitos especiais. Hahaha.

James Corden e Rebel Wilson, que participaram de Cats, que foi muitíssimo criticado, principalmente pelos efeitos especiais

32- Chocada que 1917 ganhou Melhores Efeitos Especiais, sendo que concorreu com O Rei Leão, Vingadores Ultimato e Star Wars. Não que não fosse bom, é excelente, mas ganhar de O Rei Leão, que criaram uma tecnologia nova e ficou tão real que me incomodou os bichos falando? Não fez sentido.
33- O Escândalo levou por Melhor Maquiagem. Fofo que os ganhadores estão agradecendo especialmente a Charlize Theron - protagonista do filme, que transformada para viver o papel.
34- Parasita ganhou como Melhor Filme Estrangeiro, obviamente. E o diretor Bong Jong Ho disse estar feliz que a categoria mudou de nome: Melhor Filme Internacional.
35- Elton John no palco cantando I’m Gonna Love Me Again. Fiquei bem triste que nem Rocketman nem o Taron Egerton foram indicados.
36- Três maravilhosas no palco: Gal Gadot, Brie Larson e Sigourney Weaver. Falaram sobre o poder da mulher e como todas são super-heroínas. Apresentaram a primeira maestro a conduzir a orquestra do Oscar.

Três heroínas: Brie Larsson, Sigourney Weaver e Gal Gadot

37- E, coincidentemente ou não, quem ganhou foi a responsável por Coringa. A profissional ficou tão feliz por ter ganhado que deu gosto de ver! Destacou que mulheres, garotas, mães, filhas, devem produzir, fazer, se fazerem ouvir.
38- I’m Gonna Love Me Again, de Elton John ganhou como Melhor Canção. Fiquei muito feliz! Elton e Bernie no palco juntos é um deleite para quem assistiu ao filme e sabe da relação dos dois. ❤️
39- Bong Joon Ho, de Parasita, ganhou como Melhor Diretor. Ele nem conseguiu acreditar. Ele dedicou a Martin Scorcese, também concorrente, e quem ele admira e estudava na época de faculdade.
40- Kobe Bryant foi o primeiro a ser lembrado na seção In Memoriam. Para quem não sabe, ele ganhou o Oscar de Melhor Curta-metragem de Animação em 2018, com Dear Basketball.
41- Joaquin Phoenix ganhou como Melhor Ator, por Coringa, como era esperado. E fez um discurso incrível sobre direto dos animais e injustiças, sobre como o ser humano pode ser melhor e sobre ele ter tido uma segunda chance em Hollywood. Você pode ver o discurso completo aqui.

Joaquin Phoenix recebendo o Oscar como Melhor Ator por Coringa

42- Renée Zellweger, seguindo o fluxo das apostas, levou Oscar como Melhor Atriz, por Judy. Quero muito assistir.
43- Jane Fonda, toda maravilhosa no palco, para entregar o principal prêmio da noite. Não canso de admirar essa mulher maravilhosa que é presa quase toda semana por causa de participação em protestos a favor do meio ambiente. 
44- Chocando a todos, Parasita levou para casa o prêmio de Melhor Filme. Ninguém da equipe acreditava. Foi a primeira vez que um filme de língua não inglesa ou produção não americana ganhou na categoria.
45- A carinha de Bong Joon Ho olhando o próprio Oscar é a coisa mais bonitinha que você vai ver hoje.


E esse sorriso e cara de "não acredito que é meu?" do Bong Joon Ho?

46- No meio do discurso dos produtores de Parasita, as luzes começaram a apagar e a música a tocar, indicando que o tempo dele acabou, mas a plateia começou a gritar e pedir que deixassem a equipe terminar de falar. Foi lindo!
47- A academia fez uma mudança nos votantes do Oscar nos últimos dois anos, o que explica essa mudança de rumo nos indicados e ganhadores. Senti o Oscar levemente mais inclusivo. Mas só levemente. Ainda tem um longo caminho a trilhar.

Eu gostei bastante de Parasita, mas não tanto para ganhar o principal prêmio. Achei diferente, interessante e com bons plot twists. Mas acreditei que quem ganharia era 1917, que é uma obra de arte cinematográfica. Apesar de tudo, minha torcida estava para Jojo Rabbit.


E você, assistiu aos filmes? O que achou dos vencedores?

Veja a lista completa dos vencedores aqui.

Ano que vem tem mais comentários do Oscar!

Teca Machado

6 comentários:

  1. Oi, Teca
    Eu amo a noite do Óscar apesar de nunca conseguir assistir os filmes indicados KKKKK Eu achei que os prêmios foram muito bem distribuídos, e que as premiações finais foram para pessoas bem óbvias, exceto algumas que surpreenderam. Não curti muito Toy Story 4, não sei se merecia o prêmio.
    Beijo!
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mika!
      Eu assisto a pelo menos os indicados de Melhor Filme.
      Esse ano eu consegui nos 45 do segundo tempo, haha. Terminei o último umas 17h de domingo.
      Eu não curto muito Toy Story tb, mas desde o primeiro. Só vi até o segundo. Tenho preguiça.

      Beijoooos

      Excluir
  2. Oi Teca, dos filmes indicados só assisti Coringa e Toy Story 4. Coringa foi um filme forte, pesado, sombrio e de certa forma realista o ator foi fantástico no papel e mereceu. Toy Story fez parte da minha infância como a de muitas pessoas. gostei do filme 4 mas esperava mais profundidade.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu assisti quase todo o Oscar, inclusive fiz um post ontem com os looks da premiação. Sobre Brad Pitt e Joaquin Phoenix finalmente a academia fez jus ao talento dos dois. Pitt já deveria ter ganho a estatueta qdo fez Benjamin Button e Phoenix quando fez Johnny & June.
    Laura Dern e Renée foram consagradas em todas as premiações.
    Emminem apareceu na cara de pau mesmo, não foi receber o premio em 2003 e ainda cantou a música tema de 8 Mile na cerimonia.
    Pode fazer uma gentileza, respondendo a minha PESQUISA DE PÚBLICO do blog?
    Obrigada!
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  4. Oi Teca, tudo bem? Eu gostei da cerimônia. Queria que Coringa ou 1917 ganhasse, mas fiquei imensamente feliz com Parasita, que tem um roteiro incrível.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Amei o post Teca, não acompanhei a cerimônia, mas pelo que você disse, deve ter sido bem bacana! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir