sábado, 7 de março de 2015

Anexos – Rainbow Rowell sendo Rainbow Rowell


Rainbow Rowell é uma das novas queridinhas da literatura de romance. Seus livros Fangirl e Eleanor & Park arrebataram fãs mundo afora. Sou uma delas! Quando terminei Fangirl (Comentei aqui) estava tão encantada que simplesmente não conseguia deixar o mundo do livro para trás. Pensei nele durante dias. Agora li Anexos, em parceria com a Livraria Janina, que apesar de ser o seu primeiro livro, foi o lançado mais recente. Ele também me fez ter uma explosão de carinho pelos personagens e pela história.


Estamos em 1999 na redação de um jornal. Beth e Jennifer são amigas que trabalham na empresa, mas em setores diferentes, por isso usam o e-mail para se comunicar e fofocar sobre a vida alheia e sobre as delas mesmas. Todo mundo sabe que alguém monitora os e-mails enviados dentro do jornal, mas elas pouco se importam. Até parece que alguém ia perder tempo lendo tudo o que as pessoas mandam! Então elas continuam com suas longas e engraçadas mensagens.

Enquanto isso, Lincoln está no setor de informática realmente lendo os e-mails. Ele odeia o seu trabalho. Quando o contrataram como chefe de segurança de internet, ele pensou que era algo mais emocionante, como lutar contra hackers. Mas ele apenas lê e-mails das pessoas, manda uma advertência quando o conteúdo não é sobre trabalho e conserta máquinas com defeito. Até que um dia ele lê alguns e-mails trocados por Beth e Jennifer, acha as duas garotas engraçadas, espirituosas e é cativado com a amizade delas e pelo jeito de escrever. 

Ao invés de denunciá-las, passa a acompanhar a vida das garotas de longe e se encanta cada vez mais, mesmo sem nunca ter visto as suas aparências. Quando se vê apaixonado, percebe que perdeu o timing de se apresentar. Afinal, o que ele diria? “Oi, você não me conhece, mas sei tudo sobre a sua vida. Sou o cara que lê seus e-mails”. Acho que elas não iam gostar, certo?

Rainbow Rowell
Apesar de parecer que Lincoln é um stalker, Rainbow Rowell faz tudo de forma tão delicada, tão sem querer, que o leitor sabe que o rapaz não é um esquisitão que persegue as meninas. Ele é um tanto solitário e encontra nelas amigas, mesmo que seja uma amizade à distância e elas não saibam. O personagem é doce, incrível, um tanto deslocado, mas faz com que nos apaixonemos pelo seu jeitinho discreto, quase querendo ser invisível. Torcemos desesperadamente para que ele seja feliz.

Já Beth e Jennifer são o oposto de Lincoln. Engraçadas, com vida social ativa, confiantes. Definitivamente não passam despercebidas. Beth é crítica de cinema e tem uma visão bem humorada das coisas e Jennifer é uma revisora certinha e mais pessimista. Elas são ótimas, totalmente gostáveis e têm boas tiradas.

Muita gente diz que o livro é engraçado e dá risadas. Não acho que se encaixe na categoria comédia, mas sim aquele humor sarcástico, irônico e sagaz. E não é um romance comum do tipo “Garoto encontra garota, amor à primeira vista, obstáculos para ficarem juntos e felizes para sempre”. Tudo acontece numa fórmula diferente, trocada de ordem, sem todos esses componentes.

Os capítulos são alternados entre os e-mails trocados pelas meninas, que são escritos em primeira pessoa, e os capítulos sobre o Lincoln, em terceira. A leitura vai indo de forma tão leve, mesmo quando o tema discutido é mais denso. Mais ou menos na metade do livro achei um pouco arrastado, com capítulos de e-mails longos e meio sem sentido para a história, sobre fatos irrelevantes para o enredo, mas não tem problema, não me fez gostar menos da obra.

Rainbow Rowell, mais uma vez, arrasou!

Recomento bastante.

Quer comprar? Tem aqui na Livraria Janina.

Teca Machado

36 comentários:

  1. Oiee! Ouço falar muito bem dessa autora, mas infelizmente nunca tive oportunidade de ler nada dela. Estou lendo um livro em que as personagens trocam e-mails e cartas também. Logo que li esse detalhe no seu texto eu lembrei. <3 E curti saber que ela faz algo do próprio modo sem fórmula pronta.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gosta do estilo, ao ler Rainbow Rowell vai adorar, Paloma!
      *.*

      Beijooos

      Excluir
  2. Eu tenho esse livro aqui mas estava com um bom pé atrás porque andei vendo algumas pessoas falando que comparado aos outros da autora, esse livro ficava bem lá embaixo, e até as primeiras páginas não me animaram muito, mãaas.. você falou com tanto entusiasmo que pelo jeito vale a pena mesmo dar mais uma chance :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem post novo sobre séries no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei bem mais de Fangirl do que de Anexos, mas ele é muito bom também.
      Dá uma chance.
      :)

      Beijooos

      Excluir
  3. Nossa, esse cara ta fazendo sucesso mesmo! Cada dia fico mais curiosa mas as vezes me parece modinha como a culpa é das estrelas.
    http://diario-noturno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aah, não chega a modinha de A Culpa é das Estrelas em moda, mas é bem bonito e legal.
      Mas o melhor da autora é Fangirl.

      Beijooos

      Excluir
  4. Oi, Teca!

    Comprei esse livro algumas semanas atrás e não vejo a hora de ler. Fiquei encantada assim que o vi na livraria e agora, percebo que fiz muito bem em adquiri-lo. Ainda não li nada da Rainbow, mas com tantos comentários positivos, ela deve ser mesmo uma ótima escritora!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa, espero que as suas expectativas sejam alcançadas.
      A autora é realmente muito boa.
      Leia dela também o Fangirl. É o melhor na minha opinião.

      Beijooos

      Excluir
  5. A premissa desse livro é bem interessante, principalmente porque o romance começa no "virtual", o que é algo bem moderno.
    Excelente resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de março. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem interessante mesmo.
      É diferente, mesmo igual no quesito romance.

      Beijoos

      Excluir
  6. Não imaginava que esse livro fosse assim! Quando eu vou comprar, vou pelo nome que me chama mais atenção e leio a sinopse, e muitos livros bons passam despercebido porque o nome não me instiga.
    Bom ter lido essa resenha, comprarei com certeza!!

    Beijos,
    http://www.blogdabrub.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse realmente não tem um nome super chamativo, mas é ótimo.
      Eu também sou super alguém que compra livro pela capa, título e sinopse.

      Beijoos

      Excluir
  7. Quero muito ler o os livros da Rainbow Rowell e to em duvida se começo por Eleanor e Park ou por anexos. Ótima resenha, só fez eu sentir ainda mais vontade ler ser Rainbow Rowell.
    bjs
    http://garotas--xxi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah, no caso dela começa em qualquer um.
      São todos ótimos!
      *.*

      Beijooos

      Excluir
  8. Gostei por ser um "humor sarcástico", não ser um romance comum hehe e ser escrito em primeira pessoa e em terceira tbm. Adoreeeeeei a dica :DDDDDDD
    Beiiiijos

    www.livinganamericanlife.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Adriane!
      Ele é bem diferente e lindão.

      Beijooos

      Excluir
  9. Oi Teca, haaa e que livro interessante não é! Essa de ser meio "fiscal" de e-mails me deixou curioso, e o fato de ele se apaixonar pelo "ser" mesmo antes de ver a aparência me deixou muito curioso para ler a obra!

    Bjs, ótima resenha!

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ser fiscal de e-mails deve ser um saco, hahaha.
      Que bom que ficou curioso.

      Beijooos

      Excluir
  10. Eu PRECISO ler algo dessa mulher pra AGORA :'( haushaus' Me interessei muito pelos livros da Rainbow, principalmente Eleanor & Park e agora Anexos. Sua descrição da Jennifer do livro é muito eu '-' hahaha' Tô muito curiosa com a leitura dele, espero em breve poder realizá-la <3

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até o nome das duas é quase igual!
      Só diferencia por uma letra repetida, haha.
      Leiaaaaaa, mas leia Fangirl também.
      Para mim, o melhor de todos.

      Beijooos

      Excluir
  11. Tequinha fofa!
    Fiquei morrendo de vontade de ler anexos (stalker fofo que se apaixona nos emails? GENTE hehehe que meigo esse garoto Lincoln <3)
    vou marcar no skoob agora pra nao perder depois rsrs
    obaaa obrigada! espero que leia um dia hehe

    menina, nem eu acabei agent carter... falta SÓ UM EPISODIO!!!!!! essa faculdade ta me deixando LOOOOOOUCa, LOUquinha rsrrs voce terminou de ver???


    oloco! nem me fale, eu preciso comprar o quarto pq eu tenho o quinto, e depois o sexto e o setimo mas quero tudo naquela capa velha sabe? o jeito é comprar no sebo online hehe

    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pâm, stalker de e-mail, mas é fofo, garanto.
      Hahaha.
      Acho que você vai gostar. É muito gracinha.

      Nem viiiiiiiiiiii ainda. Estou uma enrolona!!!

      Beijooos

      Excluir
  12. Oi Teca, eu PRECISO desse livro! Sou apaixonada pelos livros da autora e pela escrita dela, ainda quero ter todos os livros! Ainda que não tem muitos né? da para conseguir :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá para fazer a coleção, sim.
      São só 3 ainda e estão lançando o 4.

      Beijooos

      Excluir
  13. que legal, ja tinha visto esse livro mas nao sabia sobre o que se tratava, curti mt

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  14. Oláaa, Teca!!
    Preciso muuuito desse livro! Também amei Eleanor & Park e Fangirl, e tenho certeza que irei amar Anexos. A Rainbow sempre arrasa, né? Espero poder ler em breve <3333 Além que a capa, como sempre, é linda!
    Beijos,

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela sempre arrasando.
      Essa mulher não cansa de escrever livros incríveis, não?
      Hehe.

      Beijoos

      Excluir
  15. Oi! Estou louca para ler Fangirl e Eleanor & Park, gostei muito de conhecer mais uma obra desta autora. O enredo é mesmo ótimo, deve ser uma leitura leve e apaixonante. Ótima resenha. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa autora é incrível!
      Você vai gostar de todos eles.

      Beijooos

      Excluir
  16. Friend, é a segunda resenha que eu leio sobre esse livro. Já tinha anotado na minha listinha, mas agora vou dar mais uma estrelinha para essa história. Acho que vou gostar bastante. Da autora, por enquanto, eu só li Eleanor & Park. Quero ler FanGirl, mas esse eu acho que vai entrar na frente. ;-) Bem bacana a resenha e eu acho que vou adorar o Lincoln e torcer para ele ficar com uma das meninas! ^^

    Beijos,
    Carol
    www.pequenajornalista.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Friend, que bom que você gostou.
      Os livros da autora são a sua cara, super docinhos.
      *.*
      Sei que você vai gostar desse e de Fangirl.

      Beijooos

      Excluir
  17. Que amor, sério, fiquei muito afim de ler algo dela, porque adoro escritores que capricham bem na construção de personagens, isso é muiiiito importante <3


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thayse, os livros dela são incríveis!
      Espero que leia e goste.

      Beijooos

      Excluir
  18. Nunca li nenhum livro dela, mas gostei dessa resenha. Me deu vontade de ler pra descobrir o final! haha
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mone, se puder, leia alguma coisa dessa autora.
      Ela é ótima.
      Nunca vi alguém dizendo que não gostou de nada dos livros dela.

      Beijooos

      Excluir