segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Projeto um ano sem comprar livros – Mês 3



Confesso que julho foi um mês fácil para o projeto. 

Não porque eu não fui tentada, porque, acreditem, eu sempre sou tentada. Por ter blog de literatura e instagram literário, sigo muitas editoras, muitos autores, muitos amigos que são apaixonados por livros como eu, então vejo as novidades, vejo os lançamentos, vejo as continuações de séries que quero muito o próximo volume. Fora que recebo mil newsletters de sites em promoção. Além disso, direto algum amigo me manda mensagem dizendo que viu uma promoção incrível de livros e achou que eu ia gostar.

Mas julho acabou sendo tranquilo porque o grupo Companhia das Letras me enviou cinco exemplares dos seus lançamentos. E como eu disse desde o começo que eu não podia comprar livros, nunca fiquei proibida de ganhar, que foi o caso.

Recebidos do grupo Companhia das Letras

Apesar de nenhuma das obras ter estado na minha wishlist (que dá última vez que eu contei já tinha passado de 60 livros), fiquei feliz demais. Até porque eu ainda não conhecia nenhuma delas, mas só de ler as sinopses fiquei bem interessada.

Mas esse pacote de livros que eu ganhei me trouxe um problema: A Nuvem, de Neal Shusterman, é o segundo volume de uma trilogia, que começou com O Ceifador. E eu não tenho o primeiro, mas não posso comprar até maio do ano que vem. Aí pensei em deixar a leitura para 2019, mas vi muita gente falando que O Ceifador é incrível e que A Nuvem está sendo mais incrível ainda. Não posso deixar passar essa oportunidade.

E agora? O que eu faço? Não posso e não quero trapacear no projeto. O jeito vai ser fazer algo que não gosto: Pegar emprestado com alguém (Por falar nisso, algum amigo se habilita? Juro que eu cuido com todo amor e carinho).

Não tenho o hábito de pegar livros emprestados porque eu gosto de ter todos os que eu li, ainda mais se eu gostei muito. Várias vezes eu peguei de alguma amiga, li, amei, e depois comprei um exemplar para chamar de meu, principalmente se fazia parte de alguma série, para ficar minha estante toda arrumadinha. E meu pai falava “mas você já leu, porque vai comprar?”. Oras! Porque eu sou metódica quando o assunto são livros!

Mais uma vez (YES!) passei o mês sem comprar livros e eu sobrevivi – mas confesso que só passei esses dias super bem porque a Companhia das Letras foi bem bacana comigo.


Foram 3. Só faltam 9.

Teca Machado

12 comentários:

  1. Amei!!!

    Excelente artigo!

    Um dos melhores blog que acesso, sempre tem artigos novos e com bastante conteúdo de qualidade.

    Parabéns!


    Meu Blog : Loterias da Caixa

    ResponderExcluir
  2. Oi, Teca!

    Nada como as parcerias pra manter nossas leituras frequentes hahaha você já fez troca pelo Skoob? Porque eu acho que essa é uma forma ótima pra adquirir livros sem trapacear seu compromisso. Você vai gastar, sim, com o frete, mas não com o livro propriamente dito. É uma sugestão hahaha e por lá capaz que você consegue mais fácil O Ceifador, que aliás, é maravilhoso! Quero ler logo A Nuvem, quase comprei na Bienal. Super curiosa com os demais livros da Companhia também! Vou esperar pelas suas resenhas :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oiii Teca

    Tenta trocar pelo Skoob, de repente vc consegue O Ceifador por lá e não será uma compra né?
    Fico feliz em saber que vc está firme ai no teu projeto, ainda falt,a mas acredito que tu chega lá, vai ser legal acompanhar mês a mês.
    Adorei os recebidos, bem legal pois são 5 livros bem diferentes entre si, leituras variadas.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. A última vez que comprei foi no dia da mulher, mas se pudesse comprava todo dia kkk a falta de grana é o que me impede rsrs

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Teca.
    Ahhh, eu preciso muito de um projeto assim.... Eu tenho muito, mas muito mesmo, livros não lidos na estante. E, eu continuo comprando... rsrs.
    Parabéns pela sua força de vontade! =D Pq eu sei como a tentação é grande!
    Abraços,
    Daniela
    leiturasecomidinhas.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Teca.
    Deve ser um desafio e tanto pra você que adora ler livros.
    Espero que alguém te empreste logo esse livro, que eu também estou muito interessado em ler.
    E agora é focar no restante do tempo pra não comprar livros haha.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  7. Oi Teca! Eu estava muito bem sem comprar nada, mas daí veio a Bienal... e eu pequei, comprei dois livros... não deu pra aguentar! E dos seus recebidos eu li Em pedaços e gostei, apesar do mocinho ser bem difícil de engolir rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Oi, Teca
    Eu tinha que fazer um projeto assim, ainda mais agora que fiquei sem dinheiro. Já li Em pedaços, tomara que goste e também recebi Céu sem estrelas, já quero ler!
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
  9. AAAA que legal esse projeto,
    Preciso!!!
    A gente consome muita coisa e muitas vezes nos arrependemos depois. Acredito que tudo é hábito, então essa parece uma boa alternativa.

    naoseavexe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Teca, tudo bem?
    MDS adorei esse desafio, mas deve estar sendo bem sofrido mesmo. Já fiquei mais de ano sem comprar, só que no meu caso é porque eu não tava me sentindo bem com as compras e decidi parar, foi muito mais uma questão de reflexão interna e emocional.
    Quanto a A Nuvem, NOSSA ESSE LIVRO É PERFEITO! Tu precisa ler, porque O Ceifador já era bom e A Nuvem consegue subir a outro nível ainda!
    Eu tava pensando aqui, tu não pode COMPRAR livros mas e TROCAR? Alguma troca no Skoob ou até com amigos, talvez não role?

    Att.,
    Eduarda Henker
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  11. Queria muito ter essa força de vontade, viu! Mas nem posso fazer um projeto assim pois vez ou sempre preciso de um livro pra pesquisa, mesmo dizendo que só comprarei livros acadêmicos, acabo comprando junto outros para as leituras 'prazerosas' haushu' Estou arrumando minhas estantes de forma a retirar todos aqueles que não desejo mais e trocar por outros que quero muito ler, já é um começo, pois diminui um pouco aqui a pilha de livros, mas a lista de 'por ler' ainda tá bem alta, junto com a lista de desejados.
    Também odeio pegar emprestado livro, sempre prefiro eu mesma comprar um pra mim para depois ler. Mas no seu caso, é o jeito né.

    É preciso força para continuar no seu projeto, desejo que concretize ele por inteiro ;}

    https://monautrecote.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Esse do Philip C Dick ta na MINHA wishlist.

    Se quiser participar, estou sorteando um kit de acessórios lá no blog: http://www.cobaiaamiga.com/2018/08/sorteio-acessorios.html

    ResponderExcluir