sexta-feira, 6 de março de 2015

Simplesmente Acontece – Finalmente, o filme


O segundo post mais lido do blog é o sobre o livro Simplesmente Acontece, da Cecelia Ahern (Comentei aqui). Há meses vejo trailers sobre o filme inspirado na obra e estava quicando de ansiedade para assistir. O livro me encantou profundamente e tinha certeza que com o filme seria o mesmo. E tinha toda a razão. A produção do diretor Christian Ditter, que estreou nos cinemas brasileiros ontem, me deixou com um sorriso besta na cara de tão linda que é.


Alex (Sam Clafin) e Rosie (Lily Collins) são o casal mais azarado do mundo. Na verdade, não são um casal, são apenas melhores amigos desde bem pequenos. Mas qualquer pessoa que olhar vai saber que eles foram feitos um para o outro. Bom, qualquer pessoa menos eles próprios. E o destino também contribui para isso, pois não se cansa de colocar situações que os afastem romanticamente ao longo dos anos. São outras pessoas, enganos, bebês, um péssimo timing... Tudo conspira para que não fiquem juntos, por mais que transpirem química, paixão e amor um pelo outro. Mas quando duas pessoas devem ficar juntas, eles dão um jeito independente do que acontece?



No livro acompanhamos a vida de Alex e Rosie da infância até os seus 50 anos, mas o filme dá uma resumida. Mostra como se conheceram quando crianças e a história mesmo começa quando eles têm 18 anos, indo até 12 anos mais tarde. Confesso que achei melhor, menos angústia para esse meu coração de leitora que queria que tudo ficasse bem logo. O tempo que passa é menor, mas os sofrimentos de ambos os lados são ainda muito intensos, vidas marcadas por decepções e desencontros. A Rosie do filme passa por menos situações terríveis, porque a do livro só leva pancada o tempo todo, mas ainda assim enfrenta barras pesadas.




Sam Clafin tem a cara do Alex. Não sei se porque li o livro já sabendo que ele era o ator que ia dar vida ao personagem, mas como foi caracterizado pela autora me parecia realmente muito com ele. E Sam é ótimo, nos mostra Alex crescendo de forma coerente e natural, com alguns rompantes de imaturidade e egoísmo que todo ser humano tem dentro de si e nem por isso deixamos de amá-lo. De garoto desajeitado com mulheres e um cabelo feio a um homem lindo (Bem lindo!), confiante e, ainda assim, solitário e apaixonado pela melhor amiga. Até o sorriso dele ser um pouco torto faz com que tenha um charme extra.

Lily Collins também não decepciona. A atriz soube dar à Rosie todo o ar de insolência e bom humor que a garota tem, mostrando que por mais que a situação seja ruim, ela consegue rir e fazer alguma piada disso tudo. Assim como com Sam, ela nos mostra um amadurecimento da personagem muito condizente com as péssimas situações que encontra no seu caminho. A única coisa que me irrita profundamente nela é a sobrancelha. Você não é filha da Malu Mader, por favor, vá depilar a sobrancelha e fique muito mais bonita!


A falta de coadjuvantes em cena por mais tempo e com mais destaque exalta ainda mais a relação incrível que Alex e Rose têm, algo que os dois atores protagonistas souberam levar muito bem e fazer o público se apaixonar.

Além da história delicada e sensível, dos atores que adoro e de ser inspirado num livro que eu amei, outro fato que adorei foi a trilha sonora. Como passamos por 12 anos da vida deles, as músicas tiveram o cuidado de acompanhar essa evolução. Inclusive, quando adolescentes, dançam na balada Crazy in Love, da Beyonce, que já tem bem uns anos do lançamento, e termina com canções mais novas.

Sei que a iluminação pode parecer algo que pouca gente repara num filme, mas em Simplesmente Acontece ela tem vida própria. É bonita, é clara, é especial. Assim como a fotografia da produção e o cuidado com o sotaque dos atores, que é britânico e bem lindo.

Ruby, a melhor amiga mulher de Rosie, uma das poucas coadjuvantes constantes


Simplesmente Acontece poderia ser uma história real, do tipo que acontece comigo e com você. Até pode parecer uma comédia romântica comum e clichê, mas não é. Tem um quê a mais que só as histórias da maravilhosa Cecelia Ahern nos apresentam: um carisma, um carinho, um otimismo mesmo nas horas mais escuras. E por mais que vários fatos do livro tenham sido alterados, isso foi mantido. O que foi mudado da obra original não me incomodou, foi no sentido de que a linguagem do cinema é diferente da linguagem literária.

Tenho certeza que o filme (e o livro, claro) vai aquecer sua alma e deixar suas pupilas dos olhos em formato de coração. Continua dizendo que Simplesmente Acontece é simplesmente maravilhoso.

Recomendo muito. Valeu a pena a espera pelo filme.

Teca Machado

32 comentários:

  1. Fiquei com vontade de assistir.. eu adoro filmes nesse estilo! ^^
    Adorei a resenha!
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mone, esse é MEGA lindo!
      Você vai adorar.

      Beijooos

      Excluir
  2. Estou bem curiosa para assistir esse filme, já que não li o livro ainda, então acho que vou me surpreender com a história.

    beijos

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br
    @rs_juliete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, é beeeeeeem lindo!
      Eu amei tanto o livro quanto o filme.
      *.*

      Beijooos

      Excluir
  3. ah, acho que td mundo ta mesmo querendo ver! XD

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Não li o livro, mas acontece o mesmo comigo: Quando já sei o ator que vai interpretar e depois leio o livro, eu não consigo imaginar ele diferente kkk, fiquei com vontade de assistir!

    Primeira vez aqui, to te seguindo :)

    Bloguei por 4 anos e joguei tudo pro alto, Hoje to começando do zero!
    Se quiser me conhecer depois, todo recomeço é difícil hahaha
    beijos http://makeintudo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oie Teca =)

    Vou assistir esse filme na terça e estou bastante ansiosa, pois amei o livro *-*
    Espero me emocionar com a história novamente.

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  6. OOoi Teca!!

    Quero muuuuito assistir esse filme! Eu li o livro e não foi uma das minhas melhores experiencias. Adoro muuuuito a Cecelia, mas não foi o melhor livro dela.
    Gosto da mensagem que passa e só pelo trailer pude ver que a fotografia está incrivel, porem algumas coisas foram alteradas. então estou curiosa para ver como vai ficar mesmo!
    Sua critica está incrivel e só aumentou minha curiosidade

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aah, eu gostei bastante, mas achei que demorou muito para chegar o "final".
      Nesse caso, no filme ficou melhor.
      Foram 12 anos ao invés de 40 e tantos.

      Beijoos

      Excluir
  7. Oiee ^^
    Estou muuuuuuito animada para ver esse filme! O livro também me encantou profundamente, e ver que o Sam e a Lily seriam os protagonistas da adaptação me deixou doida da vida, eu também vi o Sam como Alex ♥ Estou mega mega mega ansiosa ♥♥♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como não ficar doida com o Sam?
      Hahahaha.
      Muito amor no coração.

      Beijooos

      Excluir
  8. Confesso que faz um tempinho que um filme do gênero não passa pela minha bagagem. Conheço a Collins de filmes anteriores, mas preciso analisar bem o papel do Sam.
    http://www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  9. Confesso que faz um tempinho que um filme do gênero não passa pela minha bagagem. Conheço a Collins de filmes anteriores, mas preciso analisar bem o papel do Sam.
    http://www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  10. olá!

    Estou muiiito afim de assistir o filme e ler o livro.
    Adorei as fotos que você ilustrou o post. <3
    beijo
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito legal, Dessa!
      Que bom que gostou.

      Beijooos

      Excluir
  11. Hey!

    A estória não me pareceu muuito diferente das tantas que já vi, aliás parece um pouco com Um dia.
    Acho que vou ver o filme, mas bem provavelmente não no cinema.
    Parece ser legal, mas nada demais...

    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, não tem nada de Um Dia, mas é a história de um casal de amigos.
      Mas é diferente a forma da escrita e como tudo desanda.

      Beijooos

      Excluir
  12. Tequinha!!
    EU to doida pra ler o livro e fver o filme - principalmente porque é com o lindo do Sam gatoso Claffin, adoro esse ator! E realmente essa menina parece a filha da Malu Mader kkkkk eu ri com o comentario
    estou mais doidinha para ver esse filme!!
    hehehehe nerd!!!

    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pâm, mas é super a cara da Malu, né?
      Hahahaha.
      :P

      Beijooos

      Excluir
  13. Oi Teca,
    Sempre vejo mto gente comentando quando a adaptação não é fiel ao livro, mas acho que mais importante do que ser fiel, é fazer uma boa adaptação, manter a essência, e transmitir a mesma mensagem que o livro transmite.
    Já assisti PS: Eu te amo, e desde então tenho curiosidade de ler algum livro da autora. Acho que vou dar uma chance para este...
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alê, é bem isso.
      Às vezes sem fiel não é o melhor para o filme, como foi nessa caso.
      A Cecelia é ótima. Leia mesmo algum dela. Qualquer um serve, ele é uma linda!

      Beijooos

      Excluir
  14. Nahim... estou lendo o livro agora. Estranho um pouco o formato de troca de mensagens e tal, mas está muito bom... leve e gostoso. Ah... o filme ainda não vi , mas quero muito. Parece tudo de bom <3
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar das confusões da vida, realmente ele é leve, ainda mais por causa do formato.
      Espero que goste dele todo!

      Beijoooos

      Excluir
  15. Oláa,
    Eu estou para ler esse livro faz tempo, mas sempre esqueço, acredita?? Agora eu vou é ver o filme, hahaha Estou suuuper curiosa, ainda mais que tenho a certeza que irei gostar bastante. O Sam é maravilhoso, e a Lily então.... Amo demais esse dois, e um filme com eles tinha que ser mais do que perfeito, certo??
    Ahhh vou ver o filme, sem sombra de dúvidas.
    Beijos,

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amo os dois.
      *.*
      Aah, leia o livro.
      É uma gracinha!

      Beijooos

      Excluir
  16. já havia lido uma resenha sobre esse filme em outro blog e me pareceu ser ótimo, mas nem sabia que tinha um livro também. eu prefiro ler antes de assistir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiim, tem livro e ele é incrível!
      *.*

      Beijooos

      Excluir
  17. Sabe dizer se tem continuação.?

    ResponderExcluir