quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Formação Literária


Quais livros fazem parte da sua formação literária, da sua vida de leitor?

Algumas pessoas começam a ler mais cedo, outras um pouco mais tarde, mas não importa. Todos temos aqueles livros que fizeram com que nos apaixonássemos pela primeira vez, que nos arrebataram tão profundamente do mundo real que vivemos aquilo com os personagens.

Como eu me interessei desde muito criança por literatura, as obras que me construíram como leitora são um pouco mais juvenis. Só que isso não importa, porque acredito que são histórias que devem ser lidas em qualquer idade.

1- Viagem ao Centro da Terra, de Júlio Verne



Eu sei, volta e meia falo da importância que esse livro teve na minha vida. Na verdade ele foi o primeiro que li do autor e o que me deixou mais encantada, mas todos dele são incríveis. Lembro que tinha uns oito ou nove anos e fiquei tão maravilhada com o enredo e com a magia da literatura que me deu um estalo: decidi que sempre estaria rodeada por livros.


2- Série Harry Potter, de J. K. Rowling


Estou sendo super clichê, porque crianças do mundo inteiro afirmam que a série os fez gostar de ler. Mas quando li o primeiro, o livro ainda não tinha esse hype todo. Estava fazendo sucesso, mas ainda era uma coisa contida. Claro que fiquei doida com todo o universo de Hogwarts. E o mais bacana é que eu cresci junto com Harry, Hermione e Rony. Eu tinha 11 anos quando li o primeiro e a medida que foram lançados ano a ano sempre tínhamos a mesma idade.


3- O Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas


Essa história é um pouco mais adulta do que as anteriores, mas como eu li uma edição pocket, era uma versão menorzinha e com um linguajar mais fácil. Com 12 anos conheci Edmond Dantès e acompanhei seu caminho de vingança contra todos que o traíram. E que caminho! Já se passaram 18 anos desde nosso primeiro contato, li centenas de livros nesse meio tempo, mas O Conde de Monte Cristo continua sendo um dos meus preferidos.


4- As Crônicas de Nárnia, de C. S. Lewis


Quando tinha 11 anos vi na biblioteca da igreja toda coleção de Nárnia para empréstimo. Achei o título do primeiro engraçado, “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa”, e resolvi que queria ler. Mal sabia que estava dando início a uma das sagas mais incríveis já escritas. Aslam, Pedro, Lúcia, Edmundo e Suzana se tornaram meus melhores amigos e passei alguns anos imersa em Nárnia. Até hoje quando me perguntam para qual mundo literário eu gostaria de ir, a resposta imediata é Nárnia.


5- HQs da Turma da Mônica, de Maurício de Sousa


Não são livros, mas considero literatura. Antes mesmo de ser alfabetizada eu “lia” a Turma da Mônica. O hábito de ler alguns gibis antes de dormir foram de quando eu tinha uns quatro anos até uns 15 mais ou menos. Na casa dos meus pais ainda temos edições de 1990, 1991, algumas raridades. Meu amor por leitura com certeza tem semente nos personagens da Rua do Limoeiro.

***


E vocês, quais livros fizeram parte da sua construção literária?

Teca Machado

14 comentários:

  1. Sua pergunta me fez pensar... Durante a vida, tive vários livros marcantes. Mas na infância/pré-adolescência é que meu amor literário começou, com livros como os da Thalita Rebouças e as histórias da Turma da Mônica. Tinha inclusive um livrinho sobre autismo que a minha escola distribuía e eu li váaaarias vezes. Sei que me ajudou muito também.
    Parabéns pelo post, acabei de te conhecer e já me identifiquei muito. Você passa uma energia muito boa, mulher! ♥

    Sabrina Santiago | www.mocadecasa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Sabrina!
      A Thalita Rebouças estourou eu já estava maiorzinha, aí nunca li os livros dela.
      E Turma da Mônica é clássico, né?
      <3

      Beijooos

      Excluir
  2. nossa, a turma da monica e HP tbm fazem totalmente parte da minha formação literaria, e eu lia varias adaptações de classicos tbm, e eu continuo amando e lendo mts classicos

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Lívia!
      HP é o amorzinho de todo mundo, né?

      Beijooos

      Excluir
  3. Oi, Teca
    Eu fiz um post desses uma vez e é incrível pensar no quanto de livro já influenciou a gente. Meu primeiro contato com a leitura foi através dos gibis da Turma da Mônica, algo que eu amava ler na biblioteca da escola. HP é um clássico porque foi o grande percursor de uma infinita adolescência por aí. Já li também O conde de monte cristo mas em inglês, pouco lembro do livro.
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que com você foi Turma da Mônica também.
      O Conde de Monte Cristo é maravilhosoooo!
      Leia de novo, você vai gostar.

      Beijooos

      Excluir
  4. Oi Teca!! Na escola eu lia muito literatura brasileira então os clássicos fizeram parte da minha formação como os livros do machado de Assis. Narnia e HP eu li adulta e descobri que a fantasia incrível desses autores <3 Fiquei super nostálgica com esse post!

    BJs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqueles clássicos que a gente leu obrigada, mas hoje ama, hahaha.

      Beijooos

      Excluir
  5. Oi, Teca!
    Com certeza Turma da Mônica fez parte da minha formação literária.
    Eu já vim pegar mesmo o gosto pela leitura depois de velha, já lendo Stephen King e Nora Roberts.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau, pegou gosto com King!
      Adorei. Eu não li até hoje nada dele, haha.

      Beijooos

      Excluir
  6. Oi Teca!
    Muito legal esse post!
    Qnd eu era mais nova era curioso, eram poucos os livros que eu lia da minha faixa etária, rs. Acho que tudo começou com os livros da Agatha Christie!
    Tipo, HP eu fui ler bem mais tarde... rs ♥
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura?
      Agatha Christie maravilhosaaaa!

      Beijooos

      Excluir
  7. Oi
    como não amar os gibis da turma da mônica, cresci lendo também. Quero muito ler Viagem ao Centro da Terra, já li volta o mundo em 80 dias dele e gostei muito.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viagem ao Centro da Terra eu acho maravilhoso, Denise.
      <3
      Vale a pena, viu?

      Beijooos

      Excluir