segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Explicando, série da Netflix - Crítica


Meu marido anda numa fase de séries mais sérias, de documentários e de produções que agreguem alguma coisa (o que às vezes me deixa doida, porque eu adoro também uma produção bem “pipoca”, que a gente não precisa pensar muito, só se divertir). E assim acabamos descobrindo Explicando, da Netflix, que já ganhou minha atenção.


Explicando são documentários bem curtos, com entre 15 e 20 minutos cada episódio, sobre temas interessante, muitas vezes de difícil entendimento ou mesmo  polêmicos. Cada quarta-feira o serviço de streaming coloca novos episódios no ar e, até o momento já são 14. Segundo o site, serão ao todo 20 nessa primeira temporada.

Tudo bem que muita gente torce o nariz quando escuta a palavra “documentário”, mas não faça isso para Explicando. Ela tem um conceito muito interessante, leve, convidativo e até mesmo com bom humor. Há imagens, gráficos, entrevistas com especialistas e pessoas que possam agregar com o assunto. É uma linguagem bem de redes sociais, ainda que muito jornalística e com várias referências da cultura pop, quando pertinente (por exemplo, no episódio sobre monogamia há cenas de comédias românticas). Não é nada muito aprofundado ou extenso, mas contém muita informação e você termina realmente mais esclarecido.



E mesmo que o tema seja mais complexo e desperte paixões, como maconha, desigualdade entre negros e brancos e criptomoeda, há todo um cuidado do roteiro para não escolher lados, doutrinar e enfiar goela abaixo do espectador uma visão de mundo. Há fatos históricos, científicos e muitíssima pesquisa. E isso acaba criando um espaço para discussões e opiniões. Como o próprio nome da série já diz, eles estão apenas explicando determinado assunto.

A produção é da Netflix junto com o Vox, que é um site jornalístico que tem como objetivo “explicar as notícias”.  Eles também têm podcasts (que já fiquei interessada e coloquei no meu celular) e um canal no Youtube, com mais de quatro milhões de inscritos na mesma linha da série, mas mais focado em matérias e com vídeos mais curtos. Se você ficou interessado, além da série no streaming, o canal chama Vox e o podcast é Today, Explained.



Explicando é descontraída, inteligente e envolvente. Assisti apenas dois episódios e já estou apaixonada. Comecei com o tema monogamia e astrologia, mas já estou de olho em outros. Até agora os episódios são, além desses dois, sobre vida extraterrestre, ponto de exclamação (sim, eles fizeram um episódio sobre essa pontuação), K-Pop, diferença de riqueza entre negros e brancos, críquete, mercado de ações, falência das dietas, maconha, campeonato de games, tauagem e DNA projetado.

Explicando foi uma ótima descoberta na Netflix e que vale muito a pena. Veja aqui o trailer:


Recomendo.

Teca Machado


16 comentários:

  1. amei sobre a série!!

    http://dosedeestrela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oiii Teca

    Netflix maravilhosa né? A gente acha tudo por lá e até se arrisca a gostar do que antes nem via. Eu gosto de documentários, dependendo do tema me empolgo até. E gostei desse formato mais curto que a Netflix traz, aém da leveza que dão aos temas. É bem bacana e perfeito pra ensinar a gostar de algo que muita gente mesmo torce o nariz ainda só de ouvir falar.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice!
      Muito maravilhosa, né?
      A gente descobre várias coisas legais, que nem imaginava.
      Você vai gostar desse.

      Beijooos

      Excluir
  3. Oi Teca,
    Gostei da dica e dos apresentadores.
    Parece ser um doc bacana, e já vi que tem um episódio de Astrologia, capaz de ser o primeiro que vou assistir.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nana!
      É bem bacana mesmo.
      Vale a pena, viu?
      O de astrologia é beeeeeem legal.

      Beijoos

      Excluir
  4. Confesso que sou dessas que não curte muito documentários rsrs, mas parece ser diferente mesmo, vou dar uma chance!

    Beijos
    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, eu também não sou tanto, mas amei esses!

      Beijooos

      Excluir
  5. Oi, Teca!
    Gente, adorei o formato dessa série. Esse título deixa a gente meio "ahn?" mas ela parece ser do tipo de coisa que curto: ter informações
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu!
      Em português o título não ficou tão legal, mas em inglês ficou: Explained.
      :)
      Mas é bem legal!

      Beijooos

      Excluir
  6. ah ja adorei saber dessa serie, tem um formato diferente que parece mesmo muito interessante, intrigante, to terminando a ultima temporada de OITNB e ja vou atras de assistir essa!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lívia, é uma pegada bem diferente de séries normais, mas é muito bacana.
      Diferente, sabe?

      Beijooo

      Excluir
  7. Bem interessante, gostei da dica, Teca!
    N sou muito de documentários mas vou dar uma espiada na Netflix 😉
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, também não sou muito de documentários, mas esse não parece um.
      :)

      Beijooos

      Excluir
  8. Eu já tinha lido a respeito do episódio porque as dietas dão errado só que esqueci de ver. Lendo seu post, me lembrei e salvei na minha lista para ver depois, e já me interessei por alguns outros episódios.

    Beijosssssssssssssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Micha!
      Que bacana!
      Depois me fala se gostou.

      Beijooos

      Excluir