segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Lululux: Conjunto narrativo de jantar


O Casos, Acasos e Livros andou meio abandonadinho, eu sei. Acontece que passei dois meses estudando para um concurso e minha vida literária/cinematográfica teve que ser colocada em pausa. Nesse tempo fui pouquíssimo ao cinema e não li e nem assisti séries – imaginem meu desespero sem essas atividades, que são algumas das que mais amo na vida. Então faltou conteúdo e tempo para escrever aqui, além de visitar blogs amigos. Mas a prova já passou e eu estou de volta com posts três vezes por semana.

Com frequência trago aqui livros com formatos inusitados. E hoje descobri um que tem uma proposta muito bacana, ainda mais para quem gosta de receber amigos em casa. 

O Lululux, da editora Lote 42 e do designer e autor Gustavo Piqueira, tem o formato de um jogo de jantar. A obra, que é chamada de “conjunto narrativo de jantar”, é feita artesanalmente, formando 34 peças impressas em serigrafia, que juntas formam uma história. A obra se divide entre vinte guardanapos, seis jogos americanos e oito porta-copos, cada um deles numerados, assim o leitor não se perde.

Fotos: Divulgação



Os guardanapos mostram as reflexões noturnas de Lux Moreira, o protagonista, um entusiasta da tecnologia e de inovações nas relações de trabalho que tenta dar uma guinada na carreira após um relacionamento fracassado. Os porta-copos têm uma pegada mais leve, com as postagens do personagem nas redes sociais, que gosta de publicar frases de celebridades como Bruce Lee, Walt Disney e Rodrigo Faro (eclético ele, não?). Os jogos americanos mostram palestras de desenvolvimento pessoal que Lux promove em uma padaria.



Piqueira conta que a inspiração veio por conta das previsões sobre o fim do livro. “Ninguém diz que o jogo de jantar vai acabar, está todo mundo usando guardanapos, até onde eu sei. É um investimento garantido: quem não gostar do livro vai poder usar em uma macarronada”.

A Lote 42 é independente e tem outras obras com projeto gráfico diferentão, como o Queria Ter Ficado Mais, em formato de cartas, o Indiscotíveis, em formato de vinil e o Seu Azul, também de Piqueira, que é cheio de recursos tipográficos e gráficos e usa areia na capa para representar o mal-estar da história ao leitor.


  

O Lululux está à venda no site da editora aqui, mas infelizmente no momento está esgotado. E o legal é que o preço dele é bem bacana: R$ 49,90.

O Lululux junta duas coisas maravilhosas: jantar com amigos e literatura.

Teca Machado

23 comentários:

  1. Oi, Teca
    Eu achei bacana demais a ideia, mas confesso que fiquei bem confusa um pouquinho com a explicação. Acho que somente vendo pra entender melhor haha mas adorei! Eu acho que não usaria os guardanapos nunca, deixaria tudo guardadinho.
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mika!
      É uma história curta contada por meio de posts nas redes sociais e trechos do diário dele.
      :D
      E a coragem de usar tudo isso? Não existe!

      Beijooos

      Excluir
  2. Que dica ótima de livro, adoro aprender essas dicas.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  3. UAU Teca, que sensacional a proposta, amei a ideia! Super diferente, eu não conhecia, mas agora eu quero a obra pra mim! <3 ADOREI!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. OI, Teca!
    Percebi a sua ausência mesmo. E me conte como foi a prova... Gostou?
    Bom, eu nunca tinha visto algo do tipo e adorei.
    Bem surreal e incrível.
    Pena que esgotou, mas vamos aguardar :D

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esgotou, mas já já devem fazer mais.
      :D

      Beijooos

      Excluir
  5. Oi Teca, sua linda, tudo bem?
    Que bom que está de volta! Achei incrível essa ideia, o único problema é que as pessoas podem sujar, como uma das fotos mostra, então, nunca que eu usaria para jantar, risos...
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cila!
      Pois é, o intuito é sujar, mas cadê a coragem?
      Hahahaha.

      Beijooos

      Excluir
  6. Hey Teca! Como foi na prova? Espero que tenha obtido o resultado que desejava.
    Menina, nunca tinha ouvido falar em nada parecido com a proposta do autor! É lindo, fofo e ainda é barato. Se eu comprasse, com toda certeza não ia colocá-los numa mesa. De preferência, colocaria todos num quadro de vidro, bonitinho na sala de jantar e o mais longe possível de qualquer vestígio de molho de tomate. Minhas visitas não tem educação para esse tipo de coisa hahaha

    Beijos,
    www.nerdabsoluta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que ninguém teria coragem de usar, hahaha.
      Faria o mesmo que você, com certeza.

      Beijooos

      Excluir
  7. Olá!
    Adorei como a história é narrada, sempre bom essas inovações
    Beijos
    https://focadasnoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Teca!

    Primeiramente, boa sorte no concurso! Esse ano também participei de um e os livros que eu devoraria em 5 horas eu mais dormia do que arranjava ânimo pra estudar hahaha mas é necessário. Adorei a ideia do Lululux, bem diferente!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, dura essa vida de processo seletivo, hahaha.

      Beijooos

      Excluir
  9. Oi, Teca!

    Primeiramente, boa sorte no concurso! Esse ano também participei de um, e no tempo que eu devoraria um livro, eu mais dormia do que arranjava ânimo pra estudar, mas é necessário né hahaha adorei a ideia do Lululux, bem diferente!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Mas que bacana esse conjunto, já to muito apaixonadinha demais! A TAG livros tem um com jogo de caça palavras, muito legal. Eu tenho. Bjs Monalise www.dividindoexperiencias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apaixonada é pouco!
      Que legal, o da TAG eu não conheço.

      Beijooos

      Excluir
  11. Respostas
    1. Geralmente essas coisas são caras, né?
      Mas o preço desse está ótimo.

      Beijooos

      Excluir
  12. Caraaa muito diferente, mega adorei!

    https://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir