terça-feira, 22 de maio de 2018

Prometida - Resenha


Quando li Perdida, da Carina Rissi, publicado pela Verus Editora, achei o livro perfeito, incrível e tão redondinho que poderia acabar assim. E então veio Encontrada, e foi uma excelente continuação, criativa e divertida como a Carina sabe fazer. E então veio Destinado, narrado pelo lindíssimo Ian, e Carina nos maravilhou mais uma vez, com reviravoltas e um novo enredo. Apesar de algumas pontas soltas envolvendo Elisa, irmã de Ian, imaginei que um livro depois disso seria demais, no sentido de que “já que está fazendo sucesso, vamos encher linguiça”. Mas ganhei da minha amiga Sarah (@sarahsbookclub) Prometida, com foco em Elisa e Lucas e posso dizer que me apaixonei por uma história doce, sensível e que precisava mesmo ser contada.

Foto @casosacasoselivros

Em Destinado, Ian e Sofia vão parar no futuro para resgatar Elisa, que sem querer foi para 200 anos a frente. Em Prometida temos o desdobramento disso. Elisa voltou diferente da experiência, mas o que mudou principalmente foi a sua relação com Lucas. Um dia após ser pedida em casamento, Elisa desapareceu na linha temporal por alguns dias. Para o noivo, que tanto a amava, ela havia fugido com outro homem e foi trazida de volta a força. Então agora aquele compromisso tinha outro rosto. Não era mais cheio de amor, mas de mentiras. Então Lucas manteve o noivado, mas foi passar anos na Europa estudando, para castigar a garota e para tentar esquecê-la. Elisa, com o coração arrasado por não poder contar o que aconteceu, virou chacota de todos, já que o noivo que tanto amava a deixou por tanto tempo. Mas agora ele está de volta e a relação que antes foi tão doce está cheia de mágoas, dor e desprezo.

Prometida tem uma história fofa e delicada, mas com dois personagens mais teimosos do que mulas. Acredito que muitos dos problemas de Elisa e Lucas poderiam ter sido resolvidos com uma boa conversa (mas aí não teríamos livro, né?). Várias vezes quis pegar os dois pela mão, sentar numa cadeira e mandar que resolvessem suas diferenças. Os motivos de cada um são válidos, ainda que meio tortos, porque um não sabe o lado do outro da história.

Carina Rissi
Muitos leitores sempre gostaram de Elisa. Eu gostava, mas achava uma personagem que não fedia e nem cheirava. Apenas ok. Muito doce, muito meiga, muito certinha, então sempre tive uma queda pela Sofia, bem mais vida loka e engraçada. Mas em Prometida conhecemos outro lado seu. Descobrimos que ela é um vulcão abaixo da superfície serena. Lucas, apesar de aparecer nos outros livros, nunca teve muito destaque. Apenas agora conhecemos quem é, suas motivações e sua história, o que foi muito bacana. Por capítulos narrados por Elisa e em outros do ponto de vista do rapaz, podemos ver sua mudança de gentil médico para um homem implacável, machucado, que ainda mantém um coração muito bom (e apaixonado).

Um enredo do livro, envolvendo Valentina e sua mãe, contém um mistério. Só que eu descobri rapidíssimo o desdobramento. Não sei se eu peguei no ar logo de cara ou se não era tão misterioso mesmo, só sei que não me surpreendi nesse sentido. Mas em todos os outros sim. Prometida foi uma grata surpresa, porque eu imaginava uma história “a mais” e encontrei uma cheia de personalidade, amor e doçura.

Revemos personagens queridos (Ian e Sofia, amo vocês, seus lindos!), que continuam morando no nosso coração, e conhecemos novos, como Samuel, o órfão que Elisa acolhe, a família de Lucas e Marina e Ana Laura, as filhas de Ian e Sofia que estão crescendo e sendo fofíssimas.

Série Perdida

Me emocionei, me apaixonei e suspirei muito em Prometida. Carina Rissi tem a magia da escrita na ponta dos dedos e nos encanta muito. Posso dizer hoje que é uma das minhas escritoras preferidas e fico muito feliz de saber que é nacional. Confesso que estou pensando que o próximo livro da série Perdida, Desencantada, que conta a história de Valentina, será uma encheção de linguiça, mas se eu me surpreendi uma vez, posso de novo, certo?

Recomendo muito.

Teca Machado

6 comentários:

  1. Oiii Teca

    Que legal saber que a Carina conseguiu manter a qualidade e a doçura dos primeiros livros, te confesso que qualquer série quando vai esticando eu ja vou ficando com o pé atrás, mas pelo que vc disse essa valeu a pena, acho que o segredo também está em fazer essa ultima parte voltada à outros personagens e não ao casal principal dos outros livros, Ian e Sofia.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice.
      Eu super tinha um pé atrás nesse caso, mas sorte que estava bem errada.
      Foi ótimo!
      :D

      Beijooos

      Excluir
  2. Friend, há séculos não passo por aqui, mas voltei e já amei ler esse post. :) Dicas de livros, de autores nacionais são sempre bem-vindas também. Sempre escuto falar dos livros dessa autora, mas ainda não li nenhum. Preciso! E, nossa, me irrita muito quando os personagens são teimosos. Dá vontade de dar na cara de cada um hahaha! Mas a gente respira e entende os dois. E, sim, acho que você pode se surpreender com esse novo livro!

    Beijos, Carol.
    www.pequenajornalista.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Carol!
      Isso é TÃO sua caraaaaa!
      Você vai amar esses livros.

      Beijooos

      Excluir
  3. Hey Teca, tudo bem? Menina, lembro que li pela primeira vez as obras da Carina Rissi quando teve a Gincana Literária Nacional (não me lembro o ano, rs) e fiquei simplesmente louca por Perdida e Encontrada, além de ter morrido de encantos por Procura-se um Marido. Como fiquei arrasada com o final de Encontrada - chorei horrores e nem me lembro o por quê -, achei que até mesmo o livro narrado pelo Ian era desnecessário e pausei a série por aí. Mas agora me deu uma curiosidade imensa de ler Prometida e acho de praxe ler Destinado antes. Entrou para a fila de leitura!

    beijos,
    www.nerdabsoluta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sarah, Destinado você precisa ler.
      É doidooooo!
      Você vai adorar, e prometida também.
      Desencantada que estou com pé atrás.

      Beijooos

      Excluir