sexta-feira, 18 de abril de 2014

Templo Branco: o mais lindo (e bizarro) templo da Tailândia - Por Iara Vilela


Hey, você só tem até o meio-dia de hoje, sexta-feira, para participar do sorteio em comemoração aos 100 mil acessos do blog. Saiba mais aqui.


Oi gente, tudo bem?

O destino de hoje fica na Tailândia é do tipo de monumento que nenhuma foto jamais vai te dar a dimensão do tamanho e da beleza do lugar sem que você veja com seus próprios olhos. Mesmo! Hoje vamos falar sobre o Wat Rong Kung, o "Templo Branco", que fica na cidade de Chiang Rai.

A Tailândia é um país tradicionalmente Budista e por isso há milhares de Templos por lá! Mas, de todos os Templos que visitei, o Wat Rong Kung foi o que mais me impressionou. Ele foi construído por um artista local e representa o céu e o inferno e ao contrário da maioria esmagadora dos templos budistas, ele não é colorido e sim completamente branco.


Na frente do Templo há um lago cheio de carpas e ao atravessa-lo, você passa por uma passarela cheia de mãos com formas diversas. A ideia do artista é que você tenha a impressão de que aquelas mãos estão tentando te pegar! o.O

#Medo
CÉU x INFERNO

Confesso que além de lindo, há também um pouco de bizarro nesse lugar! Por todo o espaço interno e externo existem elementos que remetem a cultura ocidental como o inferno e a cultura budista como o céu. 

Pelo jardim há várias esculturas de filmes americanos como HellBoy, Predador e Hellraiser, todos classificados como “Do diabo”! haha

A área interna do Templo também mantém a linha ocidente = inferno. Nas paredes de entrada personagens do cinema americano e figuras de Osama Bin Laden e George W. Bush estão pintadas à mão junto com armas e tanques de guerra (representando toooodo o mal).

Já a parede oposta representa o céu (onde fica o altar com uma imagem de Buda). Lá, figuras budistas se unem a imagens de pessoas vestidas adequadamente e voando em nuvens em direção ao paraíso.

Não há foto desta parte porque é proibido, mas algumas fotos circulam na internet e você pode ver aqui.



TEMPLO OSTENTAÇÃO

Os templos budistas possuem muitos elementos dourados e cheguei a ver até  mesmo um Buda enooorme de ouro maciço.

Revestir as coisas de ouro foi uma forma que eles encontraram para mostrar prosperidade. Um exemplo disso é que os detalhes e parte da estrutura do banheiro do Wat Rong Kung são de OURO! Isso mesmo, tudinho de ouro. #Shine


#Wanderlust

Iara Vilela é jornalista e como boa wanderluster, ama viajar e já conhece mais de 50 cidades em 11 países. Ela também gosta de chocolate, esmaltes, cervejas especiais, tulipas, moda e é dona de um São Bernardo e de um Golden Retriever. Pseudo-nerd que é, adora toda a obra de J.R.R. Tolkien e Isaac Asimov, além de ter paixão por festivais de música! Entre uma viagem e outra, ela escreve para este lindo blog e também para o "Com Erros Aprendi"que conta furadas e erros de navegação em muitas de suas viagens pelo mundo!

4 comentários:

  1. Oi Teca e Iara!
    Esse templo parece ser incrível, nunca visitei um lugar assim. Mas também achei meio bizarro, principalmente essas esculturas de filmes americanos, parece que estão fora de lugar...

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sora,
      Completamente bizarro, né?
      Mas deve ser legal conhecer locais assim.

      Beijooooo

      Excluir
  2. Parece incrível mesmo! E essas mãos? Medo define hahaha!
    Beijos,
    Carol
    www.pequenajornalista.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol,
      Essas mãos me apavoram, haha.
      o.O

      Beijoooooo

      Excluir