quinta-feira, 2 de março de 2017

17 livrarias em que você vai querer entrar e nunca mais sair


Bibliotecas e livrarias já são lugares maravilhosos por si só. Quando elas estão num cenário bonito, diferente, acolhedor e divertido ficam melhores ainda.

O BuzzFeed Books fez uma coletânea com 17 livrarias ao redor do mundo que vão fazer você se apaixonar:

1. City Lights Bookstore, em São Francisco



Porque é tão especial: A City Lights foi fundada pelo poeta Lawrence Ferlinghetti, então faz sentido que ela tenha o segundo andar todo dedicado a um espaço de poesia. Mas ao redor de toda a livraria há cadeiras estrategicamente colocadas para que os clientes não só aproveitem a luz natural, como gastem tempo para escolher qual título levar para casa.


2. Word on the Water, em Londres



Porque é tão especial: Para começar, essa livraria é numa barca. Você pode subir a bordo e fuçar pela coleção (e ainda confraternizar com os gatos do dono do lugar), ou ficar em terra firme para assistir leituras de poesias e música ao vivo, que acontecem no teto da barca.


3. Boekhandel Dominicanen, na Holanda



Porque é tão especial: Escolher livros dentro de uma igreja com mais de 700 anos é uma experiência que você só terá lá. Há uma mistura de arquitetura gótica com móveis modernos, além de títulos extremamente variados.


4. Livraria Cultura, em São Paulo



Porque é tão especial: Não só é a maior livraria do Brasil, mas é também um enorme playground para crianças. Há enormes estátuas de dragões para brincar, áreas de lounge e quatro andares de corredores lotados de livros para vagar.


5. Libreria Acqua Alta, em Veneza



Porque é tão especial: Essa livraria é facilmente um dos lugares mais memoráveis e estranhos de Veneza. A loja em si é pequena e recheada de livros que caem de gondolas, banheiras e pequenos barcos. Você pode mergulhar seus pés no canal enquanto lê ou subir uma escada feita inteiramente de livros.


6. Librería El Ateneo, em Buenos Aires



Porque é tão especial: Esse antigo teatro transformado em livraria é repleto de magníficos detalhes arquitetônicos, como teto com afrescos italianos, pesadas cortinas vermelhas e esculturas ornamentadas. Além disso, tem um piano tocando música ao vivo enquanto você anda por cada seção.


7. Cook & Book, em Bruxelas



Porque é tão especial: Cook & Book é parte livraria, parte café e vale totalmente a visita. A loja é dividida em nove cômodos e cada um deles contém uma seção diferente (música, ficção, infantil, viagem, HQ...). Mas o melhor de tudo é que cada seção é completamente diferente da outra e tem seu próprio design especial e único. Tem até mesmo um cômodo britânico que se parece com um pub.


8. Brattle Book Shop, em Boston



Porque é tão especial: Fundada em 1825, a Brattle Book Shop é uma das livrarias antiquários mais antigas do país. Há uma seção com estantes ao ar livre, assim como três andares de títulos para fuçar.


9. Livraria Lello, em Porto, Portugal



Porque é tão especial: Do lado de fora você nem vai perceber a grandiosidade da Livraria Lello. Mas seu interior é rico com madeira escura e escadas incríveis que levam a um segundo andar todo de vidro e prateleiras que vão do chão ao teto. É uma das livrarias mais antigas de Portugal e vale muito a pena visitar.


10. Librairie Ptyx, em Bruxelas



Porque é tão especial: Mesmo antes de passar pelas portas, não é difícil ver que a Librairie Ptyx é um monumento às artes. Por dentro, os títulos são cuidadosamente escolhidos e imagens de famosos escritores cobrem as paredes.


11. The Last Bookstore, em Downtown, Los Angeles



Porque é tão especial: Além do teto abobadado e enormes pilares que preenchem o grande espaço, entrar na The Last Bookstores vai fazer você sentir como se tivesse entrado em outro mundo. Há um mix de livros usados e velhos e até mesmo uma seção escada acima onde tudo custa apenas U$ 1.


12. Cafebrería El Péndulo, na Cidade do México 



Porque é tão especial: Qualquer lugar onde você pode comer, beber mojitos e ler é verdadeiramente fantástico, é minha opinião. Além disso, a Cafebrería El Péndulo também oferece locais para sentar ao ar livre e toda a luz natural e vegetação vão fazer você sentir como se não estivesse dentro de uma livraria. 


13. Atlantis Books, em Santorini, Grécia



Porque é tão especial: Entrar na Atlantis Books é um pouco como ir para uma caverna, mas uma caverna recheada de personagens! Há notas e mensagens escritas por toda a parede e eles são anfitriões de festivais de comida, de filmes e noites de autógrafos.


14. Powell’s Books, em Portland, EUA



Porque é tão especial: Powell’s é enorme! Ela era uma antiga concessionária. Ande pelos corredores tomando um café da sua cafeteria e lembre-se que ser um amante do livro é algo muito bom para se fazer em Portland.


15. Librairie Avant-Garde, em Nanjing, China



Porque é tão especial: Você consegue ver as listras amarelas no centro das fileiras de livros? Isso é porque a Librairie Avant-Garde é uma antiga garagem convertida em livraria. Muito legal, mas você vai ter que achar vagas para estacionar em outro lugar!


16. Dickson Street Bookshop, em Arkansas, EUA



Porque é tão especial: Especializada em livros raros e que não são mais produzidos, você vai entrar nessa livraria aconchegante e cheia de fileiras e mais fileiras de livros novos e antigos. As opções raras e encadernadas com couro estão logo na entrada e são absolutamente maravilhosas. Lá você pode achar de tudo, de gastronomia sulista a biografias musicais.


17. Books Actually, em Cingapura



Porque é tão especial: Essa livraria é uma mistura de estranha e moderna, como uma loja cheia de produtos indies, locais e muitas bugigangas para levar para casa. É pequena, mas intimista. 


Vocês querem conhecer todas ou todas? Será que existe pacote turístico para me levarem livrarias lindas ao redor do mundo?

Teca Machado


12 comentários:

  1. Sobre Boekhandel Dominicanen: estou apaixonado. rs
    Amei a postagem. Maravilhado com cada uma das livrarias.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de março. Serão três livros como prêmio, sendo dois autografados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podemos querer ir em todas?
      Hahahaha

      Beijoos

      Excluir
  2. Só por ser livraria já me deixa apaixonada. Quando entro em uma não quero mais sair, são tantos livros... aiai.

    Beijos

    Participe do sorteio e concorra a três livros incríveis no blog.

    www.mecontanoblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas, Juliete!
      Pode até ser livraria meio fuleira, hahaha.

      Beijooos

      Excluir
  3. Nossa, que demais! A livraria de Buenos Aires é show, apesar de todas serem um espetáculo a parte, ficaria com a de Buenos Aires, até porque viagens longas são tão cansativas e entediantes. Buenos Aires é logo ali e, sem contar que não é tão cara quanto as outras, exceto Sampa é claro. A livraria cultura de Sampa é um luxo. Adorei. Abraços!

    www.marcasliterarias.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui do lado e super diferente, né?
      A Cultura é sempre maravilhosa em qualquer lugar.

      Beijoos

      Excluir
  4. Oi Teca,
    Ai uma mais linda que a outra, rola fazer um estilo mochilão pra livrarias mundo à fora? HAHA
    A de Holanda e Buenos Aires quero muiiito conhecer. Essa Cultura de SP parece ser linda, aqui no Rio tem uma grande assim, também.

    tenha um ótimo final de semana.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você fizer esse mochilão, vou junto!
      Hahahaha

      Beijooos

      Excluir
  5. Nossa, eu poderia passar alguns meses morando em cada uma delas e nem ia reclamar! Hahaha
    Todas maravilhosas.
    Um dos meus gatos parece muito com o que está na última foto! Seria um primo dele que largou tudo pra ser livreiro em Cingapura?
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Adorei a ideia de um pacote turístico para conhecer livrarias ao redor do mundo!!! Hahahaha!! Posso ir com você?
    Mas já vou direto na Cultura do Conjunto Nacional, pelo menos! Hey, conheço uma das melhores livrarias já!!! Hahahahahaha

    Bjs

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que pode.
      Aliás, deve!
      Hahahaha

      Beijooos

      Excluir