segunda-feira, 2 de março de 2015

Branca de Neve moderna e sexy – Veneno, Saga Encantadas


Estamos mais do que nos acostumando com releituras dos clássicos contos de fadas. Já nem dá para contar nos dedos a quantidade de filmes e livros lançados nos últimos anos que dão uma versão mais dark e moderna das histórias dos irmãos Grimm que a Disney deu uma adocicada para serem ideais para crianças (Já que as originais desses escritores são cheias de mortes, maldade e várias vezes sem finais felizes). A Saga Encantadas, de Sarah Pinborough, é uma dessas novas formas de contar os velhos contos.


O primeiro livro se chama Veneno e nos mostra uma versão bem diferente, sarcástica, sexy e radical de Branca de Neve e os Sete Anões. Como protagonista não temos a moça alva como a neve e, sim, sua madrasta Lilith. Claro, ela continua muito malvada , nesse ponto nada mudou, mas entendemos porque ela se casou com o rei que tanto detesta: Porque vem de uma linhagem de bruxas e só sendo rainha pode continuar com suas atividades sem que queime na fogueira. Linda e maravilhosa, ela odeia a sua enteada, que é apenas quatro anos mais nova. Não entende como uma princesa nobre pode viver tão selvagem, com roupas de homem, montando a cavalo e sem modos alguns. Quando dá um jeito de se livrar do rei, quer se livrar de Branca de Neve também.


A nossa amada princesinha é uma safadinha, haha. Nada nua por aí, se entrega a mais de um homem e é cheia de luxúria e curvas. E os anões falam palavrão, apesar de ainda doces e queridos. O caçador te deixa na dúvida quanto a sua índole e o príncipe não é tão encantado quanto estamos acostumados.

O padrão Madrasta Má - Branca de Neve fugida com o Caçador - Branca de Neve morando com os anões - Branca de Neve dormindo para sempre - Branca de Neve acordando se mantém, mas de forma diferente. O final do livro, principalmente, é de cair o queixo. Fiquei muito curiosa para saber a continuação porque quase tudo fica em aberto e não tão “felizes para sempre”.

Sarah Pinborough
A escrita de Sarah Pinborough é leve, solta, fluída e o livro é muito pequeno. Li em duas tardes, já que além disso, o espaçamento das linhas é grande e as letras têm um tamanho ótimo. O começo de cada capítulo tem uma arte estilo medieval bem legal. Apesar de achar a capa bonita, quando vi para vender achei que era linda, super bem feita. Mas quando você pega o livro em mãos vê que a qualidade da imagem não é lá essas coisas.

É um livro bom, entretenimento puro, nada profundo demais. Não é a maior maravilha da literatura e nem entrou na minha lista de favoritos, mas vale a pena, ainda mais por ser tão curtinho.

A continuação da Saga Encantadas é Feitiço, uma releitura de Cinderela, e Poder, de A Bela Adormecida misturado com A Bela e a Fera.

Recomendo.

Quer comprar um para você? Tem na Livraria Janina.

Teca Machado

16 comentários:

  1. Olá.
    Adorei a resenha. Sempre vejo até que bons comentários a respeito desse livro, mas não tenho muito interesse em ler, sei lá UAHSUAHS Que bom que você gostou :)

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Às vezes o livro não te desperta muito amor à primeira vista, né?
      Hahaha.

      Beijooos

      Excluir
  2. Olá!
    Adorei a resenha ♥
    Amo essas releituras de contos de fadas ♥ Ainda mais quando os autores inovam e criam algo diferente! Já quero *-*

    Beeeeijos
    http://cupcakedeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, Ana Carolina.
      Me falou que é conto de fadas, JÁ ESTOU LÁ.

      Beijooos

      Excluir
  3. Olá!

    Não conhecia essa versão picante da Branca de Neve! Se eu encontrar na biblioteca do meu bairro, vou dar uma chance a ele!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá mesmo. É bem diferente da história original.
      :)

      Beijooos

      Excluir
  4. Eu tenho essa trilogia, mas estou enrolando muito pra ler. Gostei muito da sua resenha, quem sabe agora eu leio né?
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comprei faz tempo também e enrolei, mas vale a pena ler.
      Gostei muito.
      :D

      Beijooos

      Excluir
  5. Oii Teca!!
    Sorteamos essa trilogia lá no blog, mas foi a Nanda do Trocando o Disco que disponibilizou. Eu ainda não li e "sou meio em cima do muro" com essa série. Acho que vou dar uma chance quando estive procurando uma leitura mais tranquila. :)

    Beeijo,
    http://www.pitadadecultura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi!
      É legal, dá uma chance.
      Não é o livro mais legal que você vai ler na vida, mas é bem bom.

      Beijooos

      Excluir
  6. Tenho somente o primeiro livro aqui, esperando pra ser lido. Não sabia que era tão diferente assim! D: Confesso que li umas duas resenhas sobre ele e por isso me interessei, mas nenhuma falava de nadar nua e anões falando palavrões! hahahah' fiquei bem curiosa agora ;}

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeniffer, eu também não tinha lido nada sobre isso, mas chama a atenção, não chama?
      Hahaha.

      Beijooos

      Excluir
  7. Adoro releituras!
    Fiquei morrendo de vontade de ler essa saga.. será que ela vai lançar de todas as outras princesas? Bem que podia né!? ^^
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro, Mone.
      Não sei, só fiquei sabendo desses três mesmo, comprei até como um box.
      Se souber de algo, te falo.

      Beijooos

      Excluir
  8. Oi Teca,
    Tudo bom? Como sou fã da Disney sou fã dessas releituras também, apesar de achar que algumas deixarão muito a desejar em vários quesitos. Mas estou com esse livro aqui em casa para ler e bem espero gostar dele, não sei se gostarei tanto pelos fatores que você citou como os personagens falarem palavrões e as pornografias porque querendo ou não os classicos da disney na minha cabeça são ainda bem infantis...bem vamos ver o que acho.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel, não chega a ser muito, não.
      Dá só um quê de realidade, menos princesa, sabe?
      Mas é legal, eu gostei.
      Espero que goste.

      Beijooos

      Excluir