terça-feira, 3 de abril de 2018

Casamento Grego 2: Crítica


Em 2002 assisti despretensiosamente Casamento Grego. Adorei, me diverti e ri muito com Toula (Nia Vardalos) e sua gigante, grudenta e intrometida família grega. O filme, que custou apenas U$ 5 milhões e arrecadou mais de U$ 360 milhões no mundo inteiro, além de uma indicação ao Oscar por Melhor Roteiro Original, que é da própria Vardalos, voltou em 2016 com Casamento Grego 2, do diretor Kirki Jones, que eu assisti agora na Netflix. Posso dizer que é como não se tivessem passados 14 anos e eu continuo amando e rindo muito dos Portokalos.


Depois de todo auê que Toula passou em Casamento Grego para que aceitassem que se casasse com Ian (John Corbett) um homem não-grego, os Portokalos agora tem nela todo suporte para a família continuar funcionando. Além de ajudar os pais, as irmãs, as tias, os primos e tudo o mais, Toula precisa lidar com a sua filha adolescente Paris (Elena Kampouris), que, assim como ela quando jovem, quer se distanciar um pouco de toda cultura e intromissão dos pais. Paris está terminando o ensino médio e deseja estudar em outra cidade. Ao mesmo tempo, Gus (Michael Constantine) e Maria (Lainie Kazan) descobrem que depois de cinco décadas juntos não estão casados legalmente. Desse modo os Portokalos precisam organizar um novo e grande e escandaloso e incrível casamento grego.

O estúdio conseguiu juntar todo o elenco do original para essa sequência e esse é o grande tcham. Ao assistir o espectador sente como se não encontrasse velhos amigos há muito tempo, mas quando finalmente se veem, percebe que além de umas ruguinhas a mais e uns fios de cabelos brancos, ninguém realmente mudou.




O elenco, assim como na primeira produção, está muito afinado e entrosado. Nia é a alma de Casamento Grego, afinal, também assina o roteiro desse. Toula é uma personagem que a gente consegue se identificar e gostar, assim como toda sua família, por mais barulhenta e intrometida que seja. Seus pais, irmãos, primos e marido são divertidos, felizes e muito unidos e é possível sentir isso vindo dos atores. Quem mais me arrancou risadas foi Andrea Martin, como tia Voula, sempre pronta para dar um conselho para Toula, por mais inapropriado – e surpreendentemente certo – que seja. Há participações especiais de John Stamos e de Rita Wilson, já que a produção é do Tom Hanks.

Casamento Grego 2 é uma ótima sessão da tarde, que vai te dar leveza, fazer rir e até mesmo dar uns suspiros. Os momentos cômicos não são apelativos ou gratuitos, todos têm um motivo de ser e de estar ali. Além do humor, o filme tem uma mensagem bonita sobre família e união, além de aceitação, que te faz ver que não importa a cultura, as famílias são todas iguais. Não há nenhuma surpresa no roteiro e nem uma grande reviravolta, mas o filme nunca se propôs a ser mais do que ele é e essa é a grande graça dele.




Ao fim do filme fica aquela sensação de não querer ir embora, de não querer deixar velhos amigos para trás. Os Portokalos são escandalosos, mas é impossível não amá-los. Então, se você viu Casamento Grego, com certeza vai se deliciar com essa continuação. Ela é adorável!

Recomendo.

Teca Machado


6 comentários:

  1. Deve ser bem divertido esse filme, eu assisti o primeiro e morri de rir.
    Big Beijos,
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Teca!
    Eu lembro vagamente do primeiro filme. Teria que assistir de novo para poder ver esse hahhahahha
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu!
      É engraçado igual ao primeiro. Vale a pena.

      Beijooos

      Excluir
  3. Oi, Teca
    Eu tenho aquela impressão que já ouvi falar do filme mas não sei realmente se vi. Acho que meu problema é que não gosto muito de enredos que tenham coisas gregas, como Mamma mia, não me chamam atenção. A atriz principal principalmente, não sinto aquela empatia por ela, infelizmente.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mika!
      Jura que você não gosta de coisas gregas?
      Eu amo!
      <3
      Hahahahaha

      Beijooos

      Excluir