segunda-feira, 16 de outubro de 2017

O que é e como curar uma ressaca literária


Muita gente pode até conhecer a sensação, mas não sabe o nome “científico”: Ressaca literária.

Afinal, o que é isso?

É quando após terminar um livro tão bom, que mexeu muito com seus sentimentos, você não conseguir começar outro logo em seguida. É um período de hiato em que o leitor fica ali só curtindo a dor e a alegria de ter terminado uma história fantástica – ou desoladora. É não ter ânimo ou coragem de entrar em outro universo literário, porque você está profundamente imerso no anterior.


Tenho certeza que você já passou por isso pelo menos uma vez na vida, não é?

Mas como curar essa ressaca que pode até mesmo se pior do que a de bebida?

“Especialistas” bookaholics dão algumas dicas:

1- Releia seu livro preferido. 

Nesse caso você tem a certeza de que vai encontrar um livro bom e que talvez não precise de toda a sua capacidade mental, já que você conhece bem a história e pode ler sem grandes expectativas.

2- Leia contos.

Talvez o seu coração ainda não esteja pronto para encarar um livro novo e enorme, cheio de grandes possibilidades, mas ler um conto requer pouco compromisso. Geralmente são curtos, fáceis de ler e tem uma alta capacidade de te tirar da ressaca. O problema é ele ser muito bom e muito curto e você acabar em outra ressaca.

3- Fale sobre o livro com alguém.

Você está imerso até a cabeça no universo do livro, certo? Então talvez conversar sobre ele, colocar tudo para fora, seja uma maneira de se livrar da sensação de desolação que ficou. Fale, fale, fale até se cansar (ou até a pessoa cansar de você. Aí nesse caso, passe para a próxima disposta a te escutar).

4- Leia um livro indicado para leitores que tenham gostado da obra que te ressacou.

Às vezes, melhor do que tentar sair da ressaca é se afundar nela logo de uma vez. Leia livros do mesmo gênero, de autores que sejam comparados ao que você acabou de ler. Quem sabe a nova leitura te deixe com uma ressaca pior ainda!

5- Dê tempo para o seu organismo absorver todo o conteúdo.

Eu sei. Você é um obsessivo por livros. Assim que termina um precisa começar outro. Mas, às vezes, com a ressaca literária você simplesmente não consegue. Então curta sua ressaca, vá ver filmes ou séries para variar, vá correr no parque. Em alguns dias o seu cérebro já absorveu toda a história, processou todos os sentimentos e vai te deixar seguir em frente, pronto para a próxima ressaca.


* A ideia deste post surgiu ontem, quando ao conversar com um casal de amigos que gostam de ler, mas não são leitores compulsivos, não sabiam nomear a sensação de simplesmente não conseguir ler um novo livro porque o último que leram era simplesmente genial.

Teca Machado

4 comentários:

  1. Que post maravilhoso. Eu estou nessa ressaca e não sabia que de fato era assim, nossa! Eu acabei de ler e não consegui começar outro ainda, ta aquela mistura de sensações pós leitura, que doideira rsrs. E eu nunca consigo ler livros seguidos do mesmo autor, senão a ressaca será pior, por mais que haja a curiosidade e ansiedade pra ler mais, prefiro intercalar. Amei as dicas :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. ah eu vivoooooooo passando por esses periodos de ressaca literária, as vezes a gente precisa de um tempo msm; é ruim, mas sempre passa hehe

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas, vejo muitas amigas minhas reclamando que ficaram com a famosa"ressaca literária" RSRSR
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Hey, Teca! Quanto tempo! Eu devo entrar em ressaca literária pelo menos uma vez por semana. Tá aí pra quem diz que eu não sei o que é ressaca porque não bebo (chupem essa manga, friends).
    Menina, quando eu entro nessa ressaca nem postagem no blog, nem escrever minhas amadas histórias eu consigo. Acredita? Kkkkk São ótimas dicas, embora eu prefira apostar minhas fichas na 4. Sair de uma e cair de paraquedas em outras é bom demais!

    Um abraço!
    www.nerd-absoluta.blogspot.com

    ResponderExcluir