quinta-feira, 3 de maio de 2018

George Méliès – Doodle Google


Se você viu o Google hoje, vai perceber que está mostrando um dos Doodles mais legais feitos pela empresa. Ele é uma homenagem a “À La Conquête Du Pôle” (A Conquista do Polo), filme de George Méliès, que estreou no dia 3 de maio de 1912.


Quem viu A Invenção de Hugo Cabret sabe quem é Méliès. Se hoje assistimos filmes com efeitos visuais, ele é um dos motivos, já que foi o pioneiro, ousado e muito sonhador.

Em 1895 os irmãos Lumière criaram o cinema. Em sua primeira exibição mostraram uma cena de um trem à vapor saindo da estação. Registros  da época contam que as pessoas presentes entraram em histeria e o público correu em desespero para longe da sala.

Mas uma pessoa não ficou assustada: Méliès. Ele era um mágico profissional e ficou intrigado com o que viu. Tentou comprar um exemplar de filmadora e tela, mas os Lumière se recusaram. Visionário como sempre, ele não desistiu, e conseguiu um projetor de filmes e fez seus experimentos numa época em que o cinema não existia. Estima-se que de 1896 até 1913  tenha produzido mais de 500 filmes, muitos com efeitos inéditos, alguns usados até hoje, mais de 100 anos depois e com a tecnologia super avançada. Então, de certa forma, Méliès fazia mágica. Talvez tenha surgido daí a expressão magia do cinema.

Voyage Dans La Lune (A Viagem à Lua) é o seu filme mais famoso e cultuado. Você provavelmente já viu a cena de uma espaçonave atingindo os olhos da Lua, imagem icônica do seu trabalho. Fascinado por Julio Verne (Te entendo, Méliès, também sou!), a história é uma adaptação do livro Da Terra à Lua

A Invenção de Hugo Cabret não é um filme sobre ele, mas é um personagem importante do enredo, e conta parte da sua vida, que foi simplesmente fantástica. Muito do seu trabalho foi perdido, principalmente devido à Guerra, já que o Governo francês confiscou grande parte das suas terras e também seus negativos de filmes, que foram derretidos e usados como material para projéteis e bala. Mas ainda assim muito foi salvo e hoje podemos ver seu trabalho.

Cena famosa

Trecho de um dos seus filmes com efeitos especiais
O Doodle do Google hoje, em homenagem a esse homem tão incrível, foi inspirado na sua vida e obra. Em parceria com a Nexus Studio e The Cinémathèque Française esse é o primeiro Doodle em 360º. O vídeo tributo a Méliès pode ser visto com smartphones, cardboards, daydream e o aplicativo Google Spotlight Stories. O conteúdo também pode ser assistido por meio do YouTube, em uma versão 360°.

Clique aqui e veja o material que o Google Doodle preparou sobre o cineasta mágico e assista ao filme, que é uma gracinha!

Méliès definitivamente merece ser celebrado.

Cena do Doodle

Com informações do Google.

Teca Machado

2 comentários:

  1. Muito interessante Teca!
    Já tinha ouvido essa história por cima, mas não sabia dos detalhes. É interessante ver como as coisas evoluíram tão rápido desde então!

    beeeeeeijos!

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bacana, né?
      Tem gente que nasce genial.

      Beijooos

      Excluir